Experiência gastronômica é diferencial para fidelizar clientes

A atual juventude não sai mais de casa apenas porque está com fome. Ela necessita de algo a mais para não pedir um delivery. Esse algo a mais se chama experiência gastronômica.

A experiência gastronômica não é só a questão de os pratos estarem saborosos. É preciso abranger os outros sentidos. Isso pode acontecer por meio da música ambiente, da decoração, das cores, do cardápio e de todo o restaurante em si.

Quando um cliente tem uma boa experiência gastronômica será muito mais fácil dele querer voltar em seu estabelecimento. Assim, você começa a ter uma fidelização maior de clientes para o seu restaurante.

A seguir, confira algumas formas para que você possa criar ou transformar seu negócio já com o foco em experiência.

Foque no cliente

Quem vai passar pela experiência em seu estabelecimento é o cliente. Por isso, ele precisa ser um dos seus centros de atenção. Se o seu negócio é novo, procure saber quem são as pessoas que você pretende atrair para o seu estabelecimento. Quando tiver um perfil, comece a pensar de que forma aquela pessoa poderia ter seus sentidos aguçados e gostar da experiência.

Se você já tem um restaurante ou outro estabelecimento aberto e quer melhorar a forma com que seu público interage com o ambiente, faça uma pesquisa com eles para saber quais são seus pontos fortes. A partir disso, fortaleça aquilo que já está proporcionando resultados e melhores os fatores que estão prejudicando seu estabelecimento.

Apresente um cardápio alinhado ao seu restaurante

Você já entrou em algum restaurante ou cafeteria que tinha um tipo de decoração e ambientação, mas na hora que olhou o cardápio os pratos não tinham muita relação com o que era oferecido visualmente? Pois bem, isso aconteceu porque o cardápio não estava alinhado com a proposta do restaurante.

É preciso pensar na experiência do consumidor como um todo. Não basta apenas pensar na música ambiente, na decoração e nas roupas dos funcionários. É preciso que os pratos oferecidos também estejam de acordo com a proposta do estabelecimento.

Por exemplo, se o restaurante tem uma pegada sustentável e de valorização do alimento, ele vai ter pratos feitos com alimentos orgânicos, comprados de produtores locais e com processos feitos todos no restaurante. Ou seja, um prato com maionese pronta e outros alimentos industrializados não deveriam compor o cardápio.

Dê atenção à identidade do seu restaurante

As pessoas não querem apenas entrar em um estabelecimento para comer e ir embora. Elas querem se sentir em um ambiente diferente e que proporcione bons momentos a ela. Que ela lembre daquele lugar e sinta bons sentimentos. Para isso, é imprescindível cuidar da identidade do seu restaurante.

Aqui falamos tanto da decoração interna e externa, como a logo e a forma com que são utilizadas as redes sociais do estabelecimento. Por exemplo, se o seu negócio é uma hamburgueria inspirada nos pubs norteamericanos, com algumas Harley Davidson em exposição, não faz sentido ter uma música ambiente no estilo sertanejo. Lembre-se que todos os sentidos precisam ser considerados.

Foque no produto

Ultimamente tem estado em alta a questão do Slow Food e do modo original de preparo de alguns pratos. Você pode utilizar desses movimentos em seu estabelecimento para atrair o público.

Dessa forma, seu diferencial fica por conta dos seus alimentos, que têm selos de origem, que respeitam a sazonalidade e a história do produtor. Para que a estratégia fique completa, treine seus funcionários a contarem a história sobre a produção do alimento e de onde cada um deles vem. Assim, você oferece um produto e atendimento diferenciados.

Procure entender o que você quer transmitir em seu negócio e qual público em intenção de atingir. Depois que isso estiver definido, comece alinhar as outras partes do estabelecimento, como cardápio, decoração e atendimento à experiência que quer passar ao consumidor.Hoje em dia, a fidelização de clientes em restaurante está se dando, em grande parte, pela experiência que cada cliente vive dentro do seu estabelecimento. Então, não perca mais tempo, começe a fidelizar seus clientes.


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