Quais as formas de pagamento mobile mais seguras?

Os pagamentos mobile já são realidade no Brasil. As pessoas estão aderindo ao uso das carteiras digitais, apesar de muitas ainda se sentirem inseguras com essa tecnologia. A maioria das carteiras digitais brasileiras utilizam o QR Code em vez de senha com caracteres para confirmar a transação. Mas até onde essa tecnologia é segura?

Além dela, também já está se tornando mais comum o uso do reconhecimento facial. Este, porém, é mais utilizado em países estrangeiros, como China. Sendo assim, a seguir, veremos se os pagamentos com QR Code e reconhecimento facial realmente são seguros. 

Pagamentos com QR Code

Os pagamentos com QR Code são muito utilizados por aplicativos de carteira digital. Seus benefícios incluem agilidade, praticidade e segurança. Pagamentos via QR Code consistem na criação e leitura de um código bidimensional, que permite trocar informações e, assim, finalizar as transações financeiras.

Por exemplo, no caso do Code Money, na hora de realizar o pagamento, o comprador abre seu aplicativo e gera um código. Assim, o vendedor abre seu aplicativo, digita o valor da venda e escaneia com a câmera do celular o código do comprador. Neste momento a venda é finalizada. 

Porém, não é possível que o vendedor escaneie qualquer outro código se não o emitido por outro aplicativo Code Money. O app identifica que outro código não é válido e, assim, não realiza a operação. Essa é uma das formas de segurança do QR Code.

Além disso, o código criado no smartphone é atualizado a cada 10 segundos para uma melhor segurança. O aplicativo também conta com tecnologias de segurança para a proteção de dados dos clientes.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é mais utilizado no Brasil para o desbloqueio de smartphones, principalmente pelo iPhone. Mas esta já é uma tecnologia utilizada em aplicativos de pagamento para finalizar a operação. Assim, em vez de digitar a senha da sua conta, é só escanear seu rosto.

Esta é uma forma de realizar pagamentos prática e segura, pois em segundos o pagamento é feito. Além do mais, as novas tecnologias de reconhecimento facial têm deixado essa forma de pagamento muito mais segura.

A tecnologia de reconhecimento facial se dá por meio escanear o rosto de uma pessoa e depois compará-lo com os dados do banco de dados. Assim, quando uma pessoa instala o aplicativo de pagamento pela primeira vez, é feito o reconhecimento facial e o mesmo é salvo no banco de dados.

As próximas vezes em que o cliente usar o app, é feito apenas a leitura e comparação do seu rosto com o que há disponível no banco de dados. Hoje, já se tem até o reconhecimento facial com mapeamento em 3D, que deixa essa tecnologia ainda mais segura pela riqueza de detalhes.

Além dessas duas tecnologias utilizadas nos pagamentos mobile, ainda há a inserção de senha numérica. Porém, esta pode não ser tão segura, visto que é apenas uma sequência de caracteres e não um código bidimensional ou um rosto que não podem ser copiados e inseridos na hora de realizar os pagamentos.

O pagamento com QR Code e reconhecimento facial são os mais utilizados nas carteiras digitais, pois deixam o processo de realizar transações mais rápido, prático e seguro. Convidamos você a baixar o Code Money e fazer o teste.


Posts relacionados

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

É excelente ter você aqui, isso é sinal que você está buscando alternativas para realizar cobranças, certo?! Existem...

O que é o PIX?

O que é o PIX?

O PIX é uma iniciativa conduzida pelo BACEN (Banco Central) e tem como objetivo criar uma estrutura robusta...