Como gerar boletos de cobrança?

Gerar boletos para cobrar dos seus clientes é mais fácil do que você imagina. Mas antes de saber como é possível realizar esse procedimento, é importante ter conhecimento sobre todos os campos contidos em um boleto bancário. Por isso, preparamos um detalhamento para você saber tudo sobre boletos bancários (imagem acima).

1 – Código do banco

Corresponde ao Compe (Código das Instituições Bancárias na Compensação) do banco acompanhado pelo dígito verificador. São três dígitos.

2 – Linha digitável

É a representação numérica do código de barras, utilizada quando ele está danificado ou em pagamentos realizados online.

3 – Vencimento

Data que informa até quando o documento deve ser pago. A partir desse dia, ele perderá o valor original e uma multa será aplicada (na maioria dos casos).

4 – Agência código cedente

Varia de acordo com o padrão adotado pelo banco emissor, mas geralmente é composto pelo número da carteira, agência, conta e dígito.

5 – Nosso número

Representa o número que identifica o boleto e, por isso, deve ser único para cada documento. Ele é preenchido conforme a determinação de cada banco: enquanto alguns deixam a critério do cliente, outros oferecem uma faixa de números com os quais se podem trabalhar.

6 – Valor do documento

Valor que deve ser pago por quem recebe o boleto bancário. Deve ter duas casas decimais e utilizar a vírgula como separador decimal.

7 – Código de barras

Imagem composta por barras de espessura variada que representam informações do documento, como valor, data de vencimento, número da agência, conta corrente e código do cliente. Para isso, são utilizadas barras, cuja espessura variam para representar os numerais de zero a nove.

8 – Carteira

Este código indica se o boleto é registrado ou não, variando de acordo com o banco. Importante lembrar que atualmente não são mais permitidos boletos sem registro.

9 – Sacado

É o espaço onde são descritas as informações sobre a pessoa que realizou a compra e, teoricamente, irá realizar o pagamento do boleto. Este campo deve conter dados pessoais, como nome, endereço e CPF ou CNPJ.

10 – Data do documento

Deve ser preenchido com a data em que o boleto foi gerado ou emitido.

11 – Cedente

Campo com as informações sobre quem emitiu o boleto, podendo ser pessoa física ou jurídica. Usualmente, refere-se ao titular da conta para onde o dinheiro será direcionado.

12 – Campo de instrução

Espaço para mensagens destinadas ao caixa recebedor. É importante que as instruções sejam claras ao expressar as condições de recebimento do boleto, como concessão de abatimentos, prazo para receber o documento e taxas de juros referentes à multa.

E como cobrar dos meus clientes via boleto?

Agora que você já conhece todas as informações, vamos apresentar uma maneira super eficaz para gerar cobranças via boleto bancário. Não importa se você oferece um produto e/ou serviço, receber dos seus clientes via boleto, irá ajudar no seu controle financeiro e garantir que o seu fluxo de recebimentos fique saudável para reinvestir no seu negócio.

A Code Money é uma empresa de tecnologia que oferece soluções para o setor financeiro e tem uma função que permite que clientes criem cobranças via boleto bancário, basta criar uma conta aqui.


Posts relacionados

O que é o PIX?

O que é o PIX?

O PIX é uma iniciativa conduzida pelo BACEN (Banco Central) e tem como objetivo criar uma estrutura robusta...

Como gerar boletos para meus clientes?

Como gerar boletos para meus clientes?

As formas de pagar e receber vêm mudando com o avanço da tecnologia, porém, há quem defenda que...