Os melhores investimentos para jovens adultos

Se você é um jovem adulto, provavelmente está gostando da liberdade que a vida vem lhe proporcionando. Talvez você tenha se formado na faculdade e passou para o próximo estágio da vida adulta. Você tem um emprego ou está se virando com freelas ou trabalhos autônomos.

Essa idade é um bom momento para começar a se preparar para a vida adulta de forma inteligente. Se você é jovem e vem pensando em fazer algo pelo seu futuro, esse artigo é para você.

É hora de começar a investir seu dinheiro, ganhado com tanto suor, de forma mais sensata e que lhe traga frutos futuros e parar com os gastos desnecessários.

O dinheiro que você ganha pode ser visto como uma ferramenta. Em vez de pensar nele como solução para seus problemas, pense como uma ferramenta que pode ser usada para criar o estilo de vida que deseja.

Separamos os melhores investimentos para jovens adultos em busca de crescimento e independência financeira.

Renda fixa

Tesouro Direto

Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos, ou seja, papéis que o Governo Federal lança no mercado para financiar suas atividades, como pagamento de despesas, investimentos em infraestrutura etc.

São títulos de excelente liquidez, boa rentabilidade, diversificados, de ínfimo risco e de simples operação. Com pouco dinheiro (R$ 30,00), você já pode investir.

O risco desse tipo de investimento é praticamente inexistente porque, ainda que houvesse um colapso na economia nacional, o governo poderia simplesmente quitar sua dívida interna solicitando a emissão de mais papel-moeda.

O Tesouro Direto está entre os melhores investimentos para jovens, pelo seu baixíssimo risco e pela alta diversificação dos papéis.

Para investir é só entrar diretamente no site oficial e fazer a compra, tendo um banco ou corretora como agente de custódia.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

O CDB tem por objetivo captar recursos para que os bancos financiem suas atividades em troca de juros. Ele tem liquidez diária, mas, assim como o Tesouro Direto, está sujeito a imposto de renda na fonte.

Assim como o Tesouro, possui risco baixíssimo.

Os CDBs podem ser comprados nos próprios bancos sem a necessidade de ter uma conta.

Letras de crédito

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos de renda fixa emitidos por bancos que se popularizaram muito nos últimos anos.

São semelhantes aos CDBs, mas contam com o benefício da isenção de imposto de renda sobre os rendimentos. O risco é baixo.

LCIs e LCAs geralmente têm remuneração pós-fixada, correspondente a um percentual da taxa CDI do período em que o dinheiro ficou investido.

As LCIs e LCAs ainda costumam exigir investimentos iniciais mínimos maiores do que os CDBs, especialmente nos grandes bancos.

Para investir, procure um banco ou uma corretora. Alguns bancos oferecem essas opções pelo internet banking.

Previdência Privada

A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é complementar à previdência pública.

Nos planos de previdência privada, é possível escolher o valor da contribuição e a periodicidade em que ela será feita. Além disso, o valor investido em um plano de previdência privada pode ser resgatado pela pessoa se ela desistir do plano.

Os riscos desse investimento estão diretamente ligados à seguradora. Portanto, para investir procure uma seguradora de confiança. Avalie, ainda, o regime de tributação feito por ela.

Renda variável

Ações

Ações são pequenas partes de uma empresa. Quando uma companhia se torna aberta, o patrimônio dela é dividido e oferecido a investidores. Quanto mais ações você tiver, maior é a sua parcela.

Porém investir em ações por conta própria e com pouca experiência pode ser muito arriscado. Para jovens investidores, existe o clube do investimento, no qual as corretoras reúnem grupos limitados de pessoas interessadas e possibilitam maior diversidade de aplicações.

Sendo assim, o investimento é por meio de corretoras, logo, procure uma de confiança.

Você é jovem e pensa em investir? Deixe seu comentário. Até a próxima dica e boa sorte!


Posts relacionados

Principais restaurantes em Campos do Jordão-SP

Principais restaurantes em Campos do Jordão-SP

Para quem está de passagem por Campos do Jordão, no estado de São Paulo, ou tem essa cidade...

Melhores padarias do Brasil

Melhores padarias do Brasil

Saborear um bom café com um pão fresquinho, feito a partir de fermentação natural, é a melhor coisa...