O que é pagamento por aproximação?

A forma com que pagamos pelo que compramos está se tornando cada vez mais prática e otimizada. Hoje em dia, com os pagamentos por aproximação, não é mais preciso nem levar dinheiro e, nem inserir o cartão na maquininha para realizar o pagamento.

Para quem quer saber como funcionam os pagamentos por aproximação, continue a leitura desse texto. Você saberá, ainda, como ele pode ser utilizado e se é mesmo seguro.

Como funcionam os pagamentos por aproximação?

O pagamento por aproximação acontece por meio de uma tecnologia chamada NFC (Near Field Communication), que em português quer dizer “comunicação por campo de proximidade”. Sendo assim, só é possível realizar uma transação se dois dispositivos estiverem próximos um do outro.

Com tecnologia é possível efetuar pagamentos por meio do celular, pulseira e até o cartão, apenas aproximando da máquina de cartão. Também não é preciso digitar a senha, exceto em alguns casos em que o valor da transação é muito alto que, por questão de segurança, é pedido a senha.

A seguir, confira como é feito o pagamento por aproximação em cada dispositivo.

Pagamento por aproximação com celular

A maioria dos celulares vendidos hoje conta com a tecnologia NFC. Porém, se você não sabe se o seu tem essa tecnologia, confira no manual dele ou acesse o site da marca do celular e olhe as especificações técnicas.

Para quem tem essa tecnologia disponível é preciso cadastrar o usuário e o cartão de débito ou crédito na plataforma de pagamento do seu celular. Cada marca conta com uma plataforma, sendo elas: Apple Pay, Samsung Pay e Android Pay. Confira também se o seu cartão é aceito nessas plataformas.

Feito o cadastro do usuário e cartão, você já pode começar a utilizar o NFC para pagamentos. Para isso, quando for pagar algo, informe a pessoa do caixa que irá fazer o pagamento por aproximação. Assim, ele irá liberar a maquininha e você aproxima o celular dela para efetuar o pagamento.

Pagamento por aproximação com cartão

Agora até cartões estão aderindo à tecnologia de pagamento por aproximação. O Nubank, por exemplo, já tem cartões com NFC. Dessa forma, não será mais preciso inserir o cartão na maquininha ou digitar a senha. Basta aproximá-lo da máquina que tenha também NFC.

A partir de abril de 2019, é previsto que a Mastercard emita todos os cartões com essa nova tecnologia. Isso mostra que essa meio de pagamento está se expandindo.

Pagamento por aproximação com pulseira

A pulseira com NFC funciona como o celular e o cartão. Ao aproximá-la de uma máquina de cartão é realizado o pagamento.

Alguns emissores de cartão de crédito já disponibilizam modelos de pulseira para seus clientes. Entre as pulseiras mais conhecidas, temos: Santander Pass, Bpp Tag, Visa Bradesco e Pulseira Ourocard.

É comum que a fabricante cobre pela pulseira. Além disso, na hora do pagamento, dependendo do valor, será necessário digitar a senha para confirmar a transação.

O pagamento por aproximação é seguro?

O pagamento por aproximação tende a ser mais seguro do que quando pagamos com dinheiro ou com cartão. Isso porque, você evita que furtem seu dinheiro e que seu cartão seja clonado.

A cada transação realizada com NFC é gerado um tipo de criptografia, ela protege os seus dados e os do cartão. Além disso, essa tecnologia é protegida contra duplicidade de pagamento.

Sendo assim, o pagamento por aproximação, além de ser mais prático é seguro. Isso facilita o dia a dia das pessoas, fazendo com que seja preciso levar apenas o celular ou uma pulseira para realizar todas as suas compras.


Posts relacionados

A expansão do QR Code como meio de pagamento no Brasil

A expansão do QR Code como meio de pagamento no Brasil

Os pagamentos com QR Code já são uma realidade em diversos países pelo mundo, como China, Suécia, Holanda...

Quais as diferenças entre os níveis do ranking Code Money?

Quais as diferenças entre os níveis do ranking Code Money?

O Code Money é uma carteira digital que conta com algumas funcionalidades, como pagar por suas compras em...