Como funcionam os pagamentos com QR Code na China

A China é hoje um dos países mais desenvolvido tecnologicamente. Um dos exemplos que podemos citar são os meios de pagamento. Ao ir em um restaurante chinês, dificilmente, um atendente irá oferecer dinheiro como forma de pagamento. Sendo assim, vamos discutir sobre como são os pagamentos com QR Code na China.

O QR Code é a tecnologia que está por trás do principal meio de pagamento na China, que são as carteiras digitais. Sendo assim, praticamente tudo é pago por meio de carteiras digitais.

Quais são as carteiras digitais utilizadas na China?

As principais carteiras digitais utilizadas na China são o Alipay e o WeChat. O Alipay é do mesmo grupo do Aliexpress. Já o WeChat é um aplicativo que foi criado para ser uma rede social parecida com o WhatsApp, mas que hoje tem muitas funcionalidades e uma delas é possibilitar a realização de pagamentos.

Sendo assim, quando você vai em um restaurante, loja ou metrô, o principal meio de pagamento é a carteira digital. Só mesmo se você não tiver é que eles vão oferecer outra forma de pagamento.

Tanto o Alipay como o WeChat necessitam de uma conta bancária, pois é necessário ter um cartão em mãos para criar uma conta na carteira digital. Assim, na maioria dos pagamentos basta apresentar o código bidimensional que o vendedor irá escaneá-lo. Em outros casos é preciso inserir uma senha.

Dessa forma, a operação é mais rápida, prática e segura. Afinal, é mais seguro sair apenas com o smartphone do que sair com ele mais carteira com dinheiro. 

Podemos ver que a forma de pagamento com QR Code na China é muito semelhante com a que é aplicada aqui no Brasil. Afinal, aqui também temos disponível carteiras digitais, como a própria Code Money, em que é possível pagar por suas compras. 

Quais são as outras formas de pagamento existentes na China?

Além das carteiras digitais, os chineses contam com os pagamentos instantâneos. Assim, em qualquer dia da semana ou hora do dia é possível realizar uma transferência ou pagamento. Além disso, o dinheiro fica disponível imediatamente para o beneficiário.

Dessa forma, não é preciso pagar altas taxas para que o dinheiro fique disponível imediatamente e nem esperar passar o final de semana para fazer a transferência. Aliás, essa forma de pagamento está sendo estruturada para ser disponibilizada para as pessoas no Brasil em 2020.

Outro ponto importante é que tanto os pagamentos feitos por meio do QR Code quanto os instantâneos podem ser P2P, P2B, B2B, B2P, P2G ou G2P (p: pessoa; b: empresas; g: governo). Assim, um empresário pode pagar o salário dos seus funcionário, uma pessoa pode pagar seus impostos para o governo e uma venda entre um comerciante e um cliente pode ser realizada. 

Ou seja, toda a população é beneficiada e os pagamentos ficam mais simplificados e rápidos. Os pagamentos com QR Code na China são exemplos a serem seguidos por outros países, assim como o Brasil fez. Afinal, eles são o futuro das transações financeiras.

Aproveite e baixe a carteira digital Code Money e comece a utilizá-la. Você verá como ela é prática e segura.


Posts relacionados

Pagamentos com QR Code são seguros?

Pagamentos com QR Code são seguros?

No ano de 2020, o que se espera é que o Banco Central consiga colocar em prática a...

Como funciona o limite do saque do cartão de crédito?

Como funciona o limite do saque do cartão de crédito?

É normal passarmos por situações que nos exigem ter dinheiro em mãos para pagar alguma compra ou taxa....