Os melhores restaurantes em Santa Catarina

Santa Catarina tem uma gastronomia muito diversa. Isso se dá por conta da imigração no final do século XIX, em que muitos italianos, alemães, poloneses e outros povos colonizaram o estado. Sendo assim, hoje veremos os melhores restaurantes de Santa Catarina.

Justamente por conta da variedade culinária, separamos um restaurante de cada região. Assim, as diferentes culturas serão prestigiadas a seguir. Confira.

Amosim

O Amosim é um restaurante de comida saudável de Chapecó, no oeste catarinense. Ele oferece desde pratos salgados para o almoço, como pratos doces para o café. 

Seu cardápio conta com ingredientes integrais e opções para vegetarianos. Além disso, você tem direito à entrada, prato principal e acompanhamentos. Se quiser, também pode escolher a sugestão do chef.

Aliás, toda semana o cardápio muda e todo sábado há um cardápio exclusivo para o dia. Por exemplo, em uma semana você poderá ter de entrada o Creme do Dia, como prato principal um Hambúrguer Vegetariano, Alcatra Grelhada ou Fricassê de Frango. De acompanhamento terá Arroz Integral, Feijão Preto, Mix de Folhas com Laranja e Broto, entre outros. 

O Amosim abre de segunda a sábado, das 11h30 às 23h00. Ele fica localizado na Av. Fernando Machado, em Chapecó.

Ostradamus

Em Florianópolis a culinária mais marcante é a de frutos do mar, proporcionada pelos imigrantes portugueses. O Ostradamus é o restaurante que se destaca na ilha quando citamos essa culinária. 

O Ostradamus nasceu de uma antiga oficina mecânica no Ribeirão da Ilha, que se tornou lanchonete e com o passar do tempo começou a oferecer ostras. Foi aí que o restaurante nasceu. Hoje ele conta com diferentes ambientes, como o interno, onde na entrada tem um aquário de ostras, e o trapiche. 

Com relação ao cardápio, você poderá desfrutar da degustação de ostras, que conta com mais de 20 sabores, como in natura, gratinada, defumada e ao bafo. Além disso, a casa conta com outros pratos principais, como a Sinfonia dos Náufragos, que é um espeto de camarões gigantes assados na brasa com molho de ervas e a Canoada, que é um arroz com polvo e ostras defumadas, molho de ostras e champignon.

O Ostradamus abre de terça a sábado, das 12h00 às 23h00; e domingo das 12h00 às 17h00. Ele fica localizado em dois endereços:

  • Rodovia Baldicero Filomeno, 7640, no Ribeirão da Ilha em Florianópolis;
  • Rua Desembargador Pedro Silva, 2314, no bairro Coqueiros em Florianópolis.

Biergarten

A culinária do norte catarinense tem mais influência do povo alemão que colonizou a região. Sendo assim, apresentamos o Biergarten, um restaurante que oferece o melhor da gastronomia alemã.

Em seu menu há os clássicos alemães, como o Kassler, o Eisbein, o Marreco com Repolho e o Salsichão Biergarten. Mas além dos clássicos, há outros pratos mais elaborados, como o Steak au Poivre e Congrio à Germânia, por exemplo. 

Aliás, há um pequeno menu com entrada, pratos principais e sobremesa para quem é vegano. E, como não podia deixar de faltar, a casa conta com cervejas e chopes.

O Biergarten abre de segunda a quinta, das 11h00 à meia-noite; sexta e sábado, das 11h00 à 1h00; e no domingo, das 11h00 às 17h00. Ele fica localizado na rua Visconde de Taunay, 1183, no bairro Atiradores em Joinville.

Montalccino

A região Sul catarinense foi colonizada, em sua grande maioria, por italianos. Por isso, o restaurante Montalccino está na nossa lista. Ele oferece uma grande variedade de pratos italianos.

Seu cardápio é composto por pratos à la carte. Nele há entradas, saladas, risotos, pastas, escalope pastas, porções e grill. Sendo assim, você encontrará Brusquetas, Primavera Salad, Risoto Shitake, Risoto Salmão, Formaggio, Spaghetti à Carbonara, entre outros. 

O Montalccino abre de segunda a domingo, das 11h30 às 14h00 e das 19h00 à meia-noite. Ele fica localizado na rua Celestina Zili Rovaris, 238, no Centro de Criciúma. 

Cansian Zamban

Por fim, temos a região da serra que recebeu influência italiana e gaúcha. O restaurante Cansian Zamban oferece a comida típica da serra catarinense. 

Sendo assim, seu cardápio se divide em saladas, massas, pratos quentes, pratos típicos, churrascos, grelhados e sobremesas. Nele você encontrará Rondelli a Quatro Queijos, Tortei, Entrevero, Paçoca de Pinhão, Arroz de Carreteiro, entre outros.

O Cansian Zamban abre de terça a domingo, das 11h30 às 14h00. Ele fica localizado na rua Frei Rogério, 730, em Lages.

Esta é a nossa listas dos melhores restaurantes. Santa Catarina abriga diversas culturas e por isso, sua culinária não poderia ser diferente: bem diversa. Se você estiver passando por alguma das regiões, aproveite e conheça cada restaurante. Depois comente abaixo o que achou de cada um que visitou.


Posts relacionados

As melhores pizzarias do Vale do Itajaí

As melhores pizzarias do Vale do Itajaí

O Vale do Itajaí é uma região no norte de Santa Catarina que também é conhecida pelo nome...

Como pagar a distância em estabelecimentos?

Como pagar a distância em estabelecimentos?

Seria uma boa se você pudesse pagar por uma blusa que viu no Instagram de uma loja e...