Conheça as diferenças entre pagamentos via NFC e QR code

Muitos são os aplicativos e bancos que estão aderindo aos pagamentos via QR Code e NFC. Porém, diante de novidades como essa é comum que as pessoas tenham receio de começar a utilizá-la no dia a dia. Seja porque não sabem bem como funciona essa forma de pagamento ou pela questão da segurança.

Pensando nisso, saiba como funcionam os pagamentos via NFC e QR Code. Além disso, confira quais as principais diferenças entre essas duas tecnologias.

Como funcionam os pagamentos via QR Code

O QR Code (Quick Responder Code) é um código de barras bidimensional ─ por possuir informações na vertical e na horizontal ─ que pode ser utilizado no pagamento de contas via celular. Esse código pode ser lido por qualquer dispositivo móvel com câmera e com um leitor de QR Code.

Alguns aplicativos de pagamentos, como o Code Money e o PicPay, utilizam o QR Code para fazer as transações. Por exemplo, o Code Money gera um QR Code no dispositivo do comprador. Este mostra o código ao vendedor que digita o valor do recebimento em seu aplicativo e faz a leitura do QR Code com a câmera do seu celular. Assim, a transação é finalizada e registrada no histórico do comprador e do vendedor.

O QR Code, por mais que se duvide, é seguro. Ele evita fraudes ou pagamentos duplicados. Além disso, ele é prático e otimiza a vida do comerciante e do cliente.

Como funcionam os pagamentos via NFC

O NFC (Near Field Communication) é conhecido também como pagamento por aproximação. Ele é uma tecnologia que faz a troca de dados entre dispositivos que estão bem próximos um dos outros.

Essa tecnologia é utilizada em pagamentos quando um celular, pulseira ou cartão dispõe dela e, na hora de pagar a conta, esses dispositivos são aproximados de leitores de cartão que possuem a mesma tecnologia. Dessa forma, os dados são trocados e a conta é paga sem precisar inserir nada na máquina e sem utilizar dinheiro.

Com relação à segurança, esse meio de pagamento é seguro, pois é gerado um tipo de criptografia a cada transação, que protege os seus dados e os do cartão. Além do mais, você não precisará sair com dinheiro e nem cartão, evitando roubo do dinheiro ou de ter o cartão clonado, respectivamente.

Diferenças entre pagamentos via NFC e QR Code

Essas duas formas de pagamento estão disponíveis e facilitam a vida das pessoas. Além de trazerem maior segurança nas transações. A seguir, veremos quais as principais diferenças entre elas.

Tecnologia

A tecnologia utilizada para cada uma das formas de pagamento é diferente. Enquanto o QR Code utiliza de um código de barras bidimensional, o NFC funciona enviando dados de um dispositivo a outro.

Para que o QR Code funcione é preciso apenas de um programa que gere ele e outro que o leia. Já o NFC, é preciso que os dois dispositivos venham equipados com a tecnologia.

Dispositivos

As duas formas de pagamento funcionam em dispositivos diferentes, apenas o celular suporta ambas. Enquanto o pagamento via NFC se dá pelo celular, pulseira e cartão, o QR Code funciona apenas no celular.

Assim, temos uma variedade maior de dispositivos para pagamentos via NFC. Porém, é preciso um leitor de cartão para fazer a transação. Já o pagamento via QR Code só necessita de dois celulares com um aplicativo de pagamento.

Segurança

A forma com que a transação é protegida muda conforme for a tecnologia. No pagamento via NFC é gerado um código criptografado para que os dados do cartão e pessoais sejam mantidos em segurança. Já no pagamento via QR Code, como o da Code Money, o código é atualizado a cada intervalo de tempo para evitar que o utilizem para meios ilícitos.Ambas as tecnologias, seja os pagamentos via NFC ou via QR Code, apesar de terem suas diferenças, são seguros e proporcionam praticidade para quem os utiliza. Se ainda tem tanto receio ainda sobre a segurança deles, confira como os pagamentos via NFC são tão seguros.


Posts relacionados

Como realizar saques no Code Money?

Como realizar saques no Code Money?

O Code Money, além de ser uma excelente opção de carteira digital, lançou neste mês de agosto uma...

Os 3 melhores apps para transferir dinheiro entre usuários

Os 3 melhores apps para transferir dinheiro entre usuários

Realizar transferências entre usuários está se tornando cada vez mais simples com o desenvolvimento de aplicativos financeiros. Com...