Dicas para atendimento ao cliente através do WhatsApp

O uso do WhatsApp vem crescendo consideravelmente e, hoje, é o principal meio de comunicação por mensagem entre os brasileiros.

Pensando na comodidade e melhora do atendimento ao cliente, muitas empresas já adotaram o aplicativo como uma das principais formas de se comunicar com o cliente.

Porém é preciso se atentar a algumas dicas para que o atendimento saia da melhor forma possível. Afinal, o atendimento é uma das principais etapas de venda de um produto ou serviço.

Confira 5 dicas para atendimento ao cliente através do WhatsApp.

Tenha um aparelho apenas para WhatsApp

De forma alguma use o seu celular pessoal ou mesmo o da empresa para fazer o atendimento ao cliente através do WhatsApp.

Por uma questão de organização e eficiência, tenha um aparelho que será utilizado somente para essa função. Assim, evita-se mandar mensagens para pessoas indevidas ou mesmo se distrair com mensagens ou aplicativos indevidos de outro telefone.

Faça uma divulgação do novo canal

De nada adianta você começar a usar o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, mas não divulgar o novo canal.

Procure informar no seu website, na assinatura de e-mail e nas redes sociais em geral que agora você atende via WhatsApp.

Organize seus clientes com rótulos

Rotule seus clientes para um melhor controle dos mesmos. Faça uma categorização de todos os clientes que enviarem mensagem. Por exemplo, você pode começar a rotular clientes como “Prioritários, Constantes, Pedidos Pendentes, Clientes promocionais” ou da forma como achar melhor. Certamente, seus contatos ficarão mais organizados e o atendimento será mais eficiente.

Fale a linguagem do cliente

A comunicação entre a empresa e o cliente deve ser a mais transparente possível e todos devem se entender. Para isso, a empresa deve estudar o cliente e entender como ele se comunica, para conversar com ele da melhor forma possível.

Evite tratamentos muito robotizados ou impessoais. O cliente valoriza que alguém do outro lado é uma pessoa, que se comunica de forma humana.

Gírias e abreviamentos só são válidos se o seu cliente também se comunica dessa maneira.

Evite Spam

Spam são mensagens chatas, geralmente promocionais e enviadas com muita frequência. Ninguém gosta disso, portanto evite esse tipo de mensagem.

Uma outra dica valiosa aqui é: só envie mensagens por WhatsApp para pessoas que deram essa permissão, seja pessoalmente em uma conversa ou concordando com algum termo online. Se o cliente não autorizou receber mensagens, evite o envio.

Ainda, evite mensagens no fim da noite ou nos fins de semana e feriados.

O WhatsApp tem tudo para ser um grande aliado no atendimento ao cliente. Siga essas dicas e conquistará ainda mais consumidores.

Até a próxima.

 


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