Como otimizar a produtividade de sua pizzaria

Ser dono ou gestor de uma pizzaria faz com que você precise entender sobre o funcionamento de todos os setores do negócio, desde a cozinha até o financeiro. E uma das questões importantes para se ter um bom faturamento é saber como otimizar a produtividade da pizzaria.

Sendo assim, separamos dicas para que seu negócio consiga aumentar a produtividade sem necessitar de novos funcionários. Confira!

Mantenha sua equipe motivada

Uma equipe motivada trabalha com mais entusiasmo e quer ver a empresa crescer. Sendo assim, mantenha seus funcionários felizes e animados em ir trabalhar na sua pizzaria.

Para isso, você pode utilizar estratégias, como bônus mensal ou semanal, investir em treinamento e permitir que os funcionários compartilhem suas ideias sobre o negócio. Por exemplo, sempre que a meta do dia for alcançada, você pode oferecer um brinde no final do expediente ou dar um bônus em dinheiro para o funcionário que se destacar no mês.

Além disso, você pode dividir o adicional do garçom para todos os funcionários, inclusive os da cozinha, pois eles são responsáveis pela comida estar saborosa. Outra forma, é fazer com que a equipe fique à vontade para dar ideias sobre como melhorar o atendimento, o funcionamento da cozinha, entre outros detalhes.

Dessa forma, o profissional vai se sentir valorizado, respeitado e parte da pizzaria. A consequência disto é o aumento na produtividade.

Tenha um bom planejamento do layout da cozinha

Um detalhe que é muito importante para otimizar a produtividade é como os equipamentos da cozinha estão dispostos. É muito comum que, apesar de essa área estar bem equipada, ela não esteja bem organizada para otimizar o fluxo de produção da cozinha.

Quando isso acontece, seu negócio perde tempo e dinheiro. Isso porque, os pedidos começam a demorar mais para ficarem prontos e, assim, os clientes ficam impacientes, optando por outro estabelecimento.

Então, sugerimos a você que olhe como estão distribuídos os equipamentos da sua cozinha e converse com o chef para ver se reorganizando o ambiente a produtividade possa melhorar.

Esteja dentro das normas de higiene e segurança

Além de um bom layout da cozinha, é importante estar dentro das normas de higiene e segurança. Visto que, se algum problema acontecer, como quebra de equipamento ou suspensão dos serviços por conta da vigilância sanitária, seu estabelecimento estará perdendo por não estar vendendo.

Então, alinhe com seus funcionários quais são as normas de segurança e higiene. Peça para que eles comuniquem você sempre que algum equipamento começar a ficar defeituoso. Assim, ele pode ser substituído ou consertado e sua pizzaria não perde em produtividade.

Disponha de bons equipamentos

Quando for equipar a cozinha da sua pizzaria pense que é melhor investir agora e comprar bons equipamentos do que ter que gastar mais porque eles quebraram na segunda semana de uso.

Além disso, bons equipamentos tendem a melhorar a produtividade, pois eles fazem um serviço melhor e produzem mais comparado a equipamentos de qualidade inferior.

Os equipamentos utilizados no salão e na copa também devem ser bons. Mas se você não tem todo o dinheiro necessário para comprar os melhores aparelhos, dê prioridade para aqueles que vão ser mais utilizados. Assim, com o tempo você os substitui por outros.

Tenha um cadastro de clientes

Se sua pizzaria trabalha com delivery é essencial ter um cadastro de clientes, pois ele agiliza o atendimento e evita erros nas entregas. Afinal, não será mais preciso anotar todas as informações do cliente sempre que ele liga pedindo um delivery, basta pesquisar o cadastro dele no sistema que todas as informações estarão ali.

Hoje em dia, existem muitos sistemas de cadastro de cliente. Mas se você não puder investir em um ou não quiser utilizar, pode fazer uma planilha no Excel para o cadastro. Basta criar colunas para o nome, telefone e endereço.

Com essas dicas será mais simples otimizar a produtividade da sua pizzaria. Assim, com apenas algumas mudanças o tempo de produção das pizzas diminuirá e você conseguirá atender mais clientes.

Aproveite também e confira o nosso post com 5 dicas contábeis para a sua pizzaria!


Posts relacionados

Como são escolhidos os restaurantes do guia Michelin

Como são escolhidos os restaurantes do guia Michelin

Quem costuma ir em restaurantes e apreciar uma boa culinária, já deve ter ouvido falar do Guia Michelin....

5 dicas para chegar ao nível Expert Code Money

5 dicas para chegar ao nível Expert Code Money

O Ranking Code Money é um jogo em que o jogador deve acumular pontos a fim de obter...