Como funcionam os bitcoins?

O que é o bitcoin?

Antes de tudo, o que é o bitcoin? O bitcoin é um sistema de pagamento em criptografia, ou seja, uma criptomoeda. Foi a primeira moeda digital criada que possui um sistema de funcionamento descentralizado. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que as transações ocorrem diretamente entre os usuários e não necessitam de um intermediário, como um banco ou empresas de cartão de crédito.

Quem criou?

Um usuário anônimo, sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, foi o criador da moeda em 2008.

Como funciona o bitcoin?

Com os bitcoins é possível comprar coisas reais e também minerar dinheiro na internet. Explicaremos isso mais adiante.

As transações de bitcoins são verificadas através do uso da criptografia e registradas em um livro público, que todos têm acesso, chamado cadeia de blocos (ou blockchain, em inglês) e, por isso, é um sistema seguro, pois todos podem ver as transações e confirmar a sua autenticidade.

Para usar bitcoins, você precisa ter uma carteira virtual em seu celular, que pode ser criada gratuitamente. Para realizar transferências com alguém, é necessário ter o endereço (código) dela.

Mas como adquirir bitcoins? Existem três formas:

  • Trocando dinheiro real por bitcoins em uma casa de câmbio;
  • Aceitando bitcoins ao vender alguma coisa;
  • Minerando moedas.

O processo de nascimento de uma bitcoin é chamado de “mineração”. Minerar bitcoin significa emprestar a capacidade de processamento do seu computador para fazer a rede crescer e continuar funcionando. O dono do computador ganha bitcoins em troca e as moedas são geradas através da resolução de um problema matemático.

Até a data de elaboração desse artigo, o bitcoin está avaliado em 34.532,20 reais.

Ao realizar uma transferência por bitcoin, as identidades do comprador e do vendedor são mantidas no anonimato, mas a transação, como já dissemos anteriormente, fica registrada no sistema de forma pública. A compra não pode ser desfeita.

O número de estabelecimentos que aceitam bitcoins ainda é muito pequeno, devido a instabilidade e incerteza do sistema, que não é regulado por nenhum órgão governamental.

Portanto, ainda há muito a se saber sobre essa moeda digital. Se haverá algum tipo de regulação para seu uso. E se ele tomará conta do mercado, só o tempo dirá, mas, enquanto isso, todo cuidado é pouco.

Até a próxima.


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...