O que são pagamentos instantâneos?

Imagine poder realizar transferência a qualquer hora do dia por meio do seu smartphone com tarifas baixas e que o dinheiro seja depositado na conta da outra pessoa em seguida. Pois bem, esse tipo de operação será uma realidade aqui no Brasil em poucos anos e é conhecido como pagamento instantâneo.

Por meio dessa nova tecnologia, os microempreendedores e as pessoas só têm a ganhar. Confira a seguir, o que são pagamentos instantâneos e quais são os seus benefícios.

O que são pagamentos instantâneos?

Como já citado, os pagamentos instantâneos permitirão que qualquer pessoa com um smartphone em mãos possa realizar transferência e pagamento com um custo reduzido, comparado com o TED e o DOC que temos disponível hoje em dia. Além disso, o dinheiro cairá na conta do recebedor em poucos instantes, o que proporciona agilidade nas transações.

Sendo assim, esse sistema dispensa maquininhas de cartão e os próprios caixas eletrônicos. Afinal, ele vai funcionar via QR Code, em que um smartphone emite, por meio de um aplicativo, e o outro lê e finaliza a transferência do dinheiro.

Porém, estima-se que esse novo sistema de transação estará disponível no Brasil depois de 2020. Por enquanto ele está em fase de regulamentação pelo Banco Central. Afinal, é preciso definir os requisitos necessários para a implantação dos pagamentos instantâneos.

Esse sistema não é inédito no mundo, pois hoje temos mais de 35 países ao redor do mundo que já o utilizam. Um exemplo é a China, que já usa essa forma de pagamento há alguns anos por meio dos aplicativos AliPay e WeChat Pay.  

Quais são os benefícios dessa nova forma de pagamento?

Após a implantação desse sistema no Brasil, ele proporcionará benefícios aos pequenos empresários e à população. Começando pelo primeiro grupo, não será mais preciso fazer uso de máquinas de cartão, o que diminui o custo com o aluguel ou compra delas.

Além disso, as taxas das transações serão menores, ou seja, você pagará menos para oferecer essa nova forma de pagamentos aos seus clientes. E outro ponto importante, é que não será preciso esperar 30 dias para o dinheiro ficar disponível na conta ou pagar taxas mais altas para antecipar os recebíveis, afinal o dinheiro cai na conta imediatamente.

Já para a população, ela será beneficiada tanto na hora de pagar por uma compra como quando precisar realizar uma transferência. Afinal, o valor é transferido em tempo real e você não precisará andar com dinheiro em espécie ou cartão para realizar pagamentos, pois tudo será feito por meio do smartphone.

Além do mais, tem a questão da segurança. Esse sistema novo será bem seguro, pois utiliza a tecnologia QR Code, que dispõe de algumas camadas de segurança, como senha e atualização do código a cada intervalo de tempo.

Sendo assim, o que podemos fazer é torcer para que o prazo para a implantação dos pagamentos instantâneos pelo Banco Central seja cumprido. Assim, não ficaremos tão atrás de países que já fazem uso dessa tecnologia e que estão aproveitando dos seus benefícios.


Posts relacionados

Como criar um programa de fidelidade para meu estabelecimento?

Como criar um programa de fidelidade para meu estabelecimento?

Um dos grandes desafios dos empreendedores é fidelizar seus clientes. Para isso, podem ser praticadas algumas ações, como...

Pagamentos por reconhecimento facial são seguros?

Pagamentos por reconhecimento facial são seguros?

A forma com que pagamos por produtos e serviços evolui com o tempo. O dinheiro em espécie já...