Marketing Digital para Restaurantes e Lanchonetes

Antigamente, marketing e a publicidade costumavam ser panfletos, pôsteres e até anúncios de rádio ou na TV. Embora esses canais ainda sejam usados, não há dúvidas sobre a eficácia do marketing digital na para atrair clientes.

Hoje em dia, é impensável abrir uma empresa e não ter um site e contas nas redes sociais. Mais do que isso, é preciso estar ativo.

Em um mundo cada vez mais digital, é essencial que sua empresa se posicione na internet. Se você é dono de um restaurante ou lanchonete, é sua obrigação estar nas redes sociais mais indicadas para seu negócio, fidelizando clientes e conquistando novos.

Contudo para que isso saia como esperado, um marketing digital bem feito é primordial.

Saiba quem é o seu cliente

Antes de começar qualquer estratégia de marketing digital, é preciso saber quem é o seu público. O seu cliente é o elemento número um de uma empresa bem sucedida.

Conheça bem os seus clientes, o que eles esperam de um restaurante, a música que gostam de ouvir, as bebidas preferidas e, principalmente, quais redes sociais eles mais usam. Ou seja, para descobrir esses dados, é necessário fazer uma pesquisa muito bem elaborada.

Essa última informação vai determinar toda a sua estratégia de marketing digital e permitir atingir o público de forma precisa.

Esteja nas redes sociais relevantes

Agora é a hora de criar perfis nas redes sociais que os clientes mais passam o tempo. É muito provável que essas redes sejam o Facebook e o Instagram. O Twitter pode ser muito útil se usado da forma certa e se seus consumidores estiverem lá.

É muito importante que você poste conteúdo todos os dias. Conecte-se com seu público, responda os comentários, seja engraçado quando precisar, mas também saiba ser sério e eficiente. Seja uma marca ativa, ouça seu cliente e busque engajamento.

Cadastre o estabelecimento no Google Maps

Para que o seu restaurante ou lanchonete possa ser achado com facilidade na internet, você deve cadastrá-lo nos serviços de mapas, como o Google Maps através do Google Meu Negócio.

Desenvolva uma identidade

Clientes gostam de marcas com personalidade. A personalidade será a sua identidade e ela será a base para a sua comunicação. Defina sua visão, crie uma essência, conte sua história e, a partir disso, produza conteúdo que vai refletir essa essência.

Dessa forma, os clientes vão se conectar melhor com a marca e desenvolver emoções por ela. Procure agradar o público, mas não perca a autenticidade.

Faça promoções e crie eventos

O Facebook e Instagram são ótimas ferramentas para esse propósito. Criar eventos no Facebook sobre algo que irá ocorrer no seu estabelecimento é um ótimo instrumento de engajamento.

Promoções no Instagram (ou até mesmo no Facebook) tendem a funcionar muito bem, basta saber o que é permitido em cada rede social.

Meça os resultados

Você nunca saberá o quão bem sucedido suas estratégias de marketing digital são, se não acompanhar os resultados. Mas, para isso, é preciso traçar objetivos. Se o resultado desejado fosse obter 1.000 acessos no site, ou se for medir quantos cliques um link obteve ou se deseja medir, de fato, as vendas ocorridas. Certifique-se de identificar um objetivo para depois analisar os resultados e definir o que precisa ser alterado.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e até a próxima!


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...