Quando inventaram o restaurante?

Ir ao restaurante, hoje em dia, se tornou um hábito tão comum que parece que esses estabelecimentos sempre existiram. Porém, nem sempre tivemos muitas opções de lugares para comer e, nem de comida diversificada nos estabelecimentos que serviam alguma refeição.

Por isso vamos descobrir quando inventaram o restaurante e qual foi o primeiro que surgiu e que se parece como os que temos disponíveis hoje em dia. Para isso, vamos voltar no tempo, no período da Revolução Francesa.

Locais que serviam comida antes da Revolução Francesa

Antes da Revolução Francesa (1789 1799), os franceses tinham algumas opções de estabelecimentos que ofereciam comida, mas eram mais voltados para os viajantes. As estalagens ou hospedarias, tinham horários específicos para servir a refeição, decidida pelo dono do lugar, para todos.

As tabernas eram lugares em que as pessoas iam para beber, mas eles tinham um cardápio do dia que era servido em horários específicos. Já os traiteurs serviam refeições uma única vez ao dia, mas as pessoas não podiam escolher os pratos.

Por último tinham os cafés, que comercializavam bebidas, como café, chocolate e chá. Além disso, era servido alguns doces e petiscos.

Ainda não havia um lugar em que as pessoas pudessem escolher do cardápio o que queriam comer e pagar o valor referente ao que pediam. Mas, com a Revolução Francesa isso mudou.

O surgimento do primeiro restaurante

Existem duas versões para o surgimento do primeiro restaurante. A primeira diz que ele foi criado em 1765, em Paris, por M. Boulanger. Ele teria sido o primeiro estabelecimento a anunciar sopas restauradoras para o estômago (bouillon restaurant, em Francês).

Já a segunda versão diz que o primeiro restaurante foi criado em 1766, em Paris, por Marthurin Roze de Chantoiseau. Ele vendia comidas saudáveis, incluindo a sopa restauradora ─ bouillon restaurant.

Sendo assim, o nome restaurante deriva da palavra francesa restaurant. Só que nesses lugares o cardápio era restrito a sopas, sendo um pouco diferente do restaurante que conhecemos.

Assim, em 1782, em Paris, Antoine Beaubillers fundou o primeiro restaurante do jeito que conhecemos ─ o La Grande Taverne of London ─, com uma equipe treinada de garçons, um salão elegante, uma cozinha com bons ingredientes e uma boa adega. Dessa forma, os franceses começaram a criar o hábito de comer fora.

Alguns anos depois, esse tipo de estabelecimento estava ganhando mercado nos Estados Unidos, com a abertura do primeiro Jullien’s Restaurator em Boston, em 1974. Porém, o costume era que as próprias pessoas se servissem.

Só em 1810, o estilo Service à la russe, em que os clientes eram servidos com a comida preparada no prato, começou a ser introduzido na França, depois Inglaterra e outros países. Quem trouxe essa nova forma de servir os clientes foi o príncipe russo Kurakin.

Se hoje temos várias opções de restaurantes para irmos almoçar ou jantar, se deve ao fato da Revolução Francesa ter surgido, fazendo com que a classe burguesa ganhasse força, culminando, entre tantas outras coisas, no surgimento dos restaurantes.


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...