Como funcionam os bitcoins?

O que é o bitcoin?

Antes de tudo, o que é o bitcoin? O bitcoin é um sistema de pagamento em criptografia, ou seja, uma criptomoeda. Foi a primeira moeda digital criada que possui um sistema de funcionamento descentralizado. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que as transações ocorrem diretamente entre os usuários e não necessitam de um intermediário, como um banco ou empresas de cartão de crédito.

Quem criou?

Um usuário anônimo, sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, foi o criador da moeda em 2008.

Como funciona o bitcoin?

Com os bitcoins é possível comprar coisas reais e também minerar dinheiro na internet. Explicaremos isso mais adiante.

As transações de bitcoins são verificadas através do uso da criptografia e registradas em um livro público, que todos têm acesso, chamado cadeia de blocos (ou blockchain, em inglês) e, por isso, é um sistema seguro, pois todos podem ver as transações e confirmar a sua autenticidade.

Para usar bitcoins, você precisa ter uma carteira virtual em seu celular, que pode ser criada gratuitamente. Para realizar transferências com alguém, é necessário ter o endereço (código) dela.

Mas como adquirir bitcoins? Existem três formas:

  • Trocando dinheiro real por bitcoins em uma casa de câmbio;
  • Aceitando bitcoins ao vender alguma coisa;
  • Minerando moedas.

O processo de nascimento de uma bitcoin é chamado de “mineração”. Minerar bitcoin significa emprestar a capacidade de processamento do seu computador para fazer a rede crescer e continuar funcionando. O dono do computador ganha bitcoins em troca e as moedas são geradas através da resolução de um problema matemático.

Até a data de elaboração desse artigo, o bitcoin está avaliado em 34.532,20 reais.

Ao realizar uma transferência por bitcoin, as identidades do comprador e do vendedor são mantidas no anonimato, mas a transação, como já dissemos anteriormente, fica registrada no sistema de forma pública. A compra não pode ser desfeita.

O número de estabelecimentos que aceitam bitcoins ainda é muito pequeno, devido a instabilidade e incerteza do sistema, que não é regulado por nenhum órgão governamental.

Portanto, ainda há muito a se saber sobre essa moeda digital. Se haverá algum tipo de regulação para seu uso. E se ele tomará conta do mercado, só o tempo dirá, mas, enquanto isso, todo cuidado é pouco.

Até a próxima.


Posts relacionados

Asaas adquire carteira digital Code Money

Asaas adquire carteira digital Code Money

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”...

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

É excelente ter você aqui, isso é sinal que você está buscando alternativas para realizar cobranças, certo?! Existem...