Pagamentos via QR Code são seguros?

A segurança em pagamentos digitais vem sendo uma discussão comum dos últimos tempos por causa do aumento do uso do celular e computador para realizar transações financeiras. Mas não é só por conta disso, ela aumentou pois passou-se a ser oferecido novas formas de pagamento digital, como por meio de QR Code.

Aliás, o QR Code, apesar de ser uma ferramenta antiga, ele surgiu em 1997, começou a ser utilizado para realizar pagamentos apenas há alguns anos. Se você não conhece essa ferramenta, confira a seguir o que ela é e se é realmente segura.

O que é QR Code?

O QR Code (sigla para Quick Response) é um código bidimensional que ao ser lido por um smartphone pode abrir um link, uma imagem e até realizar pagamentos. Ultimamente ele vem sendo muito utilizado para essa última opção, por ser prático e ágil.

O pagamento por QR Code é prático, pois você só precisa ter um smartphone em mãos para realizar o pagamento. Ele é ágil porque em poucos segundos você já está com a conta quitada.

O pagamento via QR Code pode acontecer de duas formas. A primeira de dá quando o cliente chega ao caixa e é emitido um código na conta ou no sistema de caixa. Assim, ele só lê o código e o valor da compra aparece na tela do celular, bastando apenas que ele confirme o pagamento.

Já a outra forma, conhecida como Pessoa para Pessoa (P2P) se dá quando o código é gerado pelo smartphone do cliente, o vendedor lê o código e digita o valor da venda. Assim, o cliente só precisa digitar a sua senha e confirmar a transação. Esse último método pode ter variações conforme cada aplicativo.

Os pagamentos via QR Code são seguros?

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e divulgada em 2018, o Brasil já conta com mais de um smartphone ativo por habitante. Com essa alta no uso dos dispositivos e com o investimento em novas tecnologias, criou-se o ambiente perfeito para fazer com que novos meios de pagamento, como o QR Code, surgissem e ganhassem seu espaço.

Porém, com isso também surgiu a dúvida se utilizar essa nova tecnologia é seguro ou não. O que se pode dizer é que é seguro sim, pois é preciso passar por três tipos de verificações para fazer as compras.

Por exemplo, ao acessar o smartphone é preciso inserir a senha do aparelho. Depois é necessário o reconhecimento biométrico ou senha para acessar o dispositivo e, por fim, a senha do aplicativo deverá ser inserida para finalizar a compra.

Ao comparar o QR Code com um cartão, podemos perceber que, se um cartão for roubado, ele poderá ser utilizado para fazer compras online até que seja bloqueado. O mesmo não é possível por meio do aplicativo de pagamento que utiliza o QR Code.

Portanto, utilizar aplicativos com QR Code, como o Code Money, é ter segurança nos pagamentos, além de agilidade e praticidade. Baixe o aplicativo e faça você mesmo o teste!Se você ainda não se acostumou com a ideia de utilizar um smartphone para pagar por suas compras, confira nosso post sobre as principais vantagens de se pagar com o celular.


Posts relacionados

Como receber de clientes com recorrência?

Como receber de clientes com recorrência?

Está pensando em lançar um produto mensal em que os clientes, por meio de uma assinatura, recebem esse...

As novidades das fintechs para 2020

As novidades das fintechs para 2020

Entramos em uma nova década e as novidades só estão começando no mercado financeiro. As fintechs, em 2020,...