Quais os benefícios dos pagamentos instantâneos para os estabelecimentos

A maioria dos estabelecimentos oferece como meio de pagamento o cartão de crédito/débito, o dinheiro físico e o crediário. Alguns ainda trabalham com carteiras digitais, pagamento por QR Code e até podem recebem por meio do cheque. Porém, com a implantação dos pagamentos instantâneos no Brasil a forma de realizar pagamentos mudará.

Toda essa mudança beneficiará as pessoas físicas e os comerciantes. Aliás, iremos abordar, a seguir, todos os benefícios que os comerciantes terão com essa nova forma de receber dos seus clientes. 

Benefícios dos pagamentos instantâneos para os estabelecimentos

Receber em qualquer dia da semana

Hoje, algumas formas de pagamento não acontecem no final de semana, como transferência e pagamento de boleto. Isso faz com que os clientes só possam pagar de segunda a sexta. 

Porém, com o pagamento instantâneo, você pode receber dos seus clientes em qualquer dia da semana. Assim, os estabelecimentos que também trabalham com loja virtual conseguem receber dos seus clientes mesmo nos domingos. 

Realizar pagamentos mesmo durante a noite

Você já tentou transferir um dinheiro no período da noite para pagar seu fornecedor? Provavelmente não conseguiu, pois muitos dos bancos não permitem ou quando permitem via TED e DOC cobram altas taxas.

Pois bem, com o pagamento instantâneo você irá realizar transferências e pagamentos sem altas taxas a qualquer hora do dia, mesmo de madrugada. Assim, sua vida financeira não fica limitada a horários.

Dinheiro disponível de forma imediata

Aliás, o TED, se for feito antes das 17 horas, o dinheiro fica disponível para o beneficiário em questão de minutos. Porém, se feito depois desse horário, ele só aparecerá na conta do beneficiário no dia seguinte. 

Já com a nova forma de pagamento, seu cliente pode realizar a transferência ou pagamento em qualquer dia da semana e em qualquer horário, que o dinheiro ficará disponível quase que imediatamente para você. Assim, não é preciso esperar até o dia seguinte para utilizar o dinheiro. 

Hoje, já temos algumas instituições financeiras que, por meio da transferência entre contas, disponibilizam o dinheiro de forma quase imediata ao beneficiário. Porém, isso só é possível para transações realizadas em determinados horários e dias da semana.

Menor custo

Os comerciantes que têm loja física ─ ou mesmo os que têm loja virtual ─ sabem que as taxas de cartão nem sempre são as melhores. Além disso, o dinheiro pago por meio do cartão não costuma ficar disponível no mesmo dia sem que a taxa por transação seja elevada. 

Com a implantação dos pagamentos instantâneos, o custo para disponibilizá-los nos estabelecimentos provavelmente vai ser menor em relação a manter uma máquina de cartão. Sendo assim, todo mês o comerciante vai economizar em taxas por venda.

Aliás, não são só os donos de estabelecimentos que vão ser beneficiados por essa nova forma de pagamento. 

Quem mais vai se beneficiar com os pagamentos instantâneos?

Além dos estabelecimentos e das outras formas de uso que citamos acima, o pagamento instantâneo poderá ser utilizado para realizar transferências entre pessoas (transações P2P), transferências envolvendo entes governamentais (pagamento de taxas e impostos) e para pagar salários e benefícios sociais. Dessa forma, toda a sociedade vai se beneficiar. 

Aliás, essas transações serão feitas por meio de aplicativo. Assim, basta que cada um tenha um smartphone, o que já é muito comum hoje em dia, e tenha o app instalado.

Como visto, são muitos os benefícios dos pagamentos instantâneos. Além disso, não apenas os comerciantes vão ser beneficiados, como os fornecedores e clientes. Porém, pode surgir uma dúvida sobre o quão seguros eles são.

Sobre essa questão de segurança, não é preciso se preocupar, pois essa forma de pagamento utilizará a tecnologia QR Code para processar as transações. Acesse nosso post sobre a segurança por trás dos pagamentos via QR Code e saiba porque eles são tão seguros.


Posts relacionados

A expansão do QR Code como meio de pagamento no Brasil

A expansão do QR Code como meio de pagamento no Brasil

Os pagamentos com QR Code já são uma realidade em diversos países pelo mundo, como China, Suécia, Holanda...

Quais as diferenças entre os níveis do ranking Code Money?

Quais as diferenças entre os níveis do ranking Code Money?

O Code Money é uma carteira digital que conta com algumas funcionalidades, como pagar por suas compras em...