
Os pagamentos mobile já são realidade no Brasil. As pessoas estão aderindo ao uso das carteiras digitais, apesar de muitas ainda se sentirem inseguras com essa tecnologia. A maioria das carteiras digitais brasileiras utilizam o QR Code em vez de senha com caracteres para confirmar a transação. Mas até onde essa tecnologia é segura?
Além dela, também já está se tornando mais comum o uso do reconhecimento facial. Este, porém, é mais utilizado em países estrangeiros, como China. Sendo assim, a seguir, veremos se os pagamentos com QR Code e reconhecimento facial realmente são seguros.
Pagamentos com QR Code
Os pagamentos com QR Code são muito utilizados por aplicativos de carteira digital. Seus benefícios incluem agilidade, praticidade e segurança. Pagamentos via QR Code consistem na criação e leitura de um código bidimensional, que permite trocar informações e, assim, finalizar as transações financeiras.
Por exemplo, no caso do Code Money, na hora de realizar o pagamento, o comprador abre seu aplicativo e gera um código. Assim, o vendedor abre seu aplicativo, digita o valor da venda e escaneia com a câmera do celular o código do comprador. Neste momento a venda é finalizada.
Porém, não é possível que o vendedor escaneie qualquer outro código se não o emitido por outro aplicativo Code Money. O app identifica que outro código não é válido e, assim, não realiza a operação. Essa é uma das formas de segurança do QR Code.
Além disso, o código criado no smartphone é atualizado a cada 10 segundos para uma melhor segurança. O aplicativo também conta com tecnologias de segurança para a proteção de dados dos clientes.
Reconhecimento facial
O reconhecimento facial é mais utilizado no Brasil para o desbloqueio de smartphones, principalmente pelo iPhone. Mas esta já é uma tecnologia utilizada em aplicativos de pagamento para finalizar a operação. Assim, em vez de digitar a senha da sua conta, é só escanear seu rosto.
Esta é uma forma de realizar pagamentos prática e segura, pois em segundos o pagamento é feito. Além do mais, as novas tecnologias de reconhecimento facial têm deixado essa forma de pagamento muito mais segura.
A tecnologia de reconhecimento facial se dá por meio escanear o rosto de uma pessoa e depois compará-lo com os dados do banco de dados. Assim, quando uma pessoa instala o aplicativo de pagamento pela primeira vez, é feito o reconhecimento facial e o mesmo é salvo no banco de dados.
As próximas vezes em que o cliente usar o app, é feito apenas a leitura e comparação do seu rosto com o que há disponível no banco de dados. Hoje, já se tem até o reconhecimento facial com mapeamento em 3D, que deixa essa tecnologia ainda mais segura pela riqueza de detalhes.
Além dessas duas tecnologias utilizadas nos pagamentos mobile, ainda há a inserção de senha numérica. Porém, esta pode não ser tão segura, visto que é apenas uma sequência de caracteres e não um código bidimensional ou um rosto que não podem ser copiados e inseridos na hora de realizar os pagamentos.
O pagamento com QR Code e reconhecimento facial são os mais utilizados nas carteiras digitais, pois deixam o processo de realizar transações mais rápido, prático e seguro. Convidamos você a baixar o Code Money e fazer o teste.
Posts relacionados

O jeito fácil de cobrar os meus clientes
É excelente ter você aqui, isso é sinal que você está buscando alternativas para realizar cobranças, certo?! Existem...

O que é o PIX?
O PIX é uma iniciativa conduzida pelo BACEN (Banco Central) e tem como objetivo criar uma estrutura robusta...