Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em vários países. Seu conceito de que as pessoas escolhem como irá ser montado o seu lanche trouxe uma revolução para o mundo do fast-food. Mas você já se perguntou por que o Subway tem esse nome?

Veremos um pouco da história do Subway e como surgiu seu nome. Além disso, saiba quais as novas estratégias que essa franquia está colocando em prática.

Como surgiu o Subway?

Fred DeLuca tinha um sonho de se tornar médico. Para conseguir dinheiro para pagar a faculdade um amigo sugeriu abrir uma loja de sanduíches submarinos. O termo se refere ao formato do pão, que se parece com um submarino.

Sendo assim, em 1965, com um empréstimo de US$ 1.000 do amigo, Dr. Peter Buck, os dois iniciaram o empreendimento, que levou o nome de Pete’s Submarines. O primeiro estabelecimento foi criado em Bridgeport, Connecticut.

No ano seguinte, eles fundaram a Doctor’s Associates Inc., uma empresa para administrar os outros restaurantes que eles já haviam inaugurado. A ideia era abrir 32 lojas em 10 anos.

Como Pete’s Submarine se tornou Subway?

A mudança de nome aconteceu porque nos anúncios de rádio, ao anunciar o nome Pete’s Submarine, ele soava como “Pizzas Marines”, o que causava confusão aos ouvintes. Por conta disso, o nome passou a ser Subway a partir de 1968.

Dizem que o nome se refere à junção das palavras “submarine” e “way”. No inglês, Subway também é traduzido para “metrô”.

Só em 1974 é que foi inaugurada a primeira franquia da marca, localizada na cidade de Wallingford, no estado de Connecticut. Nos anos seguintes, a rede passou por uma forte expansão de suas lojas. Isso fez com que franquias fossem abertas em outros estados americanos.

Apenas 10 anos depois, em 1984, a primeira franquia foi aberta em outro país, no Bahraim, no Oriente Médio. Em 1989, a rede já contava com 3.000 restaurantes em funcionamento.

Hoje temos Subway em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Nosso país é um dos prioritários para a rede de fast-food, há mais de 2.000 restaurantes em funcionamento só no Brasil.

Qual o significado da logo do Subway?

A logo do Subway passou por três modelos, até chegar à atual que começou a ser usada a partir de 2017. A atual logo conta com as cores amarelo e verde, que simbolizam alegria e boa alimentação, respectivamente.

As setas, nas pontas das palavras “Sub” e “Way” estão relacionadas com a tradução da última “caminho” e com a tradução literal do nome da marca, que é “metrô”.

Como está o Subway atualmente?

Atualmente, para renovar a marca e ganhar o público que perdeu nos últimos anos por conta da concorrência. O Subway está implantando um novo design para os restaurantes, batizado de Fresh Foward. Este novo design tem por objetivo trazer modernidade e deixar o ambiente mais claro e digital.

Além disso, os ingredientes estão ganhando mais destaque. Agora, os pães ficam expostos numa vitrine com porta de vidro. Os legumes, como pimentões e tomates, também passam a ficar mais expostos em prateleiras.

Essas mudanças realçam a ideia de um lanche saudável. O Subway também produz seus próprios pães e cookies que são comercializados nos restaurantes.

Como se pode ver, o significado no nome Subway não foi idealizado inicialmente. O nome só surgiu depois de alguns anos por conta da pronúncia do nome que havia sido escolhido anteriormente.


Posts relacionados

O que são pagamentos instantâneos?

O que são pagamentos instantâneos?

Imagine poder realizar transferência a qualquer hora do dia por meio do seu smartphone com tarifas baixas e...

Os melhores restaurantes árabes de São Paulo-SP

Os melhores restaurantes árabes de São Paulo-SP

A culinária árabe é composta por uma variedade de comidas de diversos países, como o Líbano, Síria, Iraque...