O mercado de meio de pagamentos em 2020

Já estamos no final de 2019 e agora é o momento de nos planejarmos para o próximo ano. No mercado de pagamentos já algumas novidades planejadas para 2020. Podemos esperar mais praticidade, agilidade e desburocratização em relação aos pagamentos.

A seguir, veremos quais são as principais novidades no setor de meio de pagamento para 2020. Confira!

Open Banking

O Open Banking é esperado para o segundo semestre de 2020. Por meio dele, o consumidor é quem passará a ter controle sobre os seus dados financeiros e não apenas a instituição financeira. 

O grande problema hoje é que as instituições financeiras não disponibilizam suas APIs, ou se disponibilizam o fazem de forma não padronizada. Porém, com o Open Banking, as instituições deverão disponibilizar as APIs de forma padronizada a fim de que os aplicativos de gestão financeira possam utilizá-las e, assim, oferecer um controle financeiro melhor para os seus consumidores.

Dessa forma, quem escolhe se as informações financeiras podem ser utilizadas pelos aplicativos de gestão financeiro é o próprio consumidor. O poder sobre os dados passa das instituições bancárias para o consumidor.

Pagamentos instantâneos

Outra solução financeira prevista para 2020 são os pagamentos instantâneos. Eles vão possibilitar que os consumidores realizem pagamentos em qualquer dia da semana e em qualquer horário do dia. 

Então, não importa se é sábado ou se é 5 horas da manhã, o pagamento poderá ser feito. E não é só isso. O dinheiro ficará disponível para o beneficiário em questão de segundos. 

Segundo o Banco Central, órgão que está regulamentando os pagamentos instantâneos no Brasil, essa nova solução deverá ser disponibilizada em novembro de 2020. 

Carteira digital

A carteira digital é um meio de pagamento em ascensão no Brasil. Ela, por exemplo, já é o principal meio de pagamento na China e o segundo na França. 

A carteira digital é um aplicativo que possibilita realizar pagamentos em estabelecimentos físicos, transferir dinheiro para amigos e até fazer pagamentos à distância. Elas costumam utilizar o QR Code como tecnologia para fazer as movimentações financeiras.

O que se espera para 2020 é que esse meio de pagamento continue crescendo no Brasil. Segundo um relatório da Worldplay, o uso da carteira digital no Brasil já representa 13%. O cartão de crédito ainda segue como líder, com 60%.

Biometria

Já utilizamos a biometria a fim de desbloquear os smartphones e para acessar contas bancárias, mas a novidade é que ela poderá ser utilizada para realizar pagamentos. Assim, em vez de utilizarmos o cartão de crédito, poderemos usar as nossas digitais na hora de pagarmos por nossas compras.

Em 2018, a Visa criou um projeto-piloto em parceria com os bancos Bank of Cyprus e Mountain America Credit Union para desenvolver um cartão de pagamento biométrico. Assim, a digital era cadastrada no cartão. Dessa forma, era só o consumidor ir nos estabelecimentos e, em vez de apresentar o cartão, fazer o reconhecimento da digital.

Espera-se que esse meio de pagamento seja disponibilizado em breve no Brasil. Assim, as pessoas não precisarão mais levar o cartão na hora de sair.Estas são as novidades para os meios de pagamento em 2020. Podemos esperar muitas mudanças no mercado e em como realizamos os nossos pagamentos. Aliás, convidamos você a utilizar desde já as carteiras digitais e experimentar como elas proporcionam praticidade no dia a dia. Baixe a carteira digital Code Money e comece a desfrutar dos benefícios.


Posts relacionados

Como receber de clientes com recorrência?

Como receber de clientes com recorrência?

Está pensando em lançar um produto mensal em que os clientes, por meio de uma assinatura, recebem esse...

As novidades das fintechs para 2020

As novidades das fintechs para 2020

Entramos em uma nova década e as novidades só estão começando no mercado financeiro. As fintechs, em 2020,...