Dicas para a gestão de pessoas em seu restaurante

Quando temos um restaurante, seja ele pequeno ou grande, precisamos dar atenção não só ao financeiro e ao organizacional. É necessário também fazer uma boa gestão de pessoas. Afinal, é a sua equipe é um dos pilares que faz com que seu restaurante abra diariamente.

Sendo assim, listamos dicas de gestão de pessoas para você colocar em prática no seu negócio. Confira!

Saiba ser um líder

Hoje em dia é muito importante saber ser um líder. Ele não é o mesmo que um chefe que só delega tarefas e pronto. Um líder precisa ter uma visão mais completa da sua equipe e conhecer o perfil de cada um.

Dessa forma, em um restaurante ele vai entender como é o perfil de trabalho de cada funcionário e colocá-lo em uma função em que ele possa mostrar seu potencial. Além disso, o líder precisa saber gerenciar as crises na equipe e motivá-la.

Motive sua equipe

Um funcionário motivado vai querer continuar dando o melhor de si para o restaurante. Sendo assim, uma das funções de um gestor de pessoas é manter seus funcionários motivados.

Para isso, podem ser aplicadas algumas estratégias, como incentivos econômicos, missão da empresa, desafios, valorização e possibilidade de crescimento. Então, em um restaurante, você pode oferecer bônus a quem vender mais ou ao funcionário do mês e deixar claro que qualquer membro da equipe pode subir de cargo, por exemplo.

Assim, cada funcionário vai querer dar o seu melhor para conquistar o que deseja. No fim, isso faz com que a equipe trabalhe mais motivada.

Dê feedbacks

É importante que o funcionário saiba como está seu desempenho. Isso é feito por meio dos feedbacks dados pelo líder da equipe. Sendo assim, de forma periódica, chame os funcionários, um por vez, até sua sala para conversar com ele e falar como está o seu trabalho.

Destaque os pontos positivos primeiro com o objetivo de que ele saiba que está contribuindo de alguma forma para a empresa. Depois cite quais são os pontos que precisam ser melhorados para que ele possa atingir seu potencial máximo.

Dessa forma, sua equipe consegue evoluir profissionalmente. Isso é bom tanto para os próprios funcionários como para seu restaurante.

Estimule a participação dos funcionários

Uma dica muito importante é pedir aos seus funcionários que também deem seu feedback sobre a empresa e sobre os seus colegas de trabalho. Sendo assim, de forma periódica, peça para que eles preencham uma pesquisa sobre como está seu trabalho e como é a rotina com seus colegas.

Além disso, incentive-os a darem ideias para o crescimento do restaurante e até para a resolução de problemas. Para as melhores ideias dê uma recompensa, que pode ser um jantar no seu restaurante ou um vale-presente, por exemplo.

Comemore as conquistas

Sabe quando seu estabelecimento lota e ele atinge a meta diária? Por que não comemorar isso com seus funcionários?

Pois bem, quando isso acontece você pode oferecer alguma bebida de graça no final do dia de trabalho, dar uma lembrança ou mesmo se reunir no final do expediente para comemorar.

São esses pequenos atos que fazem com que sua equipe continue motivada e feliz por trabalhar em seu restaurante. E quando temos pessoas felizes trabalhando, temos mais rendimento e um serviço mais bem feito!

Todas essas dicas de gestão de pessoas vão fazer a diferença em seu estabelecimento, se colocadas em prática. A gestão de restaurante envolve não só cuidar do caixa, do estoque ou do marketing, mas também da equipe que trabalha no estabelecimento.Já que estamos falando sobre gestão, confira nosso post sobre aplicativos que vão ajudar na gestão do seu restaurante.


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