Dicas para começar o próprio negócio

Os finais e inícios de ano costumam ser momentos de reflexões e tomadas de decisões importantes na vida de muitas pessoas, como a possibilidade de começar o próprio negócio.

Abrir um empreendimento  próprio requer muita dedicação, estudo e planejamento, pois isso separamos algumas dicas importantes para você que pensa em começar sua própria empresa em 2018.

Entenda sobe o negócio que pretende começar

É essencial que você entenda sobre a área que pretende se inserir. Não adianta investir em algo promissor se você não conhece nada sobre aquilo.

Essa regra também vale para hobbies. Recomenda-se empreender naquilo que você conhece, e não necessariamente em algo que é apenas seu hobby.

Caso você queira tornar o seu hobby o seu negócio principal, estude-o bastante para se tornar um grande conhecedor.

Caso você decida investir em uma franquia, essa dica também vale. Invista em empresas já bem estabelecidas e evite o incerto.

Prepare-se financeiramente

Faça uma planilha detalhada e coloque todos os possíveis gastos com despesas e imprevistos nela. É melhor prevenir do que remediar, já diz o ditado. Assim, a dica é se prevenir e avaliar o que você pode ou não gastar.

O investimento inicial necessário, qual deverá ser o tamanho da equipe e quanto deverá ser separado para ativos fixos e para capital de giro são gastos que deverão ser muito bem planejados.

Escolha um bom lugar

Para negócios que dependem de um contato mais direto e pessoal é imprescindível a escolha de um bom ponto comercial.

O sucesso do empreendimento vai depender diretamente desse fator, portanto fazer um investimento em um local que vai lhe trazer retorno é essencial.

Apostar em um local que é conhecido por ter lojas que vendem produtos similares é uma ótima opção.

Cuidado com os negócios na moda

Um erro comum é apostar em empreendimentos que estão tendo sucesso de momento, tais como as paleterias, por exemplo.

A dica aqui é buscar produtos ou serviços que continuarão existindo e que tendem a ter uma demanda fixa.

Tenha um plano de negócios

Ter um bom plano de negócios é primordial para obter sucesso. Uma pesquisa do SEBRAE aponta que 33% dos novos empreendimentos não conseguiram completar dois anos em 2016.

É mais do que necessário definir o valor do investimento, as metas, a estratégia de marketing e vendas e estimar-se um prazo de retorno.

Estude bastante

Faça cursos de capacitação, leia sobre o mercado e as últimas notícias, se informe. O empreendedor precisa estar antenado o tempo todo, então quanto mais conhecimento, melhor, para que a empresa esteja sempre inovando.

A dica final é deixar a preguiça de lado. Abrir o próprio negócio vai te dar mais trabalho do que nunca. É preciso muita dedicação e disciplina para levar o empreendimento ao sucesso.

Boa sorte e até a próxima!


Posts relacionados

Asaas adquire carteira digital Code Money

Asaas adquire carteira digital Code Money

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”...

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

É excelente ter você aqui, isso é sinal que você está buscando alternativas para realizar cobranças, certo?! Existem...