Como escolher um bom contador?

A contabilidade de uma empresa é algo extremamente importante e que deve ser levado muito a sério. Qualquer erro que tiver relação com o pagamento de impostos ou com os tributos da nota fiscal podem gerar um grande problema para o dono do negócio. Por isso, saber escolher um bom contador é essencial.

A seguir, falaremos mais sobre a importância desse profissional e como escolher um contador para a sua empresa. Acompanhe!

Toda empresa precisa de contador?

De acordo com o artigo 1.179 do Código Civil, toda empresa precisa de um contador ou de um escritório de contabilidade para fazer a escrituração contábil, além de outros serviços. Portanto, quem tiver uma empresa, por mais que entenda da parte contábil precisa contratar um contador.

Apenas as empresas da categoria Microempreendedor Individual (MEI) são dispensadas da obrigatoriedade de contratar um profissional da área contábil.

Quais serviços são oferecidos por um contador?

Pelo menos, os serviços básicos de contabilidade deverão ser fornecidos pelo contador. Entre esses serviços básicos estão:

  • abertura e fechamento de empresa;
  • cálculo dos tributos;
  • elaboração de contrato social;
  • emissão das guias de impostos;
  • envio do imposto de renda anual da pessoa jurídica;
  • pró-labore dos sócios;
  • relatórios contábeis.

Além disso, um contador pode realizar outras atividades que são importantes para o negócio, como:

  • atuar como consultor;
  • analisar o nível de endividamento;
  • fazer a folha de pagamentos;
  • orientar como contratar, gerir e demitir funcionários;
  • pagar os impostos.

O importante é que todos os serviços prestados constem no contrato, juntamente com o seu valor. Assim, ambas as partes ficam cientes de seus deveres e direitos, evitando possíveis divergências.

Agora que sabemos a importância de um contador, é hora de conferir como escolher um bom profissional.

Dicas de como escolher um bom contador

Busque por indicação

A melhor coisa a se fazer é buscar por indicação de amigos e colegas empresários que já contam com o serviço de um contador. Procure se informar que tipo de serviços são realizados pelo profissional, se estão satisfeitos com o trabalho prestado, como é feita a comunicação e qual o valor cobrado.

Após essa conversa, liste alguns contadores e marque um horário para conversarem. Durante a reunião, avalie a sua proatividade e o que ele tem a oferecer. Afinal, faz parte das atividades prestadas por ele a de orientar sobre o melhor regime tributário para a sua empresa e auxiliar na avaliação dos passivos trabalhistas e contábeis.

Prefira um contador com experiência na mesma área da sua empresa

Ao escolher um contador que já presta serviços para outra empresa da mesma área que a sua, o trabalho se torna mais simples. Isso porque, cada negócio tem leis, alíquotas e cálculos específicos. Dessa forma, é mais fácil para o profissional da contabilidade verificar se há substituições tributárias que possam ser aplicadas para aliviar a carga de impostos da empresa.

Confira a idoneidade do profissional

Além de tudo, é preciso saber se o profissional é sério e atua de forma legal. Por isso, antes de contratar alguém, pesquise se contador está registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Isso pode ser feito por meio do próprio site do CRC.

É preciso de confiança nesse profissional, pois qualquer erro que houver em relação aos tributos ou qualquer descumprimento de lei vai fazer com que sua empresa seja acionada pela justiça. Então, pesquise bem antes de contratar um contador.

E se você está pensando em abrir uma empresa, acesse nosso post e confira quais procedimentos deve ser realizados.


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...