Como fazer conciliação financeira dos cartões?

O pagamento via cartão fez com que os estabelecimentos comerciais se adaptassem a essa nova modalidade. Mas, assim como os pagamentos com dinheiro precisam ser conferidos no final do dia, é preciso fazer a conciliação financeira de cartões diariamente. A questão é: como fazer esse procedimento?

O que é conciliação financeira de cartões?

Fazer a conciliação se refere ao ato de conferir e validar as informações sobre as vendas realizadas via cartão de crédito e débito. Dessa forma, é possível identificar se tudo que foi vendido ou recebido foi realmente lançado no sistema do leitor de cartão.

Apesar de ser uma tecnologia confiável, não quer dizer que não possa haver erros uma vez ou outra. Então, é preciso fazer essa conferência, de preferência, diariamente. Confira agora, como fazer a conciliação.

Como fazer a conciliação de cartões?

Guarde os comprovantes

Comece guardando os comprovantes de cada venda que realizar. Eles são a prova física das vendas. Assim, é possível conferir no final do expediente se todas as vendas realizadas foram registradas no sistema da máquina de cartão.

Conciliação de vendas

Este é um passo que atua juntamente com o primeiro. Ao final do expediente, certifique-se de que todas as vendas foram registradas da maneira certa no sistema. Confira se o valor está igual ao do extrato, se aconteceu algum erro de preenchimento, se todas as transações lançadas foram cobradas, entre outros detalhes.

Conciliação de pagamentos

Nesta etapa é possível monitorar as taxas, os débitos, os atrasos de recebimento e as antecipações. Durante a conciliação de pagamentos pode-se encontrar erros nas taxas, nas datas de depósito e no valores. Se acontecer algum problema em relação a qualquer um desses itens é preciso entrar em contato com a operadora.

Fazer essa conciliação é importante também para planejar o financeiro da empresa para o mês seguinte, pois será possível ver as datas e valores dos próximos recebimentos.

Conciliação bancária

Na conciliação bancária são conferidas se todos os pagamentos foram realizados pela operadora. Somente depois que o dinheiro das vendas por cartão entra na conta é que é possível confirmar o recebimento da venda.

Nesta etapa também é indicado conferir as despesas, pois é nela que são descontadas as mensalidades da máquinas de cartão, além de outras possíveis taxas.

Conciliação de cancelamentos

Não é porque uma venda foi realizada pelo cartão que ela vai ser concretizada, afinal, pode haver cancelamentos. Por isso, é essencial fazer a verificação dos cancelamentos e chargebacks (cancelamento de uma venda feita por cartão de crédito ou débito).

A partir dessa conciliação é possível ver quais vendas, realmente, foram finalizadas e quais não foram. Assim, não se tem surpresas quanto à gestão financeira.

A conciliação financeira dos cartões é essencial para qualquer estabelecimento que ofereça esse meio de pagamento. É melhor dedicar um pouco de tempo diariamente para essa tarefa, do que no final do mês descobrir que não é tão vantajoso as taxas cobradas pela operadora de cartão ou que o seu planejamento financeiro não será cumprido.

Para receber textos como este diretamente na sua caixa de e-mail, assine nossa newsletter.

-> Saiba o que é TEF.


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...