Os 5 erros mais comuns na gestão de restaurantes

Abrir um restaurante é um grande desafio e também é o sonho de muitas pessoas. Então, antes de começar a atender seus clientes é interessante você entender um pouco sobre gestão de restaurantes.

É comum vermos estabelecimentos fecharem porque não foi dada a devida atenção à gestão. Então, listamos 5 erros de gestão de restaurantes que acontecem com frequência. Confira eles a seguir e evite aplicá-los!

1. Não ter controle sobre o estoque

O estoque de um restaurante é essencial para o seu funcionamento. Sendo assim, é importante manter um bom controle sobre o estoque a fim de que não falte ou sobre alimentos.

Por exemplo, se você comprar muita mercadoria, mais do que o necessário, os itens podem passar do prazo de validade e, assim, há prejuízo financeiro. Por outro lado, se você compra pouco alimento, é provável que falta para fazer certos pratos. Assim, seu clientes vão sair insatisfeitos do seu estabelecimento e até ir na concorrência, ou seja, mais prejuízo.

Uma forma para não comprar muito ou pouco alimento para o estoque é analisar como é o fluxo de vendas. Quais são os produtos que mais e menos saem, assim, dá de se ter uma base da quantidade que se deve comprar de cada item.

Uma prática interessante é começar a contar o estoque toda semana. Reserve um dia, conte quais itens tem e, se algum estiver com poucas unidades, já coloque na lista de compras.

2. Não fazer planejamento

Planejamento é essencial para qualquer tipo de empreendimento e não podia ser diferente para um restaurante. Ele envolve as estimativas de investimento, gasto, público alvo, metas, custos fixos, equipe de funcionários, maquinário e ferramentas para o bar e cozinha, por exemplo.

Quando se prevê tudo o que será gasto e qual a estimativa de retorno fica mais simples de começar ou continuar com o restaurante aberto. Assim, seu estabelecimento consegue construir um público com solidez e passar por crises de forma mais tranquila.

3. Não conhecer seu público

Um restaurante precisa pensar em qual vai ser seu público alvo antes mesmo de abrir as portas. Só com essa questão decidida é que é possível criar o cardápio, colocar o preço nos pratos, fazer a decoração e treinar a equipe.

Por exemplo, se você vai abrir um bistrô e pretende atingir um público alvo com mais poder financeiro, precisa oferecer a eles um ambiente, cardápio e atendimento a altura. Então, pense bem em qual é seu consumidor final para depois estruturar o restaurante.

4. Não divulgar o negócio

Hoje em dia estamos rodeados de pessoas com seus smartphones que olham as suas redes sociais várias vezes ao dia. Sendo assim, se você quer atingir seu público, precisa estar onde ele está. E como fazer isso? Divulgando seu negócio.

Essa divulgação pode acontecer por meio das redes sociais ao criar uma página para seu estabelecimento e começar a nutrir ela com conteúdo ou também por folhetos e outdoors. Pense onde está seu público e escolha a melhor forma de divulgar seu restaurante. Se não seus futuros clientes não saberão da sua existência e irão para o concorrente que é mais conhecido.

5. Pensar que não é preciso ir ao restaurante para gerenciá-lo

Um erro muito comum que acontece quando uma pessoa que não é do ramo da gastronomia deseja abrir um restaurante é pensar que ela não precisará ir todo dia ao lugar para verificar o seu funcionamento. Gerir um negócio demanda tempo e exige que você esteja nele para entender ele funciona.

Então, não é recomendado ir até o restaurante e ficar apenas uns minutos para analisar como estão as coisas ou contratar um gerente e deixar que ele comande tudo. É importante que você esteja diariamente no negócio, até para entender porque toda semana é feito compras ou porque os clientes diminuíram, por exemplo.

Agora trate de não cometer esses erros e tenha uma boa gestão de restaurantes. Aliás, se você está precisando de ajuda para gerir seu estabelecimento, confira nosso post sobre apps que vão ajudar na gestão do seu restaurante.


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