O que são fintechs?

A tecnologia tem revolucionado muitos mercados nos últimos anos e um deles é o financeiro. Com isso surgiram as fintechs, que prometem menos burocracia e mais agilidade em seus serviços. Mas você sabe o que é uma fintech? 

É sobre esse assunto que trataremos a seguir. Além disso, veremos como está o mercado de fintechs. Então, acompanhe a leitura.

O que são fintechs?

As fintechs são empresas que prestam serviços financeiros, porém diferente das tradicionais empresas dessa área, elas utilizam da tecnologia para atender seus clientes. O próprio nome fintech já nos diz sobre o que se trata esse tipo de empresa, já que “fin” é de financeiro e “tech” de tecnologia. 

Assim, essas empresas fornecem produtos como cartão de crédito, conta corrente, investimentos, empréstimos e muitos outros serviços. Porém, elas não têm agências físicas e todo o processo, desde criar a conta até realizar as transações, acontecem via aplicativo. 

Qual é a diferença entre uma fintech e uma startup?

As startups são modelos de negócios que focam em inovação e escalabilidade. Porém, esse modelo tem que ser de baixo custo e são apoiados na tecnologia. Dessa forma, elas inovam segmentos tradicionais e os revolucionam. 

Assim, as fintechs são startups com foco no setor financeiro, pois elas utilizam de tecnologia, contam com produtos inovadores, são escaláveis e mudaram o cenário financeiro. Por conta disso, as instituições financeiras que trabalham de forma tradicional viram a necessidade de oferecer serviços online, como as contas digitais. Afinal, muitas fintechs já contam com esse serviço, como o Neon, o Nubank e o Banco Inter.

Como estão os pagamentos financeiros com o surgimento das fintechs?

Com o advento das fintechs o mercado financeiro brasileiro está passando por uma onda de inovação. Hoje contamos com diversas fintechs que oferecem serviços como conta digital, controle financeiro, investimento, crédito, empréstimo e pagamento, por exemplo.

Isso mudou a forma com que criamos contas, pedimos um cartão de crédito, investimos nosso dinheiro e fez também com que surgissem outras fintechs que fornecem não só os produtos que os bancos já ofereciam, mas estão mudando a forma com que pagamos por nossas compras. 

Uma delas é o Code Money, que é uma carteira digital e possibilita que paguemos por nossas compras em restaurantes e outros comércios por meio do celular. Para isso, é só ter o aplicativo instalado, com créditos disponíveis ou um cartão de crédito cadastrado. 

Cada vez mais estamos ganhando em comodidade e praticidade com as fintechs. Além disso, elas diminuem a burocracia que ainda existem nas instituições financeiras tradicionais. Por exemplo, para abrir uma conta numa fintech não é preciso de muito mais do que umas fotos e preenchimento de dados.

Já se vamos ao banco é preciso de comprovante de moradia, cópia de documentos e, às vezes, até de comprovante de renda. Além do mais, será preciso pegar fila e fazer o cadastro somente em horário comercial. 

O mercado de fintechs está forte e só tende a crescer e ganhar mais espaço. Então, participe dessa revolução e faça parte você também. Para isso, baixe a nossa carteira digital e teste-a. Depois nos conte sua opinião sobre ela abaixo, nos comentários.


Posts relacionados

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

É excelente ter você aqui, isso é sinal que você está buscando alternativas para realizar cobranças, certo?! Existem...

O que é o PIX?

O que é o PIX?

O PIX é uma iniciativa conduzida pelo BACEN (Banco Central) e tem como objetivo criar uma estrutura robusta...