Pagamentos via Qr Code x NFC, qual escolher?

Hoje em dia o celular faz parte da vida de muitas pessoas. Por causa dele surgiram novas formas de pagamento, ampliando ainda mais as opções para os clientes. Dessa forma, além dos dinheiro, cheque e cartão, temos o pagamento com QR Code e com NFC.

Os pagamentos com Code Money, por exemplo, utilizam a tecnologia QR Code. Com ela é possível ter mais agilidade e facilidade na hora de pagar. Mas qual será a melhor tecnologia para utilizar nas transações do dia a dia: NFC ou QR Code? É o que veremos a seguir!

O que é pagamento QR Code e quais seus benefícios?

O QR Code é um código bidimensional que ao escaneá-lo com uma câmera de celular ele se transforma em texto. Geralmente, esse texto é um link de uma página para onde você será redirecionado. Porém, ele também pode ser um link de pagamento.

Atualmente, há alguns novos aplicativos de pagamento que utilizam a tecnologia QR Code. Entre esses apps podemos citar o Code Money, o Mercado Pago, o Interpag, o PicPay e o Nubank.

Os benefícios dessa tecnologia se encontram na praticidade e agilidade com que conseguimos realizar as transações. Assim, para pagar a conta do restaurante ou da padaria que oferecem o QR Code como forma de pagamento, você só vai precisar do celular com um aplicativo para finalizar a compra.

Além disso, o QR Code é uma tecnologia muito segura. Ele conta, normalmente, com três verificações de segurança na hora de fazer a compra. São elas: a senha do smartphone, a senha para acessar o aplicativo e, por fim, a senha para finalizar a compra.

O que é pagamento NFC e quais seus benefícios?

O NFC é conhecido também como “pagamento por aproximação”. Ele costuma ser mais simples de ser utilizado do que o QR Code, pois não é preciso utilizar a câmera do celular. Basta aproximar seu smartphone de um outro dispositivo, como uma máquina de cartão, e com o aplicativo de pagamento aberto finalizar a compra.

Sendo assim, os dados da compra são transferidos apenas com a aproximação dos dispositivos. Para isso, o cliente precisa ter um celular com um aplicativo que suporta essa tecnologia e o vendedor precisa de uma máquina de cartão ou um smartphone que tenha suporte para o NFC.

Esse meio de pagamento também é seguro, pois ele permite que a transferência de dados aconteça apenas em distâncias pequenas. Além disso, é preciso inserir a senha do aplicativo para confirmar o pagamento.

Qual escolher: pagamento com QR Code ou NFC?

Para quem é cliente pode escolher ter qualquer uma das duas tecnologias, pois elas são seguras, práticas e ágeis. Normalmente, para ambas é preciso adicionar um cartão de crédito para realizar as compras ou transferir créditos para o aplicativo.

É possível também, se preferir, tem um app que realize pagamento com QR Code e outro com NFC. Assim, você tem mais opções de como pagar por suas compras.

Já para quem é dono de estabelecimento, precisa pensar melhor, pois o pagamento via QR Code permite utilizar seu smartphone para realizar as vendas. Assim, não é preciso investir em um novo dispositivo para começar a oferecer uma nova forma de pagamento.

Já se for oferecer o NFC é melhor adquirir uma máquina de cartão que tenha essa tecnologia, pois alguns aplicativos, como o Apple Pay e o Google Pay, só realizam transações em maquininhas.

Então, analise o que é melhor para você. Assim, é possível tomar a decisão certa. Aliás, se você é dono de um estabelecimento, poderia oferecer pagamento com QR Code e com NFC. Dessa forma, seu cliente tem mais opções para pagar a conta.


Posts relacionados

Como receber de clientes com recorrência?

Como receber de clientes com recorrência?

Está pensando em lançar um produto mensal em que os clientes, por meio de uma assinatura, recebem esse...

As novidades das fintechs para 2020

As novidades das fintechs para 2020

Entramos em uma nova década e as novidades só estão começando no mercado financeiro. As fintechs, em 2020,...