Tendências tecnológicas para restaurantes

Todo empreendedor deve ter, em mente que o negócio precisa estar sempre em evolução para não se tornar ultrapassado. No ramo gastronômico não é diferente, pois com a tecnologia, processos que antes eram manuais, como o envio do pedido para a cozinha, hoje podem ser feitos de forma automática, precisando apenas de um computador e uma impressora. Sendo assim, confira a seguir quais as tendências de tecnologia para restaurantes e atualize o seu negócio.

Sites de avaliação

Na hora de viajar ou conhecer um lugar novo na própria cidade é comum que as pessoas pesquisem as avaliações já feitas sobre o restaurante. A partir disso, elas conseguem decidir em qual ir e que esteja dentro do seu poder aquisitivo.

Então, é importante que seu negócio esteja nesses sites de avaliação, como o TripAdvisor e o Google Places. Pois, dessa maneira fica mais fácil de te encontrarem.

Pagamento via celular

O pagamento via celular está ganhando mais espaço no Brasil. Além de oferecer mais comodidade, pois não é preciso andar com cartão ou dinheiro, ele é um meio de pagamento seguro.

O pagamento via celular pode ser feito de duas maneiras: por aproximação ou por carteira digital. Para o primeiro, a tecnologia utilizada é o NFC, em que há a troca de dados por aproximação. Há algum tempo já temos essa tecnologia disponível nas maquininhas de cartão, porém a dificuldade ainda está em comprar um celular que também a tenha, pois só os mais novos de algumas marcas têm disponível o NFC.

Já a carteira digital depende apenas do estabelecimento ter um celular com um aplicativo e o cliente também ter o mesmo aplicativo em seu aparelho. Assim, a conta pode ser paga por meio dele.

Aplicativos de reserva e delivery

Falando em aplicativos, há algumas opções deles quando o assunto é reserva, descontos, delivery e indicação de restaurantes próximos de onde você se encontra. Eles são úteis tanto para os consumidores quanto para os donos de estabelecimentos.

Por isso, é interessante que os restaurantes comecem a pesquisar sobre o assunto e escolham aqueles que mais se adequam ao perfil. Assim, é possível utilizá-los de forma estratégica para aumentar a visibilidade do negócio e as vendas, além de oferecer mais opções para os clientes.

Autoatendimento

Imagine entrar em um restaurante e você mesmo fazer o seu pedido por meio de um tablet disponível na mesa. Isso já acontece em muitos estabelecimentos. Dessa forma, o cliente não precisa mais esperar que um garçom venha trazer o cardápio e anotar o pedido, pois tudo isso é feito por meio do tablet. Então, assim que o pedido é finalizado a cozinha já o recebe, agilizando todo o processo.

Hotspot Wi-Fi

É raro encontrar alguém que não esteja conectado na internet pelo celular ou computador. Isso acontece, mesmo quando as pessoas vão a restaurantes. Então, para deixar os clientes mais satisfeitos, uma dica é disponibilizar um hotspot Wi-Fi.

Para utilizá-lo, o consumidor precisará fazer um cadastro, fornecendo seu e-mail e nome para ter acesso à rede, fazendo com que nas próximas vezes isso seja feito de forma automática. Dessa forma, é possível utilizar os e-mails coletados para as próximas estratégias de marketing.

É preciso aproveitar essas novas tecnologias para que seu restaurante consiga atrair mais pessoas e também para fidelizar os clientes. Dessa forma, com pouco investimento é possível ter um bom retorno financeiro e proporcionar uma melhor experiência aos consumidores.

Algumas dessas novas tendências para restaurante chamou a sua atenção? Então, pesquise mais sobre ela e veja a viabilidade de começar a utilizá-la. Para receber mais dicas como essas diretamente em sua caixa de e-mails, assine nossa newsletter.


Posts relacionados

Como funcionam os pagamentos com QR Code na China

Como funcionam os pagamentos com QR Code na China

A China é hoje um dos países mais desenvolvido tecnologicamente. Um dos exemplos que podemos citar são os...

5 dicas para montar uma cozinha industrial de sucesso

5 dicas para montar uma cozinha industrial de sucesso

Ao montar um restaurante ou uma lanchonete precisamos pensar em qual será a culinária servida e isso nos...