Dicas para usar o WhatsApp em seu estabelecimento

Os aplicativos fazem parte da nossa vida, seja para pedir comida, controlar seu tempo, conversar com outras pessoas, dividir a conta ou fazer novas amizades. O WhatsApp, por exemplo, é um app que tem a finalidade de facilitar a comunicação entre as pessoas.

Porém, com o surgimento do WhatsApp Business, o app partiu do pessoal para auxiliar na comunicação de empresas. Sendo assim, o WhatsApp auxilia no atendimento de estabelecimentos, sejam eles grandes ou pequenos. Dessa forma, o contato com os clientes ficou mais próximo.

Quer saber como utilizar este app em sua empresa da melhor forma? Então, confira as dicas que separamos para você. Elas foram divididas em 3 grandes áreas. Confira!

Atendimento

O WhatsApp Business foi criado com o objetivo de melhorar a comunicação entre as empresas e seus clientes. Ele funciona como um canal mais direto para que se possa esclarecer dúvidas e guiar os novos clientes pelo funil de vendas.

Sendo assim, divulgue o seu número em outros canais, como no site ou blog da empresa, em banners e outdoors. Dessa forma, as pessoas que se interessarem por um produto ou serviço seu podem entrar em contato com sua empresa pelo aplicativo.

Sempre que alguém entrar em contato, converse com ela no tom de voz adequado. Mas qual seria esse tom de voz? Bem, isso precisa ser definido de acordo com o que sua empresa vende e qual público ela atende.

Além disso, para evitar que você passe o dia inteiro utilizando apenas o smartphone para responder as mensagens, é possível utilizar o WhatsApp Web. Ao ler o QR Code da tela com seu app do celular, é possível utilizar o WhatsApp Business pelo computador, o que facilita o trabalho.

Outra dica sobre atendimento é poder utilizar tags para marcar em qual estágio da jornada de compra está cada contato. Isso agiliza o atendimento, evita erros e faz com que se torne mais assertivo o conteúdo da próxima mensagem.

Além de tudo isso, ainda temos a opção de criar mensagens rápidas e automáticas. Elas podem ser usadas quando sua empresa não está mais no horário de atendimento. Assim, quando alguém entrar em contato, o app vai enviar uma mensagem automática dizendo “Olá, recebemos sua mensagem. Retornaremos o mais breve possível.”. Assim, seu cliente não fica sem resposta.

Marketing

Além de utilizar o WhatsApp Business no atendimento, ele é uma excelente ferramenta para as campanhas de marketing. Pois seu engajamento é muito bom. Porém, é recomendado evitar mandar muitas mensagens para os contatos.

Sendo assim, envie uma mensagem a cada 15 ou 7 dias. Além disso, mande só para as pessoas que têm interesse. Para isso, crie um formulário em seu site onde as pessoas podem cadastrar seus números e, assim, receber as novidades pelo aplicativo.

Quando quiser mandar mensagens em massa, você pode fazer uma transmissão ou criar um grupo. Porém, prefira a primeira opção, já que nos grupos os contatos das pessoas vão ficar expostos para todos os outros integrantes.

Sobre os conteúdos que você pode compartilhar, prefira os que vão ser virais, como sorteios, promoções e descontos. Quando lançar produtos ou serviços novos também compartilhe em seu WhatsApp. Entre os formatos, eles podem ser vídeos, imagens ou mensagens. A questão é sempre utilizar a linguagem do seu negócio.

Pagamento

Por último, mas não menos importante, o WhatsApp Business pode ser utilizado para enviar links de pagamento. Isso mesmo! Assim, é possível que seus clientes façam pagamentos a distância.

Para isso, é necessário contar com um aplicativo extra de pagamento. Hoje em dia, os que dispõem deste tipo de funcionalidade é o Code Money, o PagSeguro e o PayPal, por exemplo. Por meio deles é possível criar um link para enviar ao seu cliente através do WhatsApp e, assim, ele pode clicar e pagar.

Como se pode ver, o WhatsApp Business vai muito além de apenas auxiliar no atendimento da sua empresa. Ele é uma ferramenta para o marketing e até para receber pela venda dos seus produtos ou serviços.

Saiba mais como os aplicativos podem auxiliar em seu negócio ao ler nosso post sobre apps que permitem pagamento via QR Code.


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