Como montar um estabelecimento vegano?

Nos últimos anos aumentou muito a quantidade de pessoas que começaram a adotar o veganismo. Neste estilo de vida as pessoas não consomem e nem utilizam nada que seja de origem animal ou testado em animais. Dessa forma, elas evitam que os animais passem por sofrimento.

Com esse público em ascensão, começou a surgir muitos estabelecimentos veganos para atendê-los. Se você também está pensando em montar um estabelecimento vegano e não sabe por onde começar, convidamos a continuar lendo este artigo. Aqui você vai saber por onde começar e quais os principais passos a serem feitos. Confira!

Monte um plano de negócio

Antes de colocar a mão na massa definitivamente é preciso planejar como vai ser o negócio. Assim, como qualquer outro tipo de estabelecimento, é preciso criar um plano de negócio. A partir dele é definido como vai ser o estabelecimento, desde a estrutura até a decoração.

Sendo assim, comece respondendo as seguintes perguntas:

  • Quais serão os produtos oferecidos?
  • Quem serão os principais clientes?
  • Onde ficará localizada a empresa?
  • Quanto irá ser investido?
  • Qual será o lucro?

Essas são algumas das perguntas. Para montar seu plano de negócios completo acesse o site do Sebrae. Lá eles explicam o passo a passo de como preencher tudo e, assim, colocar no papel como será seu negócio.

Escolha o local e defina os equipamentos

Agora é hora de colocar o que foi planejado em prática. Sendo assim, comece a procurar um lugar para o seu estabelecimento. Neste momento é preciso analisar bem onde escolher, pois isso pode influenciar positiva ou negativamente no seu público.

Além de escolher o lugar é preciso ver em quanto tempo a reforma dele ficará pronta. Sim, provavelmente você precisará reformar o lugar, seja por questões de estrutura ou por conta da decoração.

Além disso, é importante já listar tudo o que precisará ser comprado de móveis e equipamentos. Pois sem eles seu estabelecimento não abre. Aliás, neste momento cuide para que nenhum equipamento ou móvel utilize componentes que não sejam veganos. Afinal, não faz sentido ir em um restaurante vegano, por exemplo, em que os estofados das cadeiras tenham revestimento em couro.

Consiga as licenças necessárias para formalizar seu estabelecimento

Todo estabelecimento precisa ter alguns documentos para estar aberto. Para a maioria é preciso só o CNPJ e o alvará de funcionamento. Porém, quando há comércio de alimentos, como em restaurantes, cafeterias, sorveterias, entre outros, é necessário que a Vigilância Sanitária também emita um documento autorizando o funcionamento do negócio.

Sendo assim, se o seu estabelecimento comercializa alimentos verifique com a Vigilância Sanitária quais são os requisitos para que ele comece a funcionar. Com tudo pronto é hora de contratar funcionários, conseguir uma lista de fornecedores, comprar o estoque e abrir o estabelecimento.

Defina o cardápio ou os produtos a serem vendidos

Digamos que você vá abrir um restaurante vegano. Sendo assim, todos os produtos que você utilizar para fazer os pratos precisam ser veganos. Portanto, verifique e estude sobre quais alimentos podem ser utilizados em sua cozinha.

Caso você ainda não se sinta seguro em montar o cardápio do seu restaurante, o ideal é contratar um chef vegano que preste assessoria. Assim, você não vai ter dúvidas sobre o que servir e nem em como preparar os alimentos.

O mesmo deve ser feito se você for comercializar sapatos, bolsas e peças de roupa veganas. Então, nada de couro, lã, seda ou qualquer marca que não seja vegana.

Divulgue seu estabelecimento

Se você já está com tudo definido e falta só abrir o espaço para os novos clientes, é hora de divulgar o seu negócio. Esta é uma prática essencial para se se tornar conhecido entre as pessoas da sua região. Afinal, as redes sociais são acessadas diariamente por muitas pessoas.

Sendo assim, deixe claro desde o começo que o seu negócio é vegano, fale da importância do veganismo e compartilhe fotos dos pratos ou dos produtos comercializados em seu estabelecimento. Criar uma estratégia de marketing nas redes sociais é muito importante para atrair clientes.

Agora que você já tem uma ideia de quais passos precisa fazer para montar seu estabelecimento vegano é hora de começar a colocar a ideia em prática. Procure ir em estabelecimentos veganos para conhecer a estratégia que utilizam e o cardápio, assim você pode se inspirar para montar o seu negócio.


Posts relacionados

Como realizar saques no Code Money?

Como realizar saques no Code Money?

O Code Money, além de ser uma excelente opção de carteira digital, lançou neste mês de agosto uma...

Os 3 melhores apps para transferir dinheiro entre usuários

Os 3 melhores apps para transferir dinheiro entre usuários

Realizar transferências entre usuários está se tornando cada vez mais simples com o desenvolvimento de aplicativos financeiros. Com...