Confira tudo sobre CNAE

Na hora de se formalizar, ou seja, criar o CNPJ, é necessário passar por alguns processos burocráticos para que tudo fique de acordo com a lei. Dentre esses processos, temos a escolha pelo seu CNAE. Confira no post de hoje o que é CNAE e como saber qual escolher, além de conferir uma tabela com todos os códigos.

O que é CNAE?

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ou CNAE, é uma lista de códigos que visa organizar as atividades econômicas, sejam elas bens ou serviços. Dessa forma, se tem um padrão nacional das atividades, desde as que são realizadas por empresas do meio rural, urbano, por organizações sem fins lucrativos e até por autônomos.

O CNAE facilita na hora de definir qual atividade a empresa exerce e na hora da fiscalização por parte dos órgãos governamentais.

Porém, é preciso ficar atento, pois às vezes algumas prefeituras ou governos estaduais criam sistemas diferentes de classificação, o que pode provocar alguma confusão.

O CNAE serve para quê?

Imagine que você acabou de fazer seu CNPJ, seja ele de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), entre outros. Para que se possa emitir as notas fiscais dos produtos ou serviços prestados pela empresa é necessário cadastrar um CNAE que seja equivalente ao que foi realizado.

Por exemplo, digamos que tenha uma pessoa que faça serviços domésticos e esse seja seu trabalho principal. Sendo assim, ela quer se formalizar e, para isso, criou um CNPJ para emitir as notas fiscais para os seus clientes. Dessa forma, na hora de emitir as notas fiscais será preciso selecionar qual é o seu tipo de trabalho, que é configurado pelo CNAE. Sendo assim, é preciso verificar junto com um contador ou na tabela de classificação de CNAEs, qual é o código que abrange o seu tipo de serviço ou bem.

Como saber qual o CNAE de cada empresa

Como já foi comentado, para saber o CNAE é preciso consultar um contador ou acessar a tabela de classificação de CNAEs. Ao acessar a tabela, clique na aba “Estrutura”, aparecerá uma tabela. Selecione uma das linhas que mais se encaixa ao perfil do ramo da sua empresa. Em seguida, vá fazendo a mesma coisa do passo anterior até achar um código que especifique o que sua empresa oferece de produto ou serviço.

Porém, é preciso salientar, que há algumas atividades que não possuem um CNAE específico, como é o caso de redatores, dos profissionais de marketing, entre outros. Nessas situações, é preciso achar um código que seja o mais próximo possível do que a empresa presta ou produz.

Tabela com todos os CNAEs

Para facilitar a busca pelos códigos, segue nesse link a tabela com todos os CNAEs. Nela, também há as classes e a explicação de cada uma delas. Assim, fica mais fácil de procurar aquele que mais se encaixa no trabalho realizado pela empresa. E em caso de dúvida, procure um contador, pois ele vai saber indicar qual é o código certo para o seu negócio.

Compartilhe e curta este post para que mais pessoas possam ter acesso à essas informações.

-> Confira 5 empresas para abrir com baixo investimento.


Posts relacionados

Principais restaurantes em Campos do Jordão-SP

Principais restaurantes em Campos do Jordão-SP

Para quem está de passagem por Campos do Jordão, no estado de São Paulo, ou tem essa cidade...

Melhores padarias do Brasil

Melhores padarias do Brasil

Saborear um bom café com um pão fresquinho, feito a partir de fermentação natural, é a melhor coisa...