O mercado de meio de pagamentos em 2020

Já estamos no final de 2019 e agora é o momento de nos planejarmos para o próximo ano. No mercado de pagamentos já algumas novidades planejadas para 2020. Podemos esperar mais praticidade, agilidade e desburocratização em relação aos pagamentos.

A seguir, veremos quais são as principais novidades no setor de meio de pagamento para 2020. Confira!

Open Banking

O Open Banking é esperado para o segundo semestre de 2020. Por meio dele, o consumidor é quem passará a ter controle sobre os seus dados financeiros e não apenas a instituição financeira. 

O grande problema hoje é que as instituições financeiras não disponibilizam suas APIs, ou se disponibilizam o fazem de forma não padronizada. Porém, com o Open Banking, as instituições deverão disponibilizar as APIs de forma padronizada a fim de que os aplicativos de gestão financeira possam utilizá-las e, assim, oferecer um controle financeiro melhor para os seus consumidores.

Dessa forma, quem escolhe se as informações financeiras podem ser utilizadas pelos aplicativos de gestão financeiro é o próprio consumidor. O poder sobre os dados passa das instituições bancárias para o consumidor.

Pagamentos instantâneos

Outra solução financeira prevista para 2020 são os pagamentos instantâneos. Eles vão possibilitar que os consumidores realizem pagamentos em qualquer dia da semana e em qualquer horário do dia. 

Então, não importa se é sábado ou se é 5 horas da manhã, o pagamento poderá ser feito. E não é só isso. O dinheiro ficará disponível para o beneficiário em questão de segundos. 

Segundo o Banco Central, órgão que está regulamentando os pagamentos instantâneos no Brasil, essa nova solução deverá ser disponibilizada em novembro de 2020. 

Carteira digital

A carteira digital é um meio de pagamento em ascensão no Brasil. Ela, por exemplo, já é o principal meio de pagamento na China e o segundo na França. 

A carteira digital é um aplicativo que possibilita realizar pagamentos em estabelecimentos físicos, transferir dinheiro para amigos e até fazer pagamentos à distância. Elas costumam utilizar o QR Code como tecnologia para fazer as movimentações financeiras.

O que se espera para 2020 é que esse meio de pagamento continue crescendo no Brasil. Segundo um relatório da Worldplay, o uso da carteira digital no Brasil já representa 13%. O cartão de crédito ainda segue como líder, com 60%.

Biometria

Já utilizamos a biometria a fim de desbloquear os smartphones e para acessar contas bancárias, mas a novidade é que ela poderá ser utilizada para realizar pagamentos. Assim, em vez de utilizarmos o cartão de crédito, poderemos usar as nossas digitais na hora de pagarmos por nossas compras.

Em 2018, a Visa criou um projeto-piloto em parceria com os bancos Bank of Cyprus e Mountain America Credit Union para desenvolver um cartão de pagamento biométrico. Assim, a digital era cadastrada no cartão. Dessa forma, era só o consumidor ir nos estabelecimentos e, em vez de apresentar o cartão, fazer o reconhecimento da digital.

Espera-se que esse meio de pagamento seja disponibilizado em breve no Brasil. Assim, as pessoas não precisarão mais levar o cartão na hora de sair.Estas são as novidades para os meios de pagamento em 2020. Podemos esperar muitas mudanças no mercado e em como realizamos os nossos pagamentos. Aliás, convidamos você a utilizar desde já as carteiras digitais e experimentar como elas proporcionam praticidade no dia a dia. Baixe a carteira digital Code Money e comece a desfrutar dos benefícios.


Posts relacionados

Como colocar créditos nos celular com cartão de crédito?

Como colocar créditos nos celular com cartão de crédito?

Um celular pré-pago proporciona mais liberdade para ajustarmos o valor de quanto queremos gastar por mês com ligações...

3 aplicativos de programa de fidelidade

3 aplicativos de programa de fidelidade

Ver o estabelecimento bem movimentado é um sonho de todo empreendedor. Para isso, os empreendedores costumam investir bastante...