Como funcionam pagamentos com Bitcoin?

O Bitcoin, sendo uma criptomoeda, pode ser utilizado mundialmente, sem levar em consideração as fronteiras, os regulamentos ou as restrições de países. Isso acontece porque ele é uma moeda internacional e, principalmente, virtual.

Muitas pessoas adquiriram Bitcoins em 2017, quando essa moeda começou a ficar bem valorizada. Porém, em 2018 seu valor diminuiu um pouco, fazendo com que muitas pessoas ficassem com suas moedas virtuais por não terem conseguido vender. Aliado a isso, outras pessoas, estão ainda confiantes nessa forma de investimento e convertendo sua renda em criptomoedas.

Por isso, é importante saber como é possível realizar pagamentos com Bitcoin. Já que há muitas pessoas que têm criptomoedas e querem utilizá-las para pagar algumas contas. Sendo assim, confira como funcionam os pagamentos com Bitcoin.

O que é Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital que é independente do governo de qualquer país. Ela é criada por um processo conhecido como mineração, assim como todas as outras criptomoedas.

Outro termo muito utilizado no mundo das moedas digitais é o blockchain. Ele é uma espécie de livro de registro online que guarda as informações das transações de criptomoedas. Porém, como ele é descentralizado e utiliza criptografia para registrar as transações, os Bitcoins não podem ser fraudados ou copiados e as transações não podem ser rastreadas.

No segundo semestre de 2017 o Bitcoin ficou muito conhecido mundialmente, pois seu valor aumentou muito. De lá para cá, ele diminuiu um pouco, mas por conta da sua fama algumas empresas e lojas passaram a utilizar o Bitcoin para vender e comprar produtos e serviços.

Como receber pagamentos em Bitcoins?

Se você quer receber em Bitcoins pelo seu serviço ou produto, é preciso criar um cadastro em um site de gerenciamento de moeda digital, como o BitPay, o Coinify ou o Bitcoinpay. Após o cadastro é preciso escolher a moeda para qual quer que os Bitcoins sejam convertidos quando vão para a sua conta bancária. Normalmente são cobradas taxas para essa movimentação. Por isso, é interessante pesquisar quais são as taxas praticadas em cada site e escolher aquele que oferece as melhores para o seu bolso.

Agora que sua conta está criada e configurada, é possível começar a receber pagamentos em Bitcoins. Para isso, envie um e-mail para o seu cliente com o link para o pagamento. Ou, se o site permitir, envie um código QR para que seus clientes paguem por meio dele.

Como pagar as contas com bitcoins?

Se o seu intuito é utilizar os seus Bitcoins para pagar suas contas, saiba que é totalmente possível. Afinal, muitas das contas que são pagas hoje são em forma de boletos.

Acesse um site que permite o pagamento de boletos utilizando criptomoedas, como o Kamoney, PagueComBitcoin e BitBol. Após, copie o código do boleto e deposite os seus Bitcoins. Em até um dia seu boleto estará pago. Se quiser, também é possível recarregar o seu celular por meio desses sites.

Realizar os pagamentos e recebimentos por meio do Bitcoin é ideal para quem converte toda ou grande parte da renda em criptomoedas. Por isso, é importante saber como funcionam os pagamentos com Bitcoins para utilizá-los na quitação das contas mensais.


Posts relacionados

Como usar as mídias sociais para atrair mais clientes para seu restaurante

Como usar as mídias sociais para atrair mais clientes para seu restaurante

O seu restaurante está indo bem, mas você quer atrair mais clientes? Uma boa estratégia é apostar nas...

5 melhores apps de Delivery para comida

5 melhores apps de Delivery para comida

Sempre tem aquele dia em que não estamos afim de sair de casa e ir jantar em um...