Saiba mais sobre carteiras digitais

As formas de pagamentos mudaram ao longo do tempo. Desde sempre o ser humano vem inovando quanto ao que usar na hora de fazer o pagamento por suas compras. Hoje em dia, temos algumas opções disponíveis, como o dinheiro em espécie, cartão de crédito e débito, boleto, cheque e as carteiras digitais.

Esta última opção vem ganhando seu espaço e facilitando a forma com que pagamos por nossas compras ou transferimos dinheiro. Conheça mais sobre as carteiras digitais e entenda como elas podem agilizar o dia a dia das pessoas que as utilizam.

O que são as carteiras digitais?

As carteiras digitais, também conhecidas como e-Wallets, são sistemas que permitem a criação de um perfil e a troca de dados entre esse perfil e outro para realizar pagamentos por meio de dispositivos eletrônicos. Por exemplo, o Code Money é uma carteira digital que permite que os usuários se cadastrem e, assim, possam transferir dinheiro ou pagar contas em estabelecimentos físicos utilizando um celular.

As carteiras digitais podem usar duas tecnologias principais para fazer essas transferências de crédito ou dinheiro: o QR Code ou o NFC (pagamento por aproximação). Ambas funcionam de maneira diferente.

Enquanto que o QR Code precisa que o smartphone leia um código para finalizar o pagamento, o NFC realiza a transação apenas ao aproximar dois dispositivos. Assim, os smartphones se transformam em uma carteira e ganham uma nova utilidade.

Apesar de citarmos exemplos apenas de smartphones, os computadores também podem ser utilizados para fazer transações com as carteiras digitais. Por exemplo, quando compramos um produto em uma loja virtual, ela oferece algumas formas de pagamento, mas se pagamos ele com o PagSeguro ou com o PayPal estamos fazendo uso das carteiras digitais por meio do computador.

No Brasil, as principais carteiras digitais são o PayPal, o PagSeguro, o Samsung Pay, o Apple Pay e o Google Pay. Apesar delas serem as mais conhecidas, há outras como o Code Money, que também estão conquistando seu espaço.

Quais inovações as carteiras digitais proporcionam?

Imagine sair de casa apenas com o celular para ir a uma hamburgueria sem precisar levar carteira com dinheiro e cartões. Ou então, pense sobre a facilidade de chegar ao caixa e precisar usar apenas o seu celular para pagar a conta. Além de agilidade, a transação se torna mais segura, pois não tem como o atendente errar o troco e também não tem como pegarem a senha do seu cartão.

A agilidade também se dá em compras online, já que não será mais preciso que você digite o número do seu cartão sempre que for pagar por uma compra. Basta apenas pagar por meio de uma carteira digital.

Com base nisso, podemos perceber que as carteiras digitais proporcionam agilidade, segurança e comodidade. Cada vez mais a humanidade caminha para que tenhamos menos esforço em relação a tudo. Por isso, essa forma de pagamento é vista como uma realidade muito comum no futuro do Brasil.

Como a China conseguiu inovar com as carteiras digitais?

A China é um país que está muito à frente do Brasil e do restante do mundo em termos de pagamento. Uma grande parcela da população já faz uso das carteiras digitais para realizar pagamentos. Além disso, a aderência das lojas ao uso das e-Wallets é grande.

No país, as duas principais carteiras digitais são: Alipay e WeChat Pay. O Alipay é utilizado em cerca de 50% das compras online na China. Quem já utilizou o Aliexpress, por exemplo, já teve contato com essa carteira digital.

Já o WeChat Pay não foi criado desde o início para ser uma carteira digital. Ele era um aplicativo de troca de mensagens entre usuários. Porém, agora também permite o pagamento P2P (pessoa para pessoa).

A aderência das pessoas ao mundo digital está crescendo. Sendo assim, cada vez mais vamos ver pessoas utilizando o celular ou o computador para fazer suas compras e pagar por elas. Quer saber mais sobre carteira digital? Então, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas.


Posts relacionados

Os melhores sushis de Joinville-SC

Os melhores sushis de Joinville-SC

Joinville é conhecida pela sua cultura alemã, juntamente com Blumenau e outras cidades do norte de Santa Catarina....

Pagamentos via QR Code são seguros?

Pagamentos via QR Code são seguros?

A segurança em pagamentos digitais vem sendo uma discussão comum dos últimos tempos por causa do aumento do...