Pagamentos por reconhecimento facial são seguros?

A forma com que pagamos por produtos e serviços evolui com o tempo. O dinheiro em espécie já foi a principal forma de pagamento, porém ele deu lugar ao cartão de crédito/débito, às carteiras digitais com QR Code e, agora, a próxima tecnologia é o reconhecimento facial.

Assim, não será preciso sair de casa com cartão, dinheiro físico e nem com celular. É só apontar seu rosto para a câmera do caixa e o pagamento é concluído. Isso já é uma realidade na China e, aos poucos está sendo inserido no Brasil.

Mas o quão seguro são os pagamentos por reconhecimento facial? Bem, antes de respondermos a essa pergunta, vamos ver o que é o reconhecimento facial.

O que é o pagamento por reconhecimento facial?

O pagamento por reconhecimento facial utiliza da tecnologia de reconhecer rostos para validar a transação. Assim, em vez de utilizar senha, QR Code ou digital, o usuário aponta o rosto para a câmera do caixa para finalizar a transação. Em outras situações, como com pagamento mobile, o usuário aponta a câmera do celular para o seu rosto e, assim, finaliza o pagamento

Essa tecnologia já é utilizada na China para realizar pagamentos em estabelecimentos e está sendo estudada para ser aplicada também no metrô. Dessa forma, o ato de pagar por suas compras se torna mais prático e rápido.

No Brasil, o reconhecimento facial é utilizado pelo iPhone para desbloqueio do aparelho e também para acessar os aplicativos. Além disso, alguns bancos digitais, como o Nubank e o Banco Inter, utilizam o reconhecimento facial para criar as contas bancárias dos usuários. 

O Banco Original é o primeiro que está utilizando o reconhecimento facial, no Brasil, para finalizar transações financeiras. Além dele, o Facebook já utiliza a tecnologia para reconhecer as pessoas nas fotos. 

Como se pode ver, o reconhecimento facial é uma tecnologia que está presente no Brasil e você já deve tê-la utilizado, seja pelo Facebook ou seja na hora de criar sua conta num banco digital.

Mas o quão seguro é essa tecnologia? Será que ela evita fraudes?

Pagamento por reconhecimento facial é seguro?

O reconhecimento facial tem se demonstrado seguro em diversos estudos. Ele utiliza de comparação para identificar os rostos. Sendo assim, é preciso primeiro cadastrar o rosto do usuário, para que ele possa utilizar essa tecnologia.

Por exemplo, para realizar os pagamentos nas lojas da China, as pessoas precisam cadastrar suas faces previamente. Assim, ao realizar o pagamento, a câmera irá escanear o rosto da pessoa e compará-lo com seu banco de dados. Ao dar uma probabilidade de quase 100%, este rosto é reconhecido e o pagamento é finalizado.

Além do mais, a tecnologia de reconhecimento facial aprende sozinha com o tempo. Assim, ela consegue evoluir enquanto realiza os reconhecimentos.

Porém, especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron, anunciaram que o reconhecimento facial não é tão seguro. Por meio de testes com rostos impressos em papel, eles disseram que conseguiram burlar alguns sistemas de reconhecimento facial, como o Alipay e o WeChat, ambos chineses.

Porém, em sistemas que utilizam uma tecnologia mais sofisticada, não foi possível burlar o sistema, como o Face ID da Apple e o sistema da Huawei.

Dessa forma, podemos concluir que o reconhecimento facial é seguro, desde que a tecnologia utiliza seja mais sofisticada. Além do mais, seus desenvolvedores sempre estão atualizando essas tecnologias para deixá-las mais eficazes, sem risco de erros.

Siga a Code Money no Facebook, Instagram e LinkedIn, assim fica por dentro de todas as novidades do mercado de pagamentos.


Posts relacionados

Quais bancos são aceitos em caixas 24 horas?

Quais bancos são aceitos em caixas 24 horas?

Uma hora ou outra precisamos de dinheiro em espécie, seja para pagar um amigo ou para levar em...

5 dicas para criar um programa de fidelidade para restaurantes

5 dicas para criar um programa de fidelidade para restaurantes

Você já ouviu falar em programa de fidelidade? É bem possível que sim e, aliás, é muito provável...