Como receber de clientes com cartão?

Hoje em dia, o uso do cartão de crédito e débito se popularizou muito em relação às outras formas de pagamento. Diante dessa situação é preciso saber como receber de clientes com cartão de crédito.

A solução mais rápida e prática para isso é adquirir uma máquina de cartão. Ela tem a função de ler o cartão e realizar a transação. A questão é que há inúmeros modelos de máquina e várias adquirentes que disponibilizam esses aparelhos com taxas diferentes.

Sendo assim, é preciso primeiro saber qual a sua necessidade e dinheiro disponível para investir nessa tecnologia. Depois é preciso pesquisar qual o melhor aparelho que atende às suas necessidades.

Qual maquininha escolher?

Após verificar o fluxo de vendas da sua empresa é hora de escolher qual o modelo de máquina de cartão que você vai adquirir. Se a sua empresa tem um fluxo baixo de vendas, pode optar por modelos mais em conta e mais simples, como as máquinas que funcionam via celular ou as que não imprimem o comprovante de venda.

Se a sua empresa tem um volume médio de vendas, você pode escolher entre as máquinas que não emitem comprovante e as que emitem e são sem fio. Porém, se o fluxo de vendas for alto, opte pelas máquinas que são sem fio e até as que são TEF (conectadas ao sistema de frente de caixa).

Feito essa análise, é hora de decidir qual adquirente escolher. As mais conhecidas do mercado são a PagSeguro, a Cielo, a Stone, a SumUp e a Rede.

Entre as adquirentes que oferecem as opções de máquinas mais simples estão a Pagseguro, a Cielo, a SumUp e a Rede. Já a Stone comercializa apenas dois modelos de máquina, mais adequados para quem tem de médio a alto volume de vendas.

A Stone também é a única que oferece uma proposta de taxa personalizada para cada tipo de negócio. Sendo assim, é preciso entrar em contato com eles para pedir uma proposta. Já as outras adquirentes oferecem taxas de acordo com o tipo de venda.

Benefícios da máquina de cartão

A máquina de cartão possibilita mais facilidade na hora de vender e impede que o comerciante perca vendas pelo cliente só ter o cartão em mãos. Além disso, você poderá oferecer o parcelamento da compra, já que muitos clientes preferem essa forma de pagamento.

O uso da máquina de cartão também reduz o erro na hora de dar o troco. Já que a máquina só cobra o valor que é inserido nela, sem a necessidade de devolver dinheiro. Sendo assim, é preciso apenas prestar atenção ao valor que será digitado na máquina.

Desvantagens da máquina de cartão

Com relação às desvantagens da máquina de cartão, a maior seria a questão das taxas. Isso porque, quando o cliente paga em dinheiro, todo o valor da venda fica para a loja. Porém, ao pagar pelo cartão, uma porcentagem do valor da venda fica para a adquirente.

Isso é necessário, pois a adquirente tem seus custos e também precisa ter seu lucro. Sendo assim, o comerciante precisa escolher uma que tenha as taxas menores, para ter um bom custo-benefício.

Se você não quer perder clientes ou ficar sem receber por não ter à disposição uma máquina de cartão, chegou a hora de adquirir a sua. Agora que você sabe como receber de clientes com cartão, analise o seu negócio e escolha a máquina com o melhor custo-benefício.


Posts relacionados

A expansão do QR Code como meio de pagamento no Brasil

A expansão do QR Code como meio de pagamento no Brasil

Os pagamentos com QR Code já são uma realidade em diversos países pelo mundo, como China, Suécia, Holanda...

Quais as diferenças entre os níveis do ranking Code Money?

Quais as diferenças entre os níveis do ranking Code Money?

O Code Money é uma carteira digital que conta com algumas funcionalidades, como pagar por suas compras em...