
O Brasil vem passando por uma crise político-econômica generalizada e os donos de negócios precisam agir para não deixar isso afetar a empresa. É necessário ir além e buscar maneiras para, não só fidelizar os clientes já existentes, mas também atrair novos clientes.
Não é uma tarefa fácil, pois, na crise, o consumidor muda seu comportamento, pois quer gastar menos. O trabalho do empreendedor é garantir que suas vendas não caiam, então é hora de pensar em estratégias para tentar conseguir novos consumidores para seu produto ou serviço.
Selecionamos as melhores dicas para atrair clientes em período de crise, confira:
Fidelização dos clientes antigos
Primeiramente, é muito importante que você priorize os clientes que sua empresa já possui. Além de custar menos, é mais fácil procurar contato com eles e fazer uma nova venda. Ainda, busque estratégias para aumentar a frequência com que esse cliente faz compras e também para que os gastos sejam maiores.
Bom atendimento é essencial
A primeira impressão é a que fica e um bom atendimento é sempre o melhor jeito de conquistar o cliente. Além do cliente ter sempre razão (na maioria das vezes), é importante sempre tratá-lo bem e fazê-lo se sentir confortável e confiante na sua compra. O cliente deve ver o vendedor como um parceiro e não como um simples vendedor; o cliente deve se sentir especial.
Relacionamento forte e duradouro
Agora que você conquistou um novo cliente com um bom atendimento ou buscou o contato com um cliente antigo, deve-se trabalhar para que o relacionamento seja forte e duradouro. Ou seja, o cliente deve desejar utilizar os serviços da empresa novamente e com frequência.
Com algumas ações simples, é possível fazer isso, como promover eventos de lançamento de novos produtos, campanhas de desconto etc.
Para que isso se concretize, o setor de pós-venda deve trabalhar a todo vapor. Deve-se fazer um contato com o cliente para saber como foi a experiência e receber um feedback. O cliente irá se sentir importante.
Investimento em marketing
O corte de investimento no setor de marketing é fatal. Quanto menos ações de marketing, menos vendas.
Capacitação da equipe
Uma capacitação da equipe bem feita e a habilidade de motivar seus vendedores é muito importante para que ocorram mais vendas.
Reavaliação dos produtos
Em tempos difíceis é preciso fazer escolhas difíceis. É hora de reavaliar o catálogo e analisar quais produtos estão valendo a pena o investimento e quais precisam ser deixados de lado.
Faça uma pesquisa nos preços da concorrência e, se necessário, ajuste o custo-benefício do seu produto.
Atrair novos clientes não é fácil. No entanto, colocando em prática essas estratégias seu negócio vai se destacar do resto.
Boa sorte e até a próxima!
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