Por que preciso de um sistema de frente de caixa?

Toda empresa oferece serviços ou produtos, sendo assim, precisam realizar vendas. Dessa forma, tem-se a opção de instalar um sistema para a gestão de vendas. Mas será que um sistema de frente de caixa é necessário em toda empresa? Antes de respondermos a essa pergunta, vamos entender o que é esse sistema.

O que é um sistema de frente de caixa?

De uma forma geral, frente de caixa é o local onde o cliente finaliza a compra. Em um supermercado, por exemplo, é o próprio caixa. Mas quando nos referimos ao sistema, estamos falando do software em que as vendas são registradas e no qual são emitidas as notas fiscais, que normalmente chamamos de PDV (Ponto de Venda).

No sistema de frente de caixa são efetuadas e registradas as vendas, bem como a forma de pagamento. Mas não é só isso, ele faz a emissão dos relatórios de venda, além de permitir a conexão de um TEF, ou seja, um leitor de cartão que aceita todas as bandeiras e realiza a troca de informações entre ele e o sistema de vendas.

Minha empresa precisa de um sistema de frente de caixa?

Pequenas empresas costumam não implementar um sistema de frente de caixa, deixando essa tarefa apenas para quando crescerem. Porém, seguir por esse caminho pode não ser muito vantajoso, já que na hora de implementar podem surgir muitos problemas inesperados.

Por isso, é importante colocar o sistema logo que se inicia o negócio. Porém, podem surgir dúvidas com relação se é realmente necessário e se vale o investimento.

O PDV pode facilitar o seu dia a dia, pois ele é todo automatizado, desde o registro da venda, até a emissão do comprovante ou nota fiscal. Em empresas com grande fluxo de vendas é indispensável ter um sistema de frente de caixa. As empresas com baixo fluxo de vendas precisam analisar o quanto podem investir e, assim, pesquisar um sistema que caiba no bolso. Isso porque ele vai deixar tudo mais prático e de acordo com o que a legislação exige.

Vamos ver, a seguir, quais as vantagens de se ter um sistema de frente de caixa em seu estabelecimento.

Vantagens do sistema de frente de caixa

Integração dos pagamentos

O sistema de frente de caixa facilita e controla o registro de todas as vendas realizadas, mesmo aquelas feitas por meio de cartão de débito ou crédito. Isso porque, o leitor de cartão é conectado ao sistema, o que faz com que as informações sejam trocadas entre os dois e, assim, elas possam ser registradas no sistema.

Dessa forma, ao final do dia, sabe-se exatamente quanto que foi vendido através de cada meio de pagamento, sem a necessidade de realizar os cálculos manualmente.

Organização e agilidade no atendimento

Parte das filas que se formam nos caixas são por conta da falta de agilidade na finalização das vendas. Isso pode acontecer por alguns motivos, entre eles temos a falta de um sistema que agilize o processo de registrar a venda e realizar o pagamento. Com o sistema de frente de caixa, em que tudo está integrado, temos o registro da venda por meio de um leitor de código de barras, o cálculo automático do valor total e a efetuação do pagamento.

Este último, quando é por cartão, já é feita a integração com o sistema e, assim, nem é preciso digitar o valor da venda no aparelho. Já quando é por dinheiro físico, o próprio sistema calcula o troco, evitando possíveis erros.

Tudo isso fica registrado de forma organizada no sistema. Assim, quando é solicitado um relatório das vendas por período, ele emite todas as transações feitas separadas por meio de pagamento e por dia (isso muda de software para software).

Simplificação dos processos

Todo o processo de finalização da venda se torna mais simplificado, desde fazer o troco, receber o pagamento via cartão ou fazer o registro dos produtos no sistema. A única exigência é que quem for utilizar o sistema receba um treinamento, para que na hora de utilizá-lo, não haja dúvidas e tudo seja feito de forma ágil.

-> Confira 4 dicas para controlar o estoque da maneira correta.

Essas são apenas algumas vantagens de se implementar um sistema de frente de caixa. Para receber mais conteúdos como esse, diretamente no seu e-mail, assine nossa newsletter.


Posts relacionados

Principais restaurantes em Campos do Jordão-SP

Principais restaurantes em Campos do Jordão-SP

Para quem está de passagem por Campos do Jordão, no estado de São Paulo, ou tem essa cidade...

Melhores padarias do Brasil

Melhores padarias do Brasil

Saborear um bom café com um pão fresquinho, feito a partir de fermentação natural, é a melhor coisa...