Dicas para agilizar o atendimento de um negócio

Uma empresa de sucesso preza pelo bom relacionamento com seus clientes, e um atendimento de qualidade é o primeiro passo para um relacionamento positivo. A primeira interação do cliente se dá com o atendimento, portanto essa experiência deve ser satisfatória para o consumidor.

A empresa pode oferecer o melhor produto do mercado, mas se o atendimento for precário, trará consequências negativas para o negócio. O empresário inteligente investirá tempo e dinheiro para melhorar cada vez mais o atendimento ao cliente a fim de proporcionar a melhor experiência possível.

Esse artigo tem como objetivo apresentar dicas de como agilizar o atendimento do seu negócio e conquistar cada vez mais clientes fiéis.

1. Treinamento

 

Em primeiro lugar, o profissional de atendimento ou a equipe selecionada para desenvolver essa função deve estar bem preparada e isso significa desenvolver habilidades específicas. A educação é a principal, mas não deve-se esquecer de outras igualmente importantes. Entre elas:

  • Simpatia;
  • Empatia;
  • Paciência;
  • Comunicação clara e direta;
  • Ética;
  • Conhecimento;
  • Reconhecer que o cliente tem sempre razão;
  • Ouvir o consumidor;
  • Admitir erros.

2. Tempo e espera

 

Otimize o tempo de atendimento a fim de evitar as filas. Se impedir as filas é impossível, planeje bem o ambiente para que o cliente sinta-se confortável e não fique estressado. O atendimento deve ser rápido e direto, sem delongas para que o cliente tenha desejo de repetir o processo, se necessário.

3. Tratamento

 

A equipe de funcionários deve fazer o máximo para que os clientes sejam tratados da melhor forma possível. Educação e simpatia em primeiro lugar, além de serem solícitos e sempre disponíveis, mas sem pressionar o possível consumidor. Chamar pelo nome é uma boa estratégia de venda, assim como tirar dúvidas e dar sugestões no momento certo.

4. Informatização

 

A empresa deverá agilizar o acesso à informação e, consequentemente, ao atendimento. Portanto, quanto maior a informatização dos sistemas, melhor. Além de diminuir as chances de erro, reduzirá o tempo gasto e expandirá a velocidade com que os processos são resolvidos.

5. Divisão de setores

Defina bem os setores do seu negócio. Um bom atendimento é aquele que consegue ser efetivo nesse aspecto. Por exemplo, a área de troca deve ser diferente da área da compra de novos produtos ou serviços.

6. Novas contratações

 

Se perceber que é necessário fazer a contratação de mais funcionários, não perca tempo ou ache que isso não é importante. A falta de atendentes pode afetar o relacionamento com o cliente e prejudicar a experiência do serviço.

7. Pagamento

 

Pagamentos offline estão cada dia menos populares. Uma forma de agilizar o atendimento é digitalizando as transações físicas com um aplicativo de pagamento. O Code Money é um sistema que transforma os smartphones em dispositivos de recebimento e pagamento, facilitando todo o processo.

Em suma, o atendimento ao cliente é de extrema importância pois é o primeiro contato do cliente com seu negócio e, portanto, a experiência deve ser positiva em todos os sentidos. Invista tempo e dinheiro para melhorar e agilizar esse serviço e se destacar no mercado.

Gostou das dicas? Fique ligado em nosso blog para mais dicas como essa e até a próxima!


Posts relacionados

A expansão do QR Code como meio de pagamento no Brasil

A expansão do QR Code como meio de pagamento no Brasil

Os pagamentos com QR Code já são uma realidade em diversos países pelo mundo, como China, Suécia, Holanda...

Quais as diferenças entre os níveis do ranking Code Money?

Quais as diferenças entre os níveis do ranking Code Money?

O Code Money é uma carteira digital que conta com algumas funcionalidades, como pagar por suas compras em...