Marketing Digital para Restaurantes e Lanchonetes

Antigamente, marketing e a publicidade costumavam ser panfletos, pôsteres e até anúncios de rádio ou na TV. Embora esses canais ainda sejam usados, não há dúvidas sobre a eficácia do marketing digital na para atrair clientes.

Hoje em dia, é impensável abrir uma empresa e não ter um site e contas nas redes sociais. Mais do que isso, é preciso estar ativo.

Em um mundo cada vez mais digital, é essencial que sua empresa se posicione na internet. Se você é dono de um restaurante ou lanchonete, é sua obrigação estar nas redes sociais mais indicadas para seu negócio, fidelizando clientes e conquistando novos.

Contudo para que isso saia como esperado, um marketing digital bem feito é primordial.

Saiba quem é o seu cliente

Antes de começar qualquer estratégia de marketing digital, é preciso saber quem é o seu público. O seu cliente é o elemento número um de uma empresa bem sucedida.

Conheça bem os seus clientes, o que eles esperam de um restaurante, a música que gostam de ouvir, as bebidas preferidas e, principalmente, quais redes sociais eles mais usam. Ou seja, para descobrir esses dados, é necessário fazer uma pesquisa muito bem elaborada.

Essa última informação vai determinar toda a sua estratégia de marketing digital e permitir atingir o público de forma precisa.

Esteja nas redes sociais relevantes

Agora é a hora de criar perfis nas redes sociais que os clientes mais passam o tempo. É muito provável que essas redes sejam o Facebook e o Instagram. O Twitter pode ser muito útil se usado da forma certa e se seus consumidores estiverem lá.

É muito importante que você poste conteúdo todos os dias. Conecte-se com seu público, responda os comentários, seja engraçado quando precisar, mas também saiba ser sério e eficiente. Seja uma marca ativa, ouça seu cliente e busque engajamento.

Cadastre o estabelecimento no Google Maps

Para que o seu restaurante ou lanchonete possa ser achado com facilidade na internet, você deve cadastrá-lo nos serviços de mapas, como o Google Maps através do Google Meu Negócio.

Desenvolva uma identidade

Clientes gostam de marcas com personalidade. A personalidade será a sua identidade e ela será a base para a sua comunicação. Defina sua visão, crie uma essência, conte sua história e, a partir disso, produza conteúdo que vai refletir essa essência.

Dessa forma, os clientes vão se conectar melhor com a marca e desenvolver emoções por ela. Procure agradar o público, mas não perca a autenticidade.

Faça promoções e crie eventos

O Facebook e Instagram são ótimas ferramentas para esse propósito. Criar eventos no Facebook sobre algo que irá ocorrer no seu estabelecimento é um ótimo instrumento de engajamento.

Promoções no Instagram (ou até mesmo no Facebook) tendem a funcionar muito bem, basta saber o que é permitido em cada rede social.

Meça os resultados

Você nunca saberá o quão bem sucedido suas estratégias de marketing digital são, se não acompanhar os resultados. Mas, para isso, é preciso traçar objetivos. Se o resultado desejado fosse obter 1.000 acessos no site, ou se for medir quantos cliques um link obteve ou se deseja medir, de fato, as vendas ocorridas. Certifique-se de identificar um objetivo para depois analisar os resultados e definir o que precisa ser alterado.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e até a próxima!


Posts relacionados

Asaas adquire carteira digital Code Money

Asaas adquire carteira digital Code Money

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”...

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

É excelente ter você aqui, isso é sinal que você está buscando alternativas para realizar cobranças, certo?! Existem...