O que é TEF?

Com o passar dos anos, os cartões de crédito e débito foram ganhando espaço no comércio. As lojas precisaram se adaptar a esse tipo de pagamento para não perder vendas e clientes. Sendo assim, surgiu o TEF, que veio para auxiliar na agilidade e segurança dos processos de pagamento com cartão. Confira a seguir, o que é TEF, quais estabelecimentos precisam implantá-lo e quais suas vantagens e desvantagens.

O que é TEF?

O sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) atua auxiliando na automação empresarial. Ele faz a integração entre o PDV (sistema para realizar as vendas, que fica no caixa) e as máquinas de cartão, além de fazer a comunicação entre a empresa e as operadoras de cartão.

Toda empresa precisa de um TEF?

Empresas de médio e grande porte que tenham um bom fluxo de vendas, como supermercados, restaurantes, postos de combustíveis, entre outros, se faz necessário ter um TEF. Isso porque, ele vai agilizar as vendas realizadas com cartão de crédito e débito, além de lhe fornecer informações importantes sobre essas transações.

Porém, é importante ressaltar que em alguns estados brasileiros o TEF é obrigatório, dependendo do ramo em que a empresa trabalha. Por isso, consulte um contador, a Secretaria da Fazenda ou a Câmara de Comércio para mais informações.

Quais componentes há num sistema TEF?

São necessários alguns componentes para se ter o TEF no estabelecimento. Tais como:

  • Hardware: monitor, teclado, leitor de código de barras, PinPad, acesso à internet, linha telefônica, entre outros.
  • TEF House: empresa que desenvolve o sistema TEF e as ferramentas para tornar possível a comunicação entre a máquina de cartão, o sistema de vendas e as operadoras de cartão.
  • Softhouse: quem revende o software. Sendo também o responsável por fornecer e realizar a integração entre o sistema e os hardwares e de dar suporte ao cliente.
  • Adquirente: é a pessoa responsável por negociar com as operadoras, cuidar das transações e pagamentos e fazer a antecipação de recebíveis.

Vantagens e desvantagens

O TEF tem muito oferecer para os lojistas que tem grande volume de vendas, pois ele economiza tempo e evita fraudes. A seguir, confira as vantagens do sistema:

Vantagens

  • Diminuição das filas nos caixas – o TEF consegue pegar o valor total da venda do sistema PDV e colocar na máquina de cartão. Além disso, ao digitar a senha e confirmar a operação, o TEF, novamente, faz a conexão e envia essa informação para o sistema do caixa, finalizando a venda.
  • Vendas com valores corretos – por conta do próprio sistema informar o valor da venda diretamente na maquininha, não ocorre erros de digitação na hora de informar o valor.
  • Negociação das taxas – os lojistas não ficam limitados às bandeiras oferecidas pelas máquinas de cartões. Com o TEF é possível escolher, de acordo com a bandeira, qual operadora utilizar. Assim, fica mais fácil negociar as taxas e optar por aquelas que são mais vantajosas para o negócio.  
  • Controle das vendas pelo cartão – o sistema oferece relatórios gerenciais em que é possível ver quais vendas foram realizadas pelo cartão em cada caixa, entre outras informações.
  • Troca de máquina – em estabelecimentos em que não há o TEF, é possível que ocorra a troca da máquina de cartão, por quem está comprando, por outra. Assim, o valor pago vai cair em outra conta. Já com o TEF, a máquina fica conectada diretamente com o computador, dificultando que ocorra esse tipo de fraude.

Desvantagens

As desvantagens ficam por conta do processo de instalação de todo o aparato e do investimento inicial. Já que é preciso ter um PDV, um software VPN (para a segurança das informações) e o TEF. Além disso, é preciso ter internet para fazer a comunicação entre as operadoras e o sistema.

Por fim, o TEF impossibilita que a máquina de cartão seja removida do caixa para fazer as transações. Sendo assim, em estabelecimentos como restaurantes, em que a conta, às vezes, é paga na mesa, é necessário ter uma máquina de cartão à parte.

Agora que você já sabe o que é o TEF, curta e compartilhe esse post em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

-> Confira soluções de pagamento e recebimento via celular.


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...