O que são meios de pagamentos mobile?

A tecnologia proporcionou e continua proporcionando muitos avanços e mudanças de hábitos. Por conta dela, hoje podemos utilizar os pagamentos mobile que, aliás, estão crescendo no Brasil.

Esse crescimento está muito relacionado com o acesso a smartphones e com as gerações Y e Z que buscam por mais praticidade e que tem em seus celulares a solução para tudo. Desde pesquisa até fotos conseguimos fazer com os smartphones. E agora também conseguimos pagar por nossas compras. 

Confira a seguir, o que são os meios de pagamento mobile, como as empresas podem começar a adotá-los e o que 2020 está reservando para o setor de pagamentos.

O que são meios de pagamento mobile?

Os meios de pagamento mobile são aqueles que utilizam de um smartphone para finalizar a operação de venda. Essa é a forma mais simplificada de explicar os pagamentos mobile. Porém, eles envolvem mais de uma tecnologia para finalizar uma venda.

Uma das tecnologias utilizadas é o QR Code. Este é um código bidimensional que é utilizado para, no caso dos pagamentos mobile, guardar um link. Assim, quando abrimos a câmera do celular e apontamos para o QR Code, um link é aberto no nosso aparelho.

As carteiras digitais, como o Code Money, são as que mais utilizam o QR Code para realizar suas transações. Por exemplo, no Code Money, quando o comprador já estiver no caixa pagando por sua compra, ele abre o aplicativo e gera um código. Assim, o vendedor, com o app aberto em seu celular, digita o valor da compra e escaneia o código do comprador. Após isso, a transação é concluída.

Além do QR Code, há o NFC (pagamento por aproximação) e o código de barras. No primeiro caso, é só aproximar o celular da máquina de cartão e finalizar o pagamento. É preciso ressaltar que a máquina de cartão e o aplicativo de pagamento do celular precisam utilizar o NFC.

Já o código de barras, muitas pessoas já o utilizam quando precisam pagar suas contas pelo celular. Assim, é só estar com o app de pagamento aberto e escanear o código dos boletos ou das contas de água e energia.

Dessa forma, qualquer transação feita por meio do celular é uma forma de pagamento mobile. A seguir, veremos como podemos adotar o pagamento mobile nas empresas.

Por que adotar o pagamento mobile na sua empresa?

Como muitos consumidores já estão adotando os pagamentos mobile, é preciso que as empresas, principalmente as que trabalham diretamente com o consumidor, também adotem esse meio de pagamento. 

Para isso, o empreendedor pode começar a pesquisar quais são as formas de pagamento mobile existentes. Acima, falamos sobre as tecnologias utilizadas, mas agora falaremos mais sobre quais utilzar, que são as carteiras digitais e a máquina de cartão com NFC.

As carteiras digitais são simples de serem utilizadas, pois o empreendedor só precisa dispor de um smartphone para adotar esse meio de pagamento em seu negócio. Assim, é só escolher a carteira digital e baixar o aplicativo no celular. Depois é preciso entender como ela funciona e informar os consumidores que há uma nova forma de pagamento disponível.

Geralmente ela conta com taxas por venda, como as que são praticadas nas máquinas de cartão. Exceto por esse custo, não há mais nenhum, pois não é cobrado mensalidade e nem é preciso pagar para usar o aplicativo. 

Além da carteira digital, a outra opção é a máquina de cartão com NFC. Assim, sua empresa pode aceitar pagamentos mobile ou por cartão que tenha a mesma tecnologia. Nesse caso é preciso comprar a máquina ou pagar o aluguel da mesma, além de pagar as taxas por venda. 

O que esperar sobre pagamento mobile para os próximos anos?

O ano de 2020 está sendo muito esperado por conta das novidades do Banco Central em relação aos pagamentos mobile. O prometido é que até final de 2020 sejam disponibilizados os pagamentos instantâneos

Essa forma de pagamento possibilita que possam ser feitas transações durante 7 dias da semana e 24 horas por dia. Além disso, o dinheiro cai na conta do beneficiário em questão de segundos. Assim, é mais um incentivo para o setor de pagamentos mobile. 

Então, fique de olho nas novidades e, quem sabe, já em 2020 possamos utilizar essa nova forma de pagamento mobile. Aliás, confira nosso post sobre as novidades desse tipo de pagamento.


Posts relacionados

O que são fintechs?

O que são fintechs?

A tecnologia tem revolucionado muitos mercados nos últimos anos e um deles é o financeiro. Com isso surgiram...

Como será a revolução dos pagamentos instantâneos em 2020

Como será a revolução dos pagamentos instantâneos em 2020

O ano de 2020 está sendo muito esperado pelas fintechs e pela população que gosta de praticidade e...