Como são escolhidos os restaurantes do guia Michelin

Quem costuma ir em restaurantes e apreciar uma boa culinária, já deve ter ouvido falar do Guia Michelin. Aliás, até quem assiste TV e gosta de ver o programa MasterChef já conheceu alguns dos chefs brasileiros que têm restaurantes com estrelas Michelin. 

Este guia é muito importante na gastronomia pelo seu reconhecimento mundial. Mas você sabe como esses restaurantes do Guia Michelin são escolhidos? Bom, é isso que veremos neste texto.

O que é o Guia Michelin?

O Guia Michelin foi criado, em 1900, pelos irmãos Édouard e André Michelin. Eles eram donos de uma empresa de pneus e criaram o guia como uma estratégia de marketing para incentivar que mais pessoas viajassem de carro. Assim, com mais pneus gastos, mais lucro eles teriam.

No início, o guia respondia dúvidas relacionadas ao carro e aos lugares da França, como: “onde comer e dormir?”, “como trocar o pneu?”, “onde há posto de combustível?”. Após alguns anos em circulação, o guia começou a avaliar os restaurantes e hotéis. 

Com o tempo, ele ganhou respeito e todo ano é lançado uma nova versão. Assim, as pessoas o consultam para almoçar ou jantar nos restaurantes com estrelas Michelin. Aliás, o guia já abrange 28 países de 4 continentes. No Brasil, o Guia Michelin avalia os restaurantes de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

Aliás, em 2019, temos três restaurantes brasileiros com duas estrelas Michelin: 

  • D.O.M. do chef Alex Atala e do chef Geovane Carneiro;
  • Oro do chef Felipe Bronze;
  • Tuju do chef Ivan Ralston.

Com uma estrela há 15 restaurantes brasileiros. O guia pode conceder de uma a três estrelas para um restaurante. Porém, é dado apenas uma a cada ano.

Quais são os critérios para um restaurante ter estrelas Michelin?

O Guia Michelin conta com uma equipe de inspetores em cada país. Eles devem ser formados na área de gastronomia ou de hotelaria, porém precisam ter especialização em ambos. Além disso, devem ter disponibilidade para viajar, pois eles conhecem e saboreiam a comida todos os restaurantes de determinado país. 

Eles fazem esse trabalho de análise de cada restaurante de forma anônima, para que tenham uma experiência como qualquer outro cliente. 

Há alguns critérios que eles precisam analisar em cada restaurante. São eles:

  • qualidade dos ingredientes;
  • combinação de sabores;
  • técnica de preparo;
  • criatividade e personalidade do chef;
  • custo/benefício;
  • consistência do padrão culinário.

A cada um desses critérios é dado uma nota de 1 a 5, sendo 5 a nota mais alta. Em alguns restaurantes, mais de um inspetor avalia o estabelecimento. Isso geralmente acontece quando o dono reconhece o inspetor. 

Para os chefs, receber uma estrela já é sinônimo de muito sucesso. Isso porque, após o guia ser publicado, as pessoas querem conhecer esse novo restaurante que entrou para a lista. 

Aliás, geralmente, quem consegue uma estrela começa a se preparar para conseguir as outras duas. Ter uma ou mais estrela é sinônimo de sucesso e status. Para que o restaurante tenha três estrelas é necessário mais perfeição, originalidade e qualidade em seus pratos.

É possível que um restaurante perca a estrela Michelin?

Assim como um restaurante pode ganhar uma estrela e entrar para o Guia Michelin, qualquer restaurante com uma, duas ou três estrelas pode perder uma estrela de um ano para o outro. Por isso, é preciso manter o nível dos pratos que são entregues aos clientes.

Aliás, muitos chefs veem a questão de perder uma estrela como a confirmação do fracasso. Isso porque, perder uma estrela no guia pode, realmente, diminuir o público de um restaurante.

O Guia Michelin é a publicação mais importante do ano para a gastronomia. Agora que você já sabe como ele funciona e sua importância, confira nosso post sobre quais os restaurantes do Guia Michelin que têm mais estrelas.


Posts relacionados

Pagamentos com QR Code são seguros?

Pagamentos com QR Code são seguros?

No ano de 2020, o que se espera é que o Banco Central consiga colocar em prática a...

Como funciona o limite do saque do cartão de crédito?

Como funciona o limite do saque do cartão de crédito?

É normal passarmos por situações que nos exigem ter dinheiro em mãos para pagar alguma compra ou taxa....