Como otimizar o tempo em seu restaurante

Você tem um restaurante e não sabe porque os pedidos estão demorando para ficar prontos? Bem, nesse caso é preciso analisar e ver se o problema está no atendimento, na cozinha ou na entrega. A otimização do tempo é importante para entregar o pedido de forma mais rápida ao cliente. Dessa forma, ele fica feliz e volta mais vezes.

Sendo assim, a seguir você encontrará dicas sobre como otimizar o tempo no restaurante e, com isso, conquistar seus clientes. Confira!

Mantenha a organização

A organização é a aliada principal da otimização do tempo. Quanto mais organizado está um ambiente e os processos logísticos, mais tempo é economizado. Então, procure manter os pedidos dos clientes em ordem ao chegar na cozinha.

Para a produção de alguns pratos são necessários diversos processos ou tempos diferentes preparo. Assim, não se deve passar nenhum pedido na frente do outro ou misturar a sua ordem. É preciso ter respeito com o cliente e isso começa desde a hora do atendimento, passando pela preparação do prato e continua na hora da entrega.

Com a ordem correta, as entregas também são realizadas da forma certa. É claro que, como o tempo de preparo de alguns pratos são mais longos que outros é possível que um cliente receba o pedido primeiro do que o da outra mesa, mesmo o tendo feito depois. Dessa forma, é importante que no cardápio contenha o tempo de preparo de cada prato ou, na hora de fazer o pedido, o garçom repasse essa informação ao cliente. Assim, o cliente fica ciente e o restaurante passa credibilidade.

Falando em cardápio, mantenha-o organizado e legível. Então, pense nas cores que vai escolher, bem como na tipografia utilizada. Dessa forma, economiza-se tempo, pois o garçom não precisa explicar todo o cardápio para o cliente.

Melhore o atendimento

O atendimento é outro ponto que pode auxiliar na questão de otimizar o tempo em seu restaurante. Sendo assim, é preciso analisar como os atendentes estão fazendo os pedidos dos clientes.

Isso porque, pode ser que o garçom passe tempo demais na hora de fazer o atendimento de uma mesa, fazendo com que outra mesa espere muito para ser atendida. 

Sendo assim, padronize seu atendimento para que todos os funcionários prestem um serviço ágil, sem perder a simpatia e a educação. Uma boa dica aqui é usar ferramentas tecnológicas, como um menu digital ou um smartphone para anotar os pedidos e, assim que finalizar, enviá-lo para a impressora que fica dentro da cozinha.

Utilize a tecnologia a seu favor

Como já citado no tópico anterior, a tecnologia é uma ótima ferramenta para quem quer otimizar o tempo, oferecer um serviço de qualidade e manter a organização. Para o atendimento dos clientes, o garçom pode deixar de lado o bloquinho de papel e utilizar um smartphone com um sistema para fazer o pedido. 

Assim, ao finalizá-lo não é preciso caminhar até a cozinha para entregá-lo ao cozinheiro, pois o próprio sistema o envia para a impressora que fica dentro da cozinha. Assim, o chef pega o pedido e começa a prepará-lo.

Outra boa opção é ter um menu digital em que o próprio cliente faz seu pedido. Assim, não tem a questão dele ter que esperar um garçom vir até a mesa para anotar os pratos. 

Já no caixa, o ideal é ter um sistema integrado com o de pedidos ou com o menu digital. Assim, basta o cliente dizer qual a mesa que estava ou apresentar seu cartão com um QR Code para que o sistema informe o que foi consumido. 

Não esqueça do delivery

Além de otimizar o tempo do restaurante, não podemos esquecer do delivery. Para isso, tenha um sistema que conta com um cadastro dos clientes e com um sistema de entregas eficiente. 

Além disso, disponibilize um cardápio digital no seu perfil do Facebook, Instagram e site. Assim, seu cliente já sabe de antemão o que seu restaurante tem a oferecer e você só anota o pedido. Melhor ainda se você contar com um site em que o próprio cliente faz o pedido e o pagamento. Dessa forma, você só o recebe e repassa para a cozinha.

Agora, analise e observe quais pontos podem ser melhorados para otimizar o tempo em seu restaurante. Após analisado, aja o quanto antes para que seus clientes fiquem mais felizes com a otimização do serviço. Já que o assunto é restaurante, confira nosso post sobre dicas para a gestão de pessoas em seu restaurante.


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