Experiência gastronômica é diferencial para fidelizar clientes

A atual juventude não sai mais de casa apenas porque está com fome. Ela necessita de algo a mais para não pedir um delivery. Esse algo a mais se chama experiência gastronômica.

A experiência gastronômica não é só a questão de os pratos estarem saborosos. É preciso abranger os outros sentidos. Isso pode acontecer por meio da música ambiente, da decoração, das cores, do cardápio e de todo o restaurante em si.

Quando um cliente tem uma boa experiência gastronômica será muito mais fácil dele querer voltar em seu estabelecimento. Assim, você começa a ter uma fidelização maior de clientes para o seu restaurante.

A seguir, confira algumas formas para que você possa criar ou transformar seu negócio já com o foco em experiência.

Foque no cliente

Quem vai passar pela experiência em seu estabelecimento é o cliente. Por isso, ele precisa ser um dos seus centros de atenção. Se o seu negócio é novo, procure saber quem são as pessoas que você pretende atrair para o seu estabelecimento. Quando tiver um perfil, comece a pensar de que forma aquela pessoa poderia ter seus sentidos aguçados e gostar da experiência.

Se você já tem um restaurante ou outro estabelecimento aberto e quer melhorar a forma com que seu público interage com o ambiente, faça uma pesquisa com eles para saber quais são seus pontos fortes. A partir disso, fortaleça aquilo que já está proporcionando resultados e melhores os fatores que estão prejudicando seu estabelecimento.

Apresente um cardápio alinhado ao seu restaurante

Você já entrou em algum restaurante ou cafeteria que tinha um tipo de decoração e ambientação, mas na hora que olhou o cardápio os pratos não tinham muita relação com o que era oferecido visualmente? Pois bem, isso aconteceu porque o cardápio não estava alinhado com a proposta do restaurante.

É preciso pensar na experiência do consumidor como um todo. Não basta apenas pensar na música ambiente, na decoração e nas roupas dos funcionários. É preciso que os pratos oferecidos também estejam de acordo com a proposta do estabelecimento.

Por exemplo, se o restaurante tem uma pegada sustentável e de valorização do alimento, ele vai ter pratos feitos com alimentos orgânicos, comprados de produtores locais e com processos feitos todos no restaurante. Ou seja, um prato com maionese pronta e outros alimentos industrializados não deveriam compor o cardápio.

Dê atenção à identidade do seu restaurante

As pessoas não querem apenas entrar em um estabelecimento para comer e ir embora. Elas querem se sentir em um ambiente diferente e que proporcione bons momentos a ela. Que ela lembre daquele lugar e sinta bons sentimentos. Para isso, é imprescindível cuidar da identidade do seu restaurante.

Aqui falamos tanto da decoração interna e externa, como a logo e a forma com que são utilizadas as redes sociais do estabelecimento. Por exemplo, se o seu negócio é uma hamburgueria inspirada nos pubs norteamericanos, com algumas Harley Davidson em exposição, não faz sentido ter uma música ambiente no estilo sertanejo. Lembre-se que todos os sentidos precisam ser considerados.

Foque no produto

Ultimamente tem estado em alta a questão do Slow Food e do modo original de preparo de alguns pratos. Você pode utilizar desses movimentos em seu estabelecimento para atrair o público.

Dessa forma, seu diferencial fica por conta dos seus alimentos, que têm selos de origem, que respeitam a sazonalidade e a história do produtor. Para que a estratégia fique completa, treine seus funcionários a contarem a história sobre a produção do alimento e de onde cada um deles vem. Assim, você oferece um produto e atendimento diferenciados.

Procure entender o que você quer transmitir em seu negócio e qual público em intenção de atingir. Depois que isso estiver definido, comece alinhar as outras partes do estabelecimento, como cardápio, decoração e atendimento à experiência que quer passar ao consumidor.Hoje em dia, a fidelização de clientes em restaurante está se dando, em grande parte, pela experiência que cada cliente vive dentro do seu estabelecimento. Então, não perca mais tempo, começe a fidelizar seus clientes.


Posts relacionados

Asaas adquire carteira digital Code Money

Asaas adquire carteira digital Code Money

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”...

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

É excelente ter você aqui, isso é sinal que você está buscando alternativas para realizar cobranças, certo?! Existem...