Pagamentos por reconhecimento facial são seguros?

A forma com que pagamos por produtos e serviços evolui com o tempo. O dinheiro em espécie já foi a principal forma de pagamento, porém ele deu lugar ao cartão de crédito/débito, às carteiras digitais com QR Code e, agora, a próxima tecnologia é o reconhecimento facial.

Assim, não será preciso sair de casa com cartão, dinheiro físico e nem com celular. É só apontar seu rosto para a câmera do caixa e o pagamento é concluído. Isso já é uma realidade na China e, aos poucos está sendo inserido no Brasil.

Mas o quão seguro são os pagamentos por reconhecimento facial? Bem, antes de respondermos a essa pergunta, vamos ver o que é o reconhecimento facial.

O que é o pagamento por reconhecimento facial?

O pagamento por reconhecimento facial utiliza da tecnologia de reconhecer rostos para validar a transação. Assim, em vez de utilizar senha, QR Code ou digital, o usuário aponta o rosto para a câmera do caixa para finalizar a transação. Em outras situações, como com pagamento mobile, o usuário aponta a câmera do celular para o seu rosto e, assim, finaliza o pagamento

Essa tecnologia já é utilizada na China para realizar pagamentos em estabelecimentos e está sendo estudada para ser aplicada também no metrô. Dessa forma, o ato de pagar por suas compras se torna mais prático e rápido.

No Brasil, o reconhecimento facial é utilizado pelo iPhone para desbloqueio do aparelho e também para acessar os aplicativos. Além disso, alguns bancos digitais, como o Nubank e o Banco Inter, utilizam o reconhecimento facial para criar as contas bancárias dos usuários. 

O Banco Original é o primeiro que está utilizando o reconhecimento facial, no Brasil, para finalizar transações financeiras. Além dele, o Facebook já utiliza a tecnologia para reconhecer as pessoas nas fotos. 

Como se pode ver, o reconhecimento facial é uma tecnologia que está presente no Brasil e você já deve tê-la utilizado, seja pelo Facebook ou seja na hora de criar sua conta num banco digital.

Mas o quão seguro é essa tecnologia? Será que ela evita fraudes?

Pagamento por reconhecimento facial é seguro?

O reconhecimento facial tem se demonstrado seguro em diversos estudos. Ele utiliza de comparação para identificar os rostos. Sendo assim, é preciso primeiro cadastrar o rosto do usuário, para que ele possa utilizar essa tecnologia.

Por exemplo, para realizar os pagamentos nas lojas da China, as pessoas precisam cadastrar suas faces previamente. Assim, ao realizar o pagamento, a câmera irá escanear o rosto da pessoa e compará-lo com seu banco de dados. Ao dar uma probabilidade de quase 100%, este rosto é reconhecido e o pagamento é finalizado.

Além do mais, a tecnologia de reconhecimento facial aprende sozinha com o tempo. Assim, ela consegue evoluir enquanto realiza os reconhecimentos.

Porém, especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron, anunciaram que o reconhecimento facial não é tão seguro. Por meio de testes com rostos impressos em papel, eles disseram que conseguiram burlar alguns sistemas de reconhecimento facial, como o Alipay e o WeChat, ambos chineses.

Porém, em sistemas que utilizam uma tecnologia mais sofisticada, não foi possível burlar o sistema, como o Face ID da Apple e o sistema da Huawei.

Dessa forma, podemos concluir que o reconhecimento facial é seguro, desde que a tecnologia utiliza seja mais sofisticada. Além do mais, seus desenvolvedores sempre estão atualizando essas tecnologias para deixá-las mais eficazes, sem risco de erros.

Siga a Code Money no Facebook, Instagram e LinkedIn, assim fica por dentro de todas as novidades do mercado de pagamentos.


Posts relacionados

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

É excelente ter você aqui, isso é sinal que você está buscando alternativas para realizar cobranças, certo?! Existem...

O que é o PIX?

O que é o PIX?

O PIX é uma iniciativa conduzida pelo BACEN (Banco Central) e tem como objetivo criar uma estrutura robusta...