O fim do dinheiro físico está próximo

Com os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos, os meios de pagamento digitais e as criptomoedas, como o Bitcoin, vêm ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo. O dinheiro físico por sua vez, apesar de ainda possuir uma base sólida, está cada vez menos sendo usado.

Apesar de ainda representarem boa parte das transações financeiras, a movimentação em dinheiro teve um crescimento de apenas 1,75% entre 2008 e 2012, enquanto a movimentação não-tradicional (virtual ou móvel) cresceu 14%.

Desvantagens do dinheiro físico

DURABILIDADE

As notas não são duráveis e possuem um pequeno tempo de validade, algo em torno de 6 anos. Para se ter uma ideia, os Estados Unidos jogam mais de 7.000 toneladas de notas no lixo todo ano.

CUSTO

O dinheiro em espécie possui um custo muito alto para ser mantido. O valor é estimado em aproximadamente 200 bilhões de dólares por ano (637 dólares por pessoa).

ANTI-HIGIÊNICO

A maior parte das notas contém milhares de bactérias prejudiciais à saúde.

Evolução dos meios de pagamento

 

Muitos podem tentar argumentar que nem todos têm o privilégio de poder abandonar o dinheiro e migrar para algo mais tecnológico. Grande parte da população mundial realmente não consegue obter uma conta bancária e, portanto, não poderia adquirir um cartão de crédito. Porém um celular (não precisa ser o modelo mais avançado) é bastante possível e, desse modo, os meios de pagamentos digitais entram em cena. Como é o caso do Equador, que 40% da população não é cadastrada no sistema bancário, contudo 100% dos domicílios possuem telefone celular.

Até mesmo em lugares mais pobres, como Quênia e Zimbábue, na África, já existem aplicativos que estão substituindo o dinheiro com sucesso, que não precisam de smartphones para funcionar, celulares rudimentares já conseguem utilizar o app.

Alguns países estão indo ainda mais longe com o objetivo de eliminar o uso de dinheiro físico entre a população. Desde 2013, a população sem-teto de Estocolmo vem aceitando cartão de crédito como dinheiro. A Dinamarca apresentou um plano para que em 2030 todo tipo de dinheiro físico seja abolido do país. Em algumas lojas, o dinheiro já foi até proibido.

A diminuição do uso do dinheiro de papel já é uma realidade, ainda que não tão explícita. Cartões de crédito e débito têm sua força, mas ainda esbarram em algumas barreiras burocráticas e bancárias.

Code Money é um aplicativo que foi feito para tudo e para todos. Pensando no futuro, ele funciona como um grande facilitador de transações financeiras. As taxas são reduzidas, não há necessidade de vínculo bancário, não é necessário uma conexão com a internet e possui diversas outras vantagens.

A migração para os meios de pagamentos digitais é uma questão de tempo e você não quer ficar para trás, não é mesmo?

Fique ligado aqui no blog e até o próximo post!


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...