O que são pagamentos P2P?

Antigamente, as principais formas de se pagar por um produto ou serviço era por meio do cheque e de cédulas de dinheiro. Porém, com o avanço tecnológico, se tornou possível realizar transferência P2P.

Essa forma de pagamento vem revolucionando o jeito de pagar e receber dinheiro. Ela proporciona mais praticidade e menor custo. Confira a seguir, o que é o pagamento P2P, como utilizá-lo em sua vida e quais são os seus benefícios.

O que são pagamentos P2P?

A sigla P2P é a abreviação da expressão inglesa “Person to Person”, que traduzindo significa “Pessoa para Pessoa”. Dessa forma, os pagamentos via P2P acontecem entre duas pessoas sem o intermédio de terceiros. Mas o que isso significa?

Digamos que você precise pagar um amigo seu que mora em outra cidade. Para isso, há algumas possibilidades, como ir até a cidade do seu amigo, enviar o dinheiro por alguém, depositar o valor na conta dele ou, então, utilizar um aplicativo de pagamento que permite realizar a transferência direto para ele.

De todas as possibilidades, a última é a que mais se identifica com um pagamento P2P. Isso porque, é utilizado um aplicativo que faz a conexão entre a sua conta e a do seu amigo.

O aplicativo Code Money é um exemplo de app que realiza pagamento P2P. Por meio dele é possível fazer transferências entre usuários. Assim, não é pago nenhuma taxa para enviar ou receber o dinheiro e em questão de segundos ele já está disponível para ser utilizado.

Quais os benefícios dos pagamentos P2P?

Além da facilidade, essa forma de pagamento proporciona segurança, dinheiro disponível mais rápido e menores taxas. Com relação à segurança, os smartphones de hoje são feitos pensando em manter os dados do usuário seguros, já que ele vai usar o aparelho para acessar contas de e-mail, redes sociais, fazer pagamentos, entre outros.

Além disso, o próprio aplicativo que for utilizado para realizar a transferência também conta com proteção. Então, pode usar sem medo, porque seus dados estarão seguros.

O pagamento P2P permite que o dinheiro fique disponível para o outro usuário mais rapidamente, pois não há a necessidade de utilizar terceiros, diminuindo, assim, o caminho até chegar ao destino final. Além do mais, as taxas costumam ser menores e, em vários casos, nem existem, como é o caso do Code Money, Nubank, entre outros apps que utilizam o P2P.

Sendo assim, essa é uma maneira de facilitar a forma com que se transfere e recebe dinheiro, uma vez que economiza nas taxas e agiliza o pagamento. E se mesmo assim, você tem receio por conta da segurança. Saiba que os aplicativos, como Code Money, são seguros e utilizam tecnologias próprias para evitar que seus dados sejam roubados.

Então, não tem o porque se preocupar. Basta instalar um app e começar a realizar transferência P2P entre usuários. O Code Money utiliza o QR Code para fazer suas operações. Acesse nosso post sobre como se dá a segurança nessa tecnologia e entenda porque ela é tão segura.


Posts relacionados

Como receber de clientes com recorrência?

Como receber de clientes com recorrência?

Está pensando em lançar um produto mensal em que os clientes, por meio de uma assinatura, recebem esse...

As novidades das fintechs para 2020

As novidades das fintechs para 2020

Entramos em uma nova década e as novidades só estão começando no mercado financeiro. As fintechs, em 2020,...