O que é o Sebrae e como ele pode ajudar os micros e pequenos empresários

Se você é um micro ou pequeno empresário, ou deseja ser, já deve ter ouvido falar do Sebrae. A própria sigla já explica muita coisa: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

O que é Sebrae

O Sebrae é uma entidade privada, sem fins lucrativos, de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país.

Desde 1972, ele vem estimulando o empreendedorismo, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte em todo o Brasil.

Em outras palavras, a instituição funciona como uma empresa que tem como principal objetivo incentivar o crescimento dos negócios que buscam auxílio.

Sebrae no Brasil

O Sebrae Nacional é o responsável pelo direcionamento estratégico do sistema, definindo as prioridades de atuação. As unidades estaduais desenvolvem ações de acordo com a especificidade de cada região.

Tendo isso em vista, é importante destacar que o Sebrae não é uma instituição financeira. Ele propõe a criação de produtos adequados ao segmento de cada empreendimento e orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja um instrumento de melhoria do negócio.

Como ele pode ajudar os micro e pequenos empresários

O Sebrae é uma instituição que está de braços abertos a todos aqueles que sonham em abrir o negócio próprio ou que já possuem uma empresa, independente da área e de quanto tempo têm de existência ou experiência.

Ao estimular o empreendedorismo, o Sebrae auxilia o empreendedor em:

  • Educação empreendedora;
  • Capacitação dos empreendedores e empresários;
  • Articulação de políticas públicas que criem um ambiente legal mais favorável;
  • Acesso a novos mercados;
  • Acesso a tecnologia e inovação;
  • Orientação para o acesso aos serviços financeiros.

Além disso, a empresa possui milhares de consultores por todo o país, prontos para ajudar com uma análise detalhada do seu negócio e apontando onde é preciso mudar.

Cursos

O Sebrae conta com mais de 40 cursos e palestras para auxiliar os donos de negócios. São cursos que apresentam desde as noções básicas de empreendedorismo até a gestão do próprio negócio.

Portanto, o Sebrae é uma das principais instituições de apoio aos novos empreendedores que procuram ajuda para conseguir sucesso para seu negócio.

Até a próxima!


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...