O que é blockchain e qual o seu impacto no futuro?

O blockchain é certamente uma das invenções mais geniais dos últimos tempos. Com todo mundo falando sobre ele, alguns ainda não entenderam muito bem do que se trata. Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe pois você não está sozinho.

Na era da economia compartilhada, o blockchain chegou para permitir que a informação digital seja distribuída, e não copiada. Inicialmente concebido para dar suporte à moeda digital Bitcoin, o blockchain vem ganhando mais espaço e novos usos para ele estão sendo desenvolvidos.

O que é blockchain?

Não é preciso entender completamente como o blockchain funciona para você poder usá-lo, mas ter uma noção básica é importante.

Imagine uma planilha duplicada milhares de vezes em uma rede de computadores. Agora, imagine que essa rede foi planejada para atualizar constantemente a planilha e você tem uma compreensão básica do que é um blockchain.

Em termos mais técnicos, é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que possuem a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Cada transação é assinada com o objetivo de garantir sua autenticidade e sejam consideradas de alta integridade.

O blockchain não serve para registrar apenas transações financeiras, mas praticamente tudo de valor.

Qual o seu impacto no futuro?

O Brasil passa por um momento de forte crise política e econômica e uma das causas é a corrupção. Operação Lava-jato, as delações e as outras investigações da Polícia Federal são alguns dos termos mais lidos nas manchetes dos jornais.

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com blockchain.

Uma transação financeira tem duas informações principais: o valor e quem está recebendo esse valor. Quando essa transação é feita pelo Bitcoin, por exemplo, essas informações são enviadas de forma segura e ficam registradas em um banco de dados. O blockchain possui esses registros de forma criptografada, desde 2009, quando a moeda digital foi criada.

Quando pagamos impostos para o governo, é impossível fazer o rastreamento desse dinheiro e confirmar se ele realmente foi usado da forma correta ou foi para o bolso de alguém, ilegalmente. Com o Bitcoin e o blockchain, essa transação é rastreável, ou seja, é possível ver de onde saiu e quem recebeu e, assim, diminuir as falcatruas.

Sendo assim, essa é uma das formas de como o a tecnologia do blockchain pode ser muito benéfica para o país e para a economia em geral, que está cada vez mais descentralizada.

Leia também: O impacto da tecnologia nos negócios.

Até o próximo post!


Posts relacionados

Principais restaurantes em Campos do Jordão-SP

Principais restaurantes em Campos do Jordão-SP

Para quem está de passagem por Campos do Jordão, no estado de São Paulo, ou tem essa cidade...

Melhores padarias do Brasil

Melhores padarias do Brasil

Saborear um bom café com um pão fresquinho, feito a partir de fermentação natural, é a melhor coisa...