Como pagar com QR Code em estabelecimentos?

O pagamento com QR Code tem crescido por conta da sua facilidade, agilidade e segurança. Apesar de que o pagamento via cartão e dinheiro físico sejam populares, a tendência é que as pessoas migrem para os aplicativos financeiros. 

Sendo assim, veremos a seguir como pagar com QR Code em estabelecimentos. Para isso, apresentaremos alguns aplicativos que já estão disponíveis no mercado e utilizam essa tecnologia. Mas, primeiro, vamos ver o que é o QR Code.

O que é QR Code?

O QR Code é um código bidimensional que ao ser escaneado por um aplicativo instalado no celular pode levar a um link, imagem ou mesmo fazer uma transação financeira. Por exemplo, essa tecnologia já é utilizada em museus com o objetivo de oferecer mais informações sobre as obras de artes em exposição.

Além disso, você o encontra em revistas, panfletos e até em rótulos de alimentos. Porém, ele também é utilizado em aplicativos financeiros para realizar pagamentos e fazer outras transações. 

Confira, a seguir, alguns dos principais aplicativos disponíveis no mercado que utilizam o QR Code. Assim, você pode utilizá-los para pagar por suas compras em estabelecimentos.

Code Money

O Code Money é uma carteira digital que utiliza o QR Code para realizar as transações. Por meio dele é possível pagar por suas compras no estabelecimento, realizar pagamentos a distância e fazer transferências

Sendo assim, quando estiver numa loja que tenha disponível essa forma de pagamento, basta mostrar ao atendente do caixa o código gerado em seu aplicativo. Após isso, ele irá escanear o código, colocar o valor a ser pago e finalizar a transação. Tudo isso acontece em questão de segundos. 

A única coisa que você precisa se preocupar é em ter um cartão de crédito ativo cadastrado no app ou em manter o aplicativo com saldo suficiente para fazer suas compras. Além disso, você só tem a ganhar, pois o Code Money tem dois programas: o Ranking Code Money e o Indique e Ganhe. Tanto em um quanto no outro você consegue descontos em suas compras.

QR Code ™ Cielo

O Cielo, além de suas máquinas de cartão, também tem disponível o pagamento via QR Code. Para que o consumidor faça uso dele é preciso que ele tenha em seu smartphone um desses aplicativos: Cielo iD, Bradesco, Agibank, Banco Original, PicPay, Next ou BanQi. 

Assim, sempre que o estabelecimento contar com uma máquina de cartão Cielo, pergunte ao atendente do caixa se pode pagar via QR Code. Isso porque, o código é gerado na máquina de cartão, depois você só abre um dos aplicativos indicado acima, escaneia o código e finaliza a compra.

PicPay

O PicPay é um aplicativo de pagamentos que possibilita pagar contas, receber e enviar dinheiro, pagar por suas compras em estabelecimentos e comprar crédito para o seu celular. Além disso, é possível investir dinheiro pelo app, assim ele fica rendendo automaticamente a uma taxa de 100% do CDI. 

Para utilizar o PicPay em estabelecimentos, pergunte se há uma máquina do Cielo disponível. Assim, peça para que o pagamento seja feito por QR Code. Depois, é só escanear o código e confirmar o pagamento. Lembrando, que é preciso ter saldo ou ter um cartão de crédito cadastrado no app para conseguir pagar por ele.

Como se pode ver, pagamentos com Code Money, Cielo e PicPay já são possíveis. Basta ter um smartphone com um dos aplicativos instalados e o estabelecimento disponibilizar essa forma de pagamento. 

Já que estamos falando em aplicativos, confira nosso post que fala sobre os melhores apps para transferir valores entre amigos.


Posts relacionados

A expansão do QR Code como meio de pagamento no Brasil

A expansão do QR Code como meio de pagamento no Brasil

Os pagamentos com QR Code já são uma realidade em diversos países pelo mundo, como China, Suécia, Holanda...

Quais as diferenças entre os níveis do ranking Code Money?

Quais as diferenças entre os níveis do ranking Code Money?

O Code Money é uma carteira digital que conta com algumas funcionalidades, como pagar por suas compras em...