Como receber de clientes com recorrência?

Está pensando em lançar um produto mensal em que os clientes, por meio de uma assinatura, recebem esse produto em casa? Ou então, está com um curso online e quer lançar aulas por mês, mas não sabe como fazer para receber um pagamento recorrente dos seus clientes?

A recorrência de pagamentos é uma dor de cabeça para muitos empreendedores que ainda não sabem como fazer. No fim, por não saber como realizar uma cobrança recorrente eles acabam fazendo essa cobrança de forma manual. Mas sabia que é possível otimizar essa receita recorrente?

A seguir, veremos o que é o pagamento recorrente, para quem ainda não conhece essa modalidade, e logo depois vamos conferir quais meios online podemos utilizar para otimizar esse recebimento mensal. Acompanhe!

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente se caracteriza por um pagamento mensal que é feito em troca de um serviço ou produto. Por exemplo, a Netflix é uma plataforma de streaming, que disponibiliza filmes, séries e documentários. Porém, para ter acesso a ela é preciso fazer um pagamento mensal, o que é caracterizado como pagamento recorrente. 

Mas essa modalidade não precisa ser apenas mensal. Ele pode ser semanal, quinzenal, trimestral, anual ou até diário. Tudo vai depender do tipo de acordo que a empresa faz com o cliente.

Sendo assim, surge uma questão: como automatizar a cobrança desse pagamento? Afinal, todo mês é preciso conferir se os clientes pagaram o valor para que seja liberado o produto ou serviço para eles. Para isso, há plataformas online que realizam o recebimento recorrente. Confira a seguir quais são elas.

Quais são as plataformas de recebimento recorrente?

PayPal

O PayPal oferece o serviço de pagamento recorrente. Para isso, é só você integrar o PayPal em seu site e configurar essa modalidade. Assim, ao clicar para pagar com o PayPal, o cliente só precisa realizar um login ─ ou criar um cadastro na plataforma, caso não tenha ─, concordar com os termos de pagamento e o perfil de pagamento recorrente estará criado.

Dessa forma, todo mês o seu cliente recebe um e-mail de cobrança com data e valor a ser pago. Isso elimina o seu trabalho de enviar manualmente os e-mails de cobrança. Sobre as tarifas, você só paga se vender. Não há cobrança mensal.

PagSeguro

O PagSeguro é outra plataforma que disponibiliza o serviço de pagamento recorrente. O processo para disponibilizar ele em sua loja online ou para os seus clientes é bem parecido com o do PayPal. Basta ter uma conta na plataforma, configurar o plano de pagamento recorrente e disponibilizá-lo no seu e-commerce, redes sociais, blog ou outro site. 

Assim, a cobrança é feita pelo PagSeguro e você tem controle da inadimplência dos seus clientes. Além do mais, não é cobrado mensalidade. Você só paga pelas vendas.

Pagar.me

O Pagar.me é uma plataforma de pagamentos online que também disponibiliza a opção de pagamento recorrente. Assim, é só criar uma conta na plataforma e configurar a forma de pagamento. 

Você pode configurar desde o período para gerar uma nova fatura, bem como o intervalo entre uma nova tentativa de cobrança. O Pagar.me não cobra mensalidade. A taxa cobrada é por venda efetuada.

A partir dessas três opções de plataformas de recebimento de venda recorrente é só analisar aquela que melhor atende às suas necessidades e começar a utilizá-la. Assim, seu serviço de controle de recebimento recorrente fica automatizado e você tem tempo para realizar outros serviços dentro da sua empresa.Aliás, já que estamos falando sobre pagamentos, confira como será o mercado de pagamentos para 2020.


Posts relacionados

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

É excelente ter você aqui, isso é sinal que você está buscando alternativas para realizar cobranças, certo?! Existem...

O que é o PIX?

O que é o PIX?

O PIX é uma iniciativa conduzida pelo BACEN (Banco Central) e tem como objetivo criar uma estrutura robusta...