Custos fixos e variáveis como reduzir?

Toda empresa precisa ter uma boa gestão financeira para que as contas fiquem equilibradas no final do mês. Por isso, saber onde economizar é uma boa estratégia. Assim, o dinheiro economizado pode ir para o capital de giro ou para investir em melhorias para o estabelecimento. Para te ajudar, separamos algumas dicas de como reduzir custos fixos e variáveis. Mas antes, saiba qual a diferença desses dois termos. Acompanhe!

Diferença entre custos fixos e variáveis

Em uma empresa há dois tipos de custos, o variável que varia conforme as vendas, como por exemplo a comissão dos vendedores. O outro é o custo fixo, que mesmo que haja aumento ou diminuição de vendas, eles não variam muito.

Normalmente, uma empresa tem os dois tipos de custos. O que pode ser bom, pois se tivesse apenas os custos variáveis, em um momento de muitas vendas, ela teria custos sempre proporcionais, o que renderia sempre o mesmo lucro. Porém, se tivesse apenas os fixos, em momentos de poucas vendas, ela poderia entrar no vermelho.

Mas uma pergunta que surge é: é possível reduzir esses dois custos? Sim, é possível e vamos ver como com as dicas a seguir.

Dicas de como reduzir custos fixos e variáveis

Analise seu regime tributário

O que todo empresário concorda é que as taxas tributárias no Brasil são altas. Isso faz com que, parte do lucro mensal seja destinado a elas. Mas será que sua empresa está pagando as menores taxas?

O que, normalmente, acontece é empresas pagando taxas mais altas por não saberem exatamente qual o melhor enquadramento para elas na hora da formalização. Então, é interessante conversar com seu contador se é possível pagar taxas menores.

Terceirize alguns serviços

Ao contratar mão de obra terceirizada, você está reduzindo seus custos fixos, pois só precisará pagar quando necessitar do serviço. Além disso, alguns setores da empresa, às vezes, não precisa ter funcionários sempre presentes e trabalhando.

Assim, eles também podem ser substituídos por profissionais freelancers ou por uma empresa terceirizada. Um exemplo, é o setor de limpeza ou o departamento jurídico.

Use novas tecnologias

Todo dia novas tecnologias surgem no mercado trazendo mais inovação e economia, em um sentido geral. Uma empresa que ainda tem lâmpadas incandescentes, computadores e outros equipamentos antigos, provavelmente está gastando mais do que o necessário com a energia.

Por isso, invista em sua empresa para ter uma economia a longo prazo. Faça isso realizando as seguintes mudanças:

  • troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
  • troque os computadores antigos por mais novos, pois eles têm uma eficiência maior e consomem menos energia;
  • faça melhor uso da internet, ao realizar ligações e videoconferências de forma gratuita. Assim, sua conta de telefone vai diminuir.

Essas são só algumas mudanças que podem ser feitas. Analise seu estabelecimento e faça as mudanças que forem necessárias para diminuir custos.

Faça uma boa pesquisa e negociação com fornecedores

Uma outra forma de diminuir os custos é fazer uma boa gestão de estoque. Por isso, pesquise bem antes de comprar as mercadorias para revender ou utilizar em seu negócio. Fazer mais de dois orçamentos é o mínimo para conseguir pesquisar pelos melhores preços e condições de pagamento. Além disso, saiba usar boas técnicas de negociação para conseguir bons descontos nas compras.

-> Saiba como calcular a margem de contribuição da sua empresa.

Com essas dicas é possível ter boa redução de custos fixos e variáveis e, assim, poder investir na sua empresa ou guardar o dinheiro que sobrar para o capital de giro. Se você sentiu falta de alguma dica, fale sobre ela nos comentários.


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...