Pagamentos com QR Code são seguros?

No ano de 2020, o que se espera é que o Banco Central consiga colocar em prática a sua promessa de oferecer à população brasileira os pagamentos instantâneos. Para utilizá-los será necessário ter um smartphone e um aplicativo que será disponibilizado pelo BC. Esse app possibilita realizar pagamento com QR Code para os pagamentos instantâneos.

Aliás, essa mesma tecnologia já é utilizada hoje em dia para outros tipos de pagamento, como os disponibilizados pelas carteiras digitais. Assim, a transação se torna rápida e segura.

Como funciona os pagamentos por meio do QR Code?

Para realizar uma transação entre aplicativos que utilizam o QR Code, basta que um dos smartphones leia o código gerado pelo outro aparelho. Assim, as informações são processadas e o pagamento finalizado.

Isso quer dizer que, a cada operação de venda é gerado um novo código bidimensional. Esse código contém informações necessárias para que o aplicativo de outro smartphone consiga prosseguir com a operação e finalizá-la.

Assim, não é preciso de cartão, dinheiro ou outra forma de pagamento. Afinal, já é possível comprar em vender usando apenas as carteiras digitais, como a própria Code Money. A Code Money permite, além de vendas, fazer transferências entre usuários e pagamentos à distância. 

Para isso, é só ter um cartão de crédito cadastrado no aplicativo ou ter recarregado sua conta com créditos que podem ser depositados por meio de boleto. Além de todas essas comodidades, a Code Money possibilita sacar o dinheiro disponível no aplicativo.

Como é a questão da segurança?

Visto que já tem disponível no mercado carteiras digitais que utilizam o QR Code e que a partir do ano que vem é para ser disponibilizado os pagamentos instantâneos, é comum surgir a dúvida sobre como é a segurança dessa tecnologia.

Porém, quanto a isso, não é necessário se preocupar, já que o QR Code é uma tecnologia muito segura. Ela conta com dados criptografados que só o mesmo aplicativo instalado em outro celular pode ler as informações.

Além disso, o próprio celular conta com senha de desbloqueio e o usuário pode cadastrar uma senha de acesso ao aplicativo. Assim, cria-se duas barreiras antes de abrir o app. Dessa forma, mesmo que você perca o celular ou ele seja roubado se torna quase impossível acessar o aplicativo. 

Além disso, quando você está utilizando o aplicativo da Code Money, por exemplo, o código bidimensional é atualizado a cada 10 segundos. Isso evita que outra pessoa o utilize mais de uma vez para fins ilegais. 

Por todos esses motivos é que o QR Code é seguro. Dessa forma, você pode utilizar as carteiras digitais e também pode ficar tranquilo em relação ao aplicativo que será fornecido pelo Banco Central para pagamentos instantâneos, pois eles possibilitam pagamentos seguros.

Aliás, os pagamentos feitos por meio de QR Code costumam ser mais seguros que os realizados com dinheiro em espécie ou com cartões. Isso porque, não há como você receber um troco errado ou ter seu cartão clonado, respectivamente, como acontece com esses meios de pagamento

Então, agora que mostramos todos os pontos do porquê os pagamentos com QR Code são seguros, convidamos você a testar a nossa carteira digital Code Money. Depois, nos conte nos comentários como foi ou está sendo sua experiência com ela.


Posts relacionados

O que são fintechs?

O que são fintechs?

A tecnologia tem revolucionado muitos mercados nos últimos anos e um deles é o financeiro. Com isso surgiram...

Como será a revolução dos pagamentos instantâneos em 2020

Como será a revolução dos pagamentos instantâneos em 2020

O ano de 2020 está sendo muito esperado pelas fintechs e pela população que gosta de praticidade e...