Como realizar uma promoção no meu restaurante?

No ramo da gastronomia nem sempre ter um cardápio diferenciado e um lugar bacana são suficientes para fazer com que os estabelecimentos continuem funcionando. Para isso, as promoções são importantes, como forma de aumentar o movimento e de obter um lucro maior. Por isso, é importante aprender a fazer promoção para restaurante ou para outro estabelecimento do ramo gastronômico.

As promoções devem ser feitas baseadas no tipo de nicho gastronômico com o qual você trabalha e com o seu público. Por isso, separamos alguns tipos de promoções que podem ser realizadas. Confira elas a seguir.

Tele-entrega grátis

Caso seu restaurante trabalhe com tele-entrega, uma boa promoção é oferecer o serviço de forma gratuita para quem comprar acima de determinado valor. Assim, o consumidor vai se sentir motivado a gastar um pouco mais, seja com uma sobremesa ou bebida, para completar o valor estipulado e, assim, não pagar a taxa de entrega.

Para determinar o valor mínimo para que não seja cobrado a taxa, calcule o custo do motoboy e saiba qual a sua margem de lucro por produto vendido. Considerando isso, calcule qual valor mínimo o pedido deve ter para que a margem de lucro cubra o custo com o motoboy.

Cartão fidelidade

O cartão fidelidade tem o objetivo de fazer com que o cliente volte para completar o cartão e, assim, ganhar seu brinde. Esta é uma promoção para fidelizar seus clientes e que funciona de maneira bem completa se junto dela tiver uma promoção para atrair novos clientes.

Desconto de aniversário

Essa é outra prática muito comum que pode ser utilizada. Ela é interessante porque o aniversariante se sente motivado a ir ao restaurante e, normalmente ele leva amigos.

Algo que poderia ser feito para instigar ainda mais a ida dos amigos do aniversariantes é dar um desconto para eles, nem que seja um pouco menor. Assim, eles também vão se sentir mais motivados.

Dois pelo preço de um

Normalmente, sempre tem um dia da semana em que o movimento é menor em relação aos outros. Então, que tal oferecer uma promoção em que você paga um drink ou outra bebida e ganha a segunda de graça?

Se o seu restaurante tem mais de um dia de baixa é interessante oferecer a promoção não só em um dia, porém diversifique as bebidas. Em um dia pode ser drinks e no outro cervejas.

Compartilhamento em redes sociais

Faça uso das redes sociais para atrair público para o seu restaurante. Afinal, hoje em dia, muitas pessoas fazem uso delas, seja por entretenimento ou para, justamente, pesquisar sobre locais para comer ou visitar.

É possível utilizar as redes sociais de várias formas para divulgar o seu estabelecimento e atrair novos clientes. Dentre elas temos:

  • faça um sorteio em que o ganhador recebe uma refeição gratuita ou um desconto, mas para isso peça para os participantes curtirem e compartilharem o post. Assim, é possível ter um alcance maior e outras pessoas podem passar a conhecer o seu restaurante.
  • peça para as pessoas falarem o que querem ver de novo no cardápio. Desse modo, pode-se entender o que elas mais querem para poder reformular o cardápio.

-> Confira também ações de marketing digital para restaurante.

Essas são só duas possibilidades. Solte sua criatividade e promova outras promoções nas redes sociais. E para ter acesso, em primeira mão aos nossos posts, assine nossa newsletter.


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