O que é mobile payment?

O mobile payment, ou pagamento móvel, é também conhecido como m-payment ou carteira digital e é o nome dado às transações feitas/recebidas com dispositivos móveis (tablets ou smartphones). Ou seja, é quando você pode usar esses dispositivos para fazer e receber pagamentos em vez de dinheiro, cheque ou cartões de plástico.

Assim como o dinheiro de papel evoluiu para o dinheiro de plástico (cartões), o próximo passo é uma evolução para o pagamento diretamente pelos celulares. Esse avanço natural já está acontecendo fora do Brasil com diversos aplicativos e empresas.

O surgimento e popularidade do pagamento móvel tem a ver com a importância crescente que celulares têm na vida dos consumidores e que cada dia aumenta ainda mais. É impossível pensarmos alguém que não possua um smartphone hoje em dia.

As tecnologias usadas para pagamentos móveis incluem a transmissão por token OTA (Over The Air) ou via entrada manual com um teclado. Outras tecnologias incluem a NFC (Near Field Communication – por aproximação), Bluetooth, QR Code, Wi-Fi e RFI. Entre as empresas que fornecem sistemas de pagamento móvel estão as gigantes Apple, Android, Google, Samsung, Venmo, PayPal e Square.

Com essa tecnologia, seu dispositivo móvel  funciona como um token de segurança e cria um código para a transação, o que a torna totalmente segura.

A experiência do usuário (UX) é um outro ponto fundamental do mobile payment. Se o usuário tiver muitas dificuldades para fazer o pagamento, não tentará novamente. Sendo assim, atender as expectativas do cliente é fundamental.

O mobile payment reúne todos os benefícios de uma conta bancária tradicional (mas que também pode não precisar de uma conta bancária, no caso da Code Money), mais privacidade e segurança, e também taxas menores.

O mobile payment traz mais conveniência para todos. Em vez de ter que parar em caixas eletrônicos em horários inconvenientes para fazer saques, ou carregar uma carteira ou bolsa com dinheiro de papel e cartões de crédito, você pode facilmente usar seu smartphone para realizar transações.

Existem programas de incentivo ligados a aplicativos de pagamento móvel. O aplicativo salva suas informações e registra seus pagamentos por programas de fidelidade que agregam valor a outras compras.

Assim, surgiu o Code Money, um app que funciona como um grande facilitador de transações financeiras e a possibilidade de uma carteira digital mobile para usar em todos os locais parceiros. O objetivo é digitalizar as transações físicas e transformar os smartphones em dispositivos de pagamento e recebimento para os pequenos e médios empreendedores. Mais segurança, conveniência e menores taxas.

-> Confira as funcionalidades do aplicativo Code Money.

Seja um adepto do mobile payment você também!


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...