Dicas para atrair clientes em período de crise

O Brasil vem passando por uma crise político-econômica generalizada e os donos de negócios precisam agir para não deixar isso afetar a empresa. É necessário ir além e buscar maneiras para, não só fidelizar os clientes já existentes, mas também atrair novos clientes.

Não é uma tarefa fácil, pois, na crise, o consumidor muda seu comportamento, pois quer gastar menos. O trabalho do empreendedor é garantir que suas vendas não caiam, então é hora de pensar em estratégias para tentar conseguir novos consumidores para seu produto ou serviço.

Selecionamos as melhores dicas para atrair clientes em período de crise, confira:

Fidelização dos clientes antigos

Primeiramente, é muito importante que você priorize os clientes que sua empresa já possui. Além de custar menos, é mais fácil procurar contato com eles e fazer uma nova venda. Ainda, busque estratégias para aumentar a frequência com que esse cliente faz compras e também para que os gastos sejam maiores.

Bom atendimento é essencial

A primeira impressão é a que fica e um bom atendimento é sempre o melhor jeito de conquistar o cliente. Além do cliente ter sempre razão (na maioria das vezes), é importante sempre tratá-lo bem e fazê-lo se sentir confortável e confiante na sua compra. O cliente deve ver o vendedor como um parceiro e não como um simples vendedor; o cliente deve se sentir especial.

Relacionamento forte e duradouro

Agora que você conquistou um novo cliente com um bom atendimento ou buscou o contato com um cliente antigo, deve-se trabalhar para que o relacionamento seja forte e duradouro. Ou seja, o cliente deve desejar utilizar os serviços da empresa novamente e com frequência.

Com algumas ações simples, é possível fazer isso, como promover eventos de lançamento de novos produtos, campanhas de desconto etc.

Para que isso se concretize, o setor de pós-venda deve trabalhar a todo vapor. Deve-se fazer um contato com o cliente para saber como foi a experiência e receber um feedback. O cliente irá se sentir importante.

Investimento em marketing

O corte de investimento no setor de marketing é fatal. Quanto menos ações de marketing, menos vendas.

Capacitação da equipe

Uma capacitação da equipe bem feita e a habilidade de motivar seus vendedores é muito importante para que ocorram mais vendas.

Reavaliação dos produtos

Em tempos difíceis é preciso fazer escolhas difíceis. É hora de reavaliar o catálogo e analisar quais produtos estão valendo a pena o investimento e quais precisam ser deixados de lado.

Faça uma pesquisa nos preços da concorrência e, se necessário, ajuste o custo-benefício do seu produto.

Atrair novos clientes não é fácil. No entanto, colocando em prática essas estratégias seu negócio vai se destacar do resto.

Boa sorte e até a próxima!


Posts relacionados

Principais restaurantes em Campos do Jordão-SP

Principais restaurantes em Campos do Jordão-SP

Para quem está de passagem por Campos do Jordão, no estado de São Paulo, ou tem essa cidade...

Melhores padarias do Brasil

Melhores padarias do Brasil

Saborear um bom café com um pão fresquinho, feito a partir de fermentação natural, é a melhor coisa...